Quadrinhos: Beasts of Burden – Cães Sábios e Homens Nefastos (2019, Pipoca e Nanquim)


Publicada no Brasil em setembro de 2017, Beasts of Burden – Rituais Animais foi um dos maiores acertos da editora Pipoca & Nanquim. Escrita por Evan Dorkin e ilustrada lindamente por Jill Thompson, a história conta a saga de uma equipe de animais (cães e um gato) que possuem poderes paranormais e investigam situações sobrenaturais. Um enredo que parece voltado ao público infantil mas que é na verdade extremamente denso, sombrio e possui trechos dignos dos melhores momentos da trajetória da literatura de terror.

Cães Sábios e Homens Nefastos, novo volume da série, infelizmente não repete a ótima impressão deixada por Rituais Animais. Jill Thompson aqui é substituída por Benjamin Dewey, e a arte bela do primeiro volume dá lugar a ilustrações igualmente aquareladas, porém donas de um traço mais sujo e irregular. O roteiro de Dorkin também apresenta uma história previsível, ainda que entregue momentos de sustos e surpresas aqui e ali. Mesmo sendo uma série fechada e derivada do título principal, Cães Sábios e Homens Nefastos é nitidamente inferior ao título que a origina.




Graficamente, a edição segue o alto padrão de todos os títulos da Pipoca & Nanquim, com impressão impecável, papel de alta gramatura e o cuidado editorial já conhecido. Resumindo: uma embalagem linda para uma história apenas mediana, o que é uma pena.

O jeito é aguardar o retorno de Jill Thompsom, afastada do título por questões pessoais, e que Evan Dorkin retome a inspiração nos próximos volumes.

Compre com desconto abaixo:

Comentários