Livro: Run for Cover: The Art of Derek Riggs, de Martin Popoff (2006, Aardvark Publishing)


Muito da mitologia e da força do Iron Maiden estão associadas à figura de seu mascote, o morto-vivo Eddie. É impossível imaginar o Maiden e não lembrar de Eddie, e a recíproca é verdadeira. Uma das marcas mais conhecidas da música, presente na casa (e na imaginação) de praticamente todo fã de heavy metal, o simpático morto-vivo ganhou vida através dos traços e das cores do ilustrador inglês Derek Riggs.

Toda essa história está no livro Run for Cover: The Art of Derek Riggs, escrito pelo jornalista canadense Martin Popoff, autor de várias obras sobre o heavy metal e seus maiores nomes. O livro é um trabalho extenso, detalhista, repleto de informações e curiosidades que relatam um dos capítulos mais importantes da música pesada e ajudam a entender como ele se transformou de um simples gênero musical em um dos maiores fenômenos sociais e culturais do mundo contemporâneo.

Cada ilustração desenvolvida por Riggs para o Iron Maiden é dissecada por Popoff. A ideia original, o brainstorm com o grupo, a técnica utilizada, o resultado final. Além disso, são apresentados também sketches com os diversos estágios do trabalho, até  a sua finalização. Verdadeiras obras de arte da cultura metálica, que mesmo construídas sob um conceito sombrio, explodem em cores a cada página.

Um dos principais atrativos de Run for Cover: The Art of Derek Riggs são as dezenas de artes inéditas (algumas até mesmo em rascunhos iniciais) apresentadas. Dividido em capítulos cronológicos dedicados a cada um dos discos do Iron Maiden, o livro mostra claramente a evolução do estilo e do traço de Riggs, desde o início com pinturas em tela até a adoção da arte digital.Além da construção de Eddie, a obra apresenta também outros trabalhos desenvolvidos por Derek Riggs ao longo de sua carreira, para artistas como Gamma Ray, Stratovarius, Bruce Dickinson (incluindo a arte para a capa do ao vivo Scream for me Brazil, recusada pelo vocalista) e outros.

Finalizando, o que valoriza Run for Cover: The Art of Derek Riggs (além do brilhante e didático texto de Popoff) e o coloca em outro patamar é o cuidado e a atenção dedicados à produção gráfica do material, a cargo da editora inglesa Aardvark. Em formato grande, o livro possui 180 páginas em papel couché de alta gramatura, revelando em toda a sua plenitude o talento e a genialidade de Riggs. Para os mais fanáticos, existe uma edição em capa dura, numerada, com a assinatura de Riggs na capa, limitada a 1.500 cópias.

Run for Cover: The Art of Derek Riggs é um livro obrigatório para fãs do Iron Maiden e de heavy metal, além de ilustradores e acadêmicos, estudiosos e pesquisadores que buscam entender porque o metal - e o Iron Maiden - se transformaram em enormes fenômenos culturais, conquistando adeptos em todo o planeta.

Eu já tenho o meu. E você?

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.