Quadrinhos: Blood - Uma História de Sangue, de J.M. DeMatteis e Kent Williams


Há muitas teorias sobre o que acontece a nós, seres humanos, após a morte. Tudo se encerra nela? É o fim de nossa experiência corpórea? Ou seria um recomeço? Para quem acredita em reencarnação, há a teoria de que vivenciamos a vida neste mundo, retornamos para outro lugar após a morte e, com as experiências que adquirimos em nossas vidas, voltamos como seres mais completos e melhores.

De modo geral, o que o escritor J.M. DeMatteis e o ilustrador Kent Williams propõem em Blood - Uma História de Sangue, é semelhante a isso. Partindo da figura do vampiro, um dos arquétipos mais populares do mundo ocidental, a dupla conta uma história de amor que é também o relato de almas gêmeas que buscam o paraíso a cada nova vida. Na introdução escrita especialmente para a nova edição brasileira, lançada pela Pipoca & Nanquim, DeMatteis explica que o rumo da história foi dado pelo seu subconsciente, já que ele, de maneira consciente, deixou que as ideias fluíssem de sua mente sem um roteiro pré-concebido ou uma estrutura que levaria até um final já pré-definido. Em suma: a história se contou sozinha.



Já em relação à arte, Kent Williams entrega belíssimos painéis pintados e muito influenciados pelo Expressionismo alemão da década de 1920. Os quadros de Williams trazem os personagens sempre em expressões marcantes, doloridas e impactantes, mas, acima de tudo, belas. A narrativa usa muito da condução artística para cativar o leitor de maneira profunda, tocando o coração de quem lê e fazendo com que a identificação com o que está sendo mostrado nas páginas seja muito forte.

Para contextualização história, é importante mencionar que Blood foi publicada pelo selo Epic da Marvel em 1987. Este selo era voltado para o público adulto e destinado a obras autorais dos criadores. Mais tarde, a DC republicou Blood pela Vertigo em 1996. No Brasil, Blood foi publicado pela Editora Abril em quatro edições entre o final de 1990 e o início de 1991, e também em uma edição encadernada lançada em 1991. Desde então, estava fora de catálogo.


A edição da Pipoca & Nanquim é, como de praxe, primorosa. O material vem em capa dura, formato 17,2 x 26,2 cm, papel couché e 196 páginas, e conta com verniz na capa, introdução exclusiva escrita por DeMatteis e galeria de capas. 

Se você procura um HQ que vá muito além do trivial e traga questionamentos que transcendem o mundo físico, Blood: Uma História de Sangue tem todos os ingredientes para conquistar o seu coração.

Compre com desconto abaixo:

Comentários