Ranking de Discos: Led Zeppelin


Para muita gente, o Led Zeppelin foi a maior e melhor banda da história do rock. Eu sou um desses devotos. Na minha relação com a música, o Led Zeppelin foi fundamental para me mostrar que tudo era possível, que não existiam limites e que os gigantes realmente caminhavam sobre a terra.

A banda foi formada em 1968 e encerrou as suas atividades em 1980, após a morte trágica do baterista John Bonham. O quarteto formado por Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham lançou 8 discos de estúdio, 4 álbuns ao vivo, 10 compilações, 3 VHS/DVD/Blu-ray, 16 singles e 16 videoclipes. Uma trajetória que mudou a história da música, criou novos parâmetros para a indústria musical e eternizou um universo sonoro nos corações e mentes de milhões de fãs.

Para montar o ranking de discos do grupo perguntei nas redes sociais quais eram os melhores álbuns da banda. A compilação CODA (1982) e os discos ao vivo ficaram de fora do levantamento, de acordo com os parâmetros que sempre seguimos.


Foram quase 1.350 votos e o resultado ficou assim:

1 Led Zeppelin IV (1971) – 20%
2 Physical Graffiti (1975) - 18%
3 Led Zeppelin II (1969) – 16,2%
4 Led Zeppelin III (1970) – 12,8%
5 Led Zeppelin (1969) – 12,6%
6 Houses of the Holy (1973) – 12,5%
7 Presence (1976) – 4,9%
8 In Through the Out Door (1979) – 3%


O pódio era previsível e foi confirmado. IV é o disco mais conhecido da banda, Physical Graffiti é o trabalho mais variado do grupo e Led Zeppelin II marcou muitos fãs. As surpresas, no meu ponto de vista, começam com III no quarto lugar, já que imaginei que o disco ficaria mais para baixo e seria superado pelo fabuloso álbum de estreia e pelo espetacular Houses of the Holy. Presence, que é um dos discos mais sombrios e subestimados do rock, também merecia uma posição melhor. E In Through the Out Door, onde a banda explorou sonoridades com destaque para o teclado e preparava a sua entrada na década de 1980, amargou o último posto.

Abaixo você tem uma playlist com duas músicas de cada um desses álbuns e nos comentários está convidado a postar o seu ranking e sua percepção sobre o resultado final desse levantamento.

Comentários

  1. Salve, Ricado. Parabéns, cara pelo ótimo trabalho. Cara escuta LUCERO sei que você vai gostar muito.

    ResponderExcluir
  2. 1 Led Zeppelin III (meu lado 2 favorito de todos os tempos)
    2 Led Zeppelin IV (...)
    3 Led Zeppelin II (JPJ.)
    4 Physicall (Kashmir e Ten Years Gone carregam o disco nas costas)
    5 Houses of the Holy
    6 In Through the Out Door (injustiçado!)
    7 Led Zeppelin (1969)

    ResponderExcluir
  3. LED ZEPPELIN III é o melhor, pelo meu gosto, e depois o Led Zeppelin IV, depois o primeiro e o segundo, I e II e Houses of the Holly, depois, como os próprios Led's consideram como álbuns de cumprimento de contrato, Physical Graffiti, entre os discos indo para a decadência, é o melhor depois o The Song Remains The Same, não ouvi muito o Presence e muito pouco In Through The Outdoor, o mais fraco de todos comparado ao segundo e quarto álbuns, os mais fortes e PAULEIRA do LED ZEPPELIN! Amo essa banda, mas não todos os discos igualmente! Mesmo decadentes eles são perfeitos! Ouvi muito o disco CODA, mas não considero uma obra-prima deles, pois tem um excelente material compilado de músicas que não entraram nos álbuns antigos! Recusadas no passado, mas We Gonna Groove, Darlene e Poor Tom, que virou "Take It Easy", no Coverdale & Page, marcaram muito na minha memória, eu comprei o vinil no lançamento aqui no início do 1980's quando eu tinha 16 ou 17 anos! MUITO OBRIGADO pela matéria, amigo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.