Pra entender: o que é post-punk?


O post-punk (ou pós-punk, aqui no Brasil) nasceu, como o próprio termo deixa claro, do movimento punk. O termo surgiu para classificar artistas que saíram da fórmula básica do rock de garagem que deu origem ao punk rock em busca de uma variedade maior de possibilidades para a sua música.

Inspirados pela energia e o destemor do punk, mas determinados a romper com os clichês do rock, as bandas de post-punk fizeram experiências com música eletrônica e de vanguarda, além de experimentações com novas formas de gravação e técnicas de produção. Outra característica marcante é a introspecção, com tanto as letras quanto a parte musical explorando temas mais sombrios. Há o discurso político já utilizado no punk rock, mas também a busca de inspiração na teoria crítica, na arte modernista e na literatura. Comunidades artísticas reunindo selos independentes, artes visuais, performances multimídia e fanzines foram fundamentais para o desenvolvimento do estilo/gênero/movimento.

A primeira leva de bandas classificadas e identificadas como post-punk inclui nomes como Siouxsie and The Banshees, Wire, Magazine, Gang of Four, Public Image Ltd, Joy Division, The Cure, The Fall, Talking Heads e Bauhaus, entre outras. O movimento esteve intimamente ligado ao desenvolvimento de estilos como gothic rock, no wave, neo-psicodelia e música industrial, variando entre uma predominância maior ou menor de uma determinada sonoridade conforme o direcionamento artístico de cada banda, mas tudo embalado por um verniz pop.

Em termos de estilo, a espinha dorsal da maioria das bandas de post-punk consiste em um som proeminente e pulsante, com destaque para o baixo e a bateria. A criação de atmosferas com instrumentação e melodias minimalistas também são constantes. Em relação aos vocais, geralmente encontramos vozes ameaçadoras, monótonas e até mesmo robóticas.

O post-punk experimentou um revival no início da década de 2000 através do surgimento de nomes como Franz Ferdinand, Interpol, The National, British Sea Power e outros, reafirmando a importância e influência duradoura do gênero.

Abaixo está uma playlist com algumas das canções mais marcantes do post-punk, mas que também inclui bandas mais eletrônicas dos anos 1980 (principalmente do synthpop), uma vertente que associo ao estilo devido ao caminho seguido pelo New Order, surgido das cinzas do Joy Division após a morte de Ian Curtis, em 18 de maio de 1980.

Comentários