Trio, a pérola pop que veio da Alemanha


A banda alemã Trio foi um dos maiores one hit wonders dos anos 1980 e ficou conhecida mundialmente pelo single "Da Da Da", lançado em 1982 e que foi um enorme sucesso em mais de trinta países. 

Mas o grupo tinha muito mais a dar do que apenas uma canção. Isso ficou claro desde o primeiro de seus quatro álbuns, batizado apenas como TRIO e lançado no Brasil pela gravadora Mercury em 1982. O disco saiu na Alemanha e na Europa um ano antes, e, puxado pelo sucesso de "Da Da Da", abriu as portas do mundo para a banda formada na cidade de Großenkneten em 1979.


O trio era Stephan Remmler (vocal e teclado), Gert Krawinkel (guitarra) e  Peter Behrens (bateria), e contou com a ajuda do artista Klaus Voormann, criador da capa do álbum Revolver (1966) dos Beatles, que curtiu o som do grupo e decidiu produzir algumas de suas músicas, bem como dar uma mão no baixo.




TRIO, o álbum, é um disco delicioso e que vai muito além de sua música mais conhecida. São dezesseis faixas no mitológico LP da capa branca e com desenhos e letras rabiscados, que traziam um equilíbrio entre punk e pós-punk, porém sempre com um apelo pop onipresente. Músicas como "Ja Ja Ja", "Nasty" e "Los Paul" vinham com uma eletrizante energia rock and roll e uma urgência super legal, sem maiores firulas e arranjos mirabolantes. Do outro lado da moeda, a sombria "Kummer", introduzida por sinos, era uma pérola para os momentos mais depressivos, enquanto as sensacionais "Broken Hearts For You and Me" e "Sunday You Need Love Monday Be Alone" embalaram muitas tardes de amores e corações partidos.


"Da Da Da" era a cereja do bolo, uma canção pop perfeita e grudenta, que mesmo quem nunca ouviu falar da banda certamente já escutou. Ela ficou em primeiro lugar na Áustria, Nova Zelândia, África do Sul e Suíca, além de alcançar excelentes posições nos charts do Canadá, Dinamarca, França, Bélgica, Alemanha, Noruega, Suécia e Inglaterra. O impacto de "Da Da Da" foi sentido fortemente na cultura pop, e a música ganhou um novo fôlego ao ter uma releitura sua utilizada em comercial da Pepsi para a Copa do Mundo de 2006 estrelado por craques como Thierry Henry, Roberto Carlos, Frank Lampard, Ronaldinho e David Beckman. Assista abaixo:



Embalados pelo sucesso, o grupo lançou o ao vivo Live Im Frühjahr 82 em 1982, seguido pelo seu segundo trabalho, o igualmente sólido Bye Bye (1983). A Mercury também lançou o LP aqui no Brasil (com uma capa diferente da edição original alemã), para alegria dos fãs. O disco tem ótimas canções como "Anna - Letmeinletmeout", a linda música que batiza o disco e a balada "Out in the Streets", além de uma versão para a clássica "Tutti Frutti". O disco trazia também outro pérola pop, "Hearts Are Trump", construída a partir de uma melodia de teclado e que tocou muito aqui no Brasil.





O Trio gravaria ainda mais um disco, Whats the Password (1985), que trouxe mais um grande sucesso, "Energi". Infelizmente, após isso a banda acabou e sumiu de vista.


Infelizmente, a obra do Trio não está disponível em sua totalidade nos serviços de streaming, mas a partir de compilações presentes no Spotify e afins é possível conhecer ou relembrar o trabalho dessa banda alemã muito legal e interessante. Dê play abaixo e divista-se!

Comentários