Quadrinhos: Floresta dos Medos, de Emily Carroll


Floresta dos Medos é o trabalho de estreia da canadense Emily Carroll, e também o primeiro título da autora a ser publicado no Brasil. O material, cujo título original é Through the Woods, saiu lá fora em 2014 e acaba de ser lançado no Brasil pela Darkside Books (formato 17,8 x 22,9 cm, 208 páginas, capa dura). A obra foi aclamada pela crítica e recebeu dois prêmios Eisner em 2015, nas categorias Melhor Álbum Gráfico e Melhor História Curta, por um dos contos presentes na graphic novel.

Estruturalmente,  o que temos em Floresta dos Medos são cinco histórias que exploram os motivos que nos levam a sentir medo. Fantasmas, solidão, mistérios e outros temas arrepiantes são explorados por Carroll, unindo texto e ilustrações em uma narrativa arrepiante. Alguns dos contos apresentam uma narrativa gráfica mais próxima aos quadrinhos normais, enquanto outras assemelham-se a livros ilustrados. Em ambas, Emily Carroll demonstra um domínio incrível e uma rara capacidade de contar histórias amedrontadoras, deixando até leitores adultos com um frio na espinha.



O estilo de Carroll é bastante gráfico, com explosões artísticas que tomam conta das páginas e às vezes funcionam como socos na cara do leitor. E tudo isso sem apelar, necessariamente, pelo caminho mais fácil do gore e da necessidade de expor literalmente algo assustador. A autora trabalha nos detalhes, na construção de roteiros que entram no psicológico do leitor e entregam uma atmosfera cada vez mais densa e sombria. O clima de suas histórias é pesado, lembrando filmes de terror clássicos que não precisavam apelar para sustos fáceis na hora de mexer com o espectador. Emily segue essa mesma linha, costurando sutilezas que, quando menos se espera, revelam-se em toda a sua plenitude.

A edição da Darkside é muito bonita graficamente, com aplicação de verniz localizado na capa e o apuramento e capricho tradicionais. E a primeira edição ainda vem com cards exclusivos, um simpático mimo da editora para os leitores.

Se você curte histórias de terror, tem aqui um quadrinho perfeito.

Compre com desconto abaixo:

Comentários