Review: Saxon – Unplugged and Strung Up (2013, reedição 2019)



Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento da história do heavy metal sabe que a banda inglesa Saxon é um dos nomes mais subestimados do gênero. Fundamental não apenas para a consolidação da New Wave of British Heavy Metal, mas também para a construção dos próprios arquétipos e linguagens do metal, o veterano grupo liderado pelo vocalista Biff Byford mostra a força de seu legado a cada novo lançamento.

Unplugged and Strung Up é uma compilação que foi lançada originalmente em 2013, mas que só chegou ao Brasil no final de 2019, em mais um acerto da Hellion Records. A edição nacional vem em uma bela embalagem slipcase e traz um cuidado gráfico exemplar. O disco traz quatorze clássicos do Saxon em versões remixadas, regravadas, orquestradas ou acústicas, e ganha pontos junto aos fãs justamente por não ser uma coletânea convencional. As novas versões tornam-se, assim, muito atraentes não apenas para quem coleciona e é fã da banda, mas para qualquer pessoa que curte boa música.

Destaque para as versões orquestradas de “Crusader”, “The Eagle Has Landed” e “Call to Arms”, para a versão desplugada da banda em “Iron Wheels” e “Coming Home”, e para as pesadas e empolgantes “Stallions of the Highway” e “Battle Cry”, ambas exemplos perfeitos do mais puro metal britânico executado pelo grupo.

Comentários