Ranking de Discos: Led Zeppelin


Para muita gente, o Led Zeppelin foi a maior e melhor banda da história do rock. Eu sou um desses devotos. Na minha relação com a música, o Led Zeppelin foi fundamental para me mostrar que tudo era possível, que não existiam limites e que os gigantes realmente caminhavam sobre a terra.

A banda foi formada em 1968 e encerrou as suas atividades em 1980, após a morte trágica do baterista John Bonham. O quarteto formado por Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham lançou 8 discos de estúdio, 4 álbuns ao vivo, 10 compilações, 3 VHS/DVD/Blu-ray, 16 singles e 16 videoclipes. Uma trajetória que mudou a história da música, criou novos parâmetros para a indústria musical e eternizou um universo sonoro nos corações e mentes de milhões de fãs.

Para montar o ranking de discos do grupo perguntei nas redes sociais quais eram os melhores álbuns da banda. A compilação CODA (1982) e os discos ao vivo ficaram de fora do levantamento, de acordo com os parâmetros que sempre seguimos.


Foram quase 1.350 votos e o resultado ficou assim:

1 Led Zeppelin IV (1971) – 20%
2 Physical Graffiti (1975) - 18%
3 Led Zeppelin II (1969) – 16,2%
4 Led Zeppelin III (1970) – 12,8%
5 Led Zeppelin (1969) – 12,6%
6 Houses of the Holy (1973) – 12,5%
7 Presence (1976) – 4,9%
8 In Through the Out Door (1979) – 3%


O pódio era previsível e foi confirmado. IV é o disco mais conhecido da banda, Physical Graffiti é o trabalho mais variado do grupo e Led Zeppelin II marcou muitos fãs. As surpresas, no meu ponto de vista, começam com III no quarto lugar, já que imaginei que o disco ficaria mais para baixo e seria superado pelo fabuloso álbum de estreia e pelo espetacular Houses of the Holy. Presence, que é um dos discos mais sombrios e subestimados do rock, também merecia uma posição melhor. E In Through the Out Door, onde a banda explorou sonoridades com destaque para o teclado e preparava a sua entrada na década de 1980, amargou o último posto.

Abaixo você tem uma playlist com duas músicas de cada um desses álbuns e nos comentários está convidado a postar o seu ranking e sua percepção sobre o resultado final desse levantamento.

Comentários

  1. Salve, Ricado. Parabéns, cara pelo ótimo trabalho. Cara escuta LUCERO sei que você vai gostar muito.

    ResponderExcluir
  2. 1 Led Zeppelin III (meu lado 2 favorito de todos os tempos)
    2 Led Zeppelin IV (...)
    3 Led Zeppelin II (JPJ.)
    4 Physicall (Kashmir e Ten Years Gone carregam o disco nas costas)
    5 Houses of the Holy
    6 In Through the Out Door (injustiçado!)
    7 Led Zeppelin (1969)

    ResponderExcluir
  3. LED ZEPPELIN III é o melhor, pelo meu gosto, e depois o Led Zeppelin IV, depois o primeiro e o segundo, I e II e Houses of the Holly, depois, como os próprios Led's consideram como álbuns de cumprimento de contrato, Physical Graffiti, entre os discos indo para a decadência, é o melhor depois o The Song Remains The Same, não ouvi muito o Presence e muito pouco In Through The Outdoor, o mais fraco de todos comparado ao segundo e quarto álbuns, os mais fortes e PAULEIRA do LED ZEPPELIN! Amo essa banda, mas não todos os discos igualmente! Mesmo decadentes eles são perfeitos! Ouvi muito o disco CODA, mas não considero uma obra-prima deles, pois tem um excelente material compilado de músicas que não entraram nos álbuns antigos! Recusadas no passado, mas We Gonna Groove, Darlene e Poor Tom, que virou "Take It Easy", no Coverdale & Page, marcaram muito na minha memória, eu comprei o vinil no lançamento aqui no início do 1980's quando eu tinha 16 ou 17 anos! MUITO OBRIGADO pela matéria, amigo!

    ResponderExcluir
  4. Sensacional Ricardo, pra mim o Led realmente foi a melhor banda de Rock de todos os tempos: musicalidade pura, composições complexas e transcendentais, química perfeita e 4 dos maiores músicos da história em suas respectivas áreas. Uma combinação perfeita que gerou uma discografia curta mas irretocável. Minha lista:

    9- CODA
    8- In Through the Out Door
    7- Led Zeppelin
    6- Presence
    5-Led Zeppelin II
    4-Led Zeppelin III
    3-Houses of the Holy
    2-Led Zeppelin IV
    1- Physical Graffiti

    ResponderExcluir
  5. 90 % consideram o IV como melhor disco do Led simplesmente por causa de Stairway to heaven ( não consigo mais ouvir essa música, já deu no saco ), e alguns por causa de Black Dog, tudo bem é um bom disco sim, mas meu "Worst to best" segue abaixo:

    In Through....
    Led III
    Led IV
    Led I
    Presence
    Houses Of ...
    Physical Graffiti
    Led II ( The Best )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, afinal Led IV está longe de ser um disco bom e se resume apenas a essas duas músicas, né ...

      Excluir
  6. Qualquer ranking me agrada, mas basta escutar Kashimir pra viajar no tempo

    ResponderExcluir
  7. 1. Led III
    2. Led IV
    3. Houses of the Holy
    4. Led II
    5a. Physical Graffiti
    5b. Led I

    ResponderExcluir
  8. O Led IV tem a que, para mim, é a música mais subestimada da banda, a maravilhosa "The Battle of Evermore".O arranjo e o trabalho dos vocais (Robert Plant e Sandy Denny) são sensacionais. Todavia, nunca vi essa faixa ser citada entre as melhores do grupo e nunca vi em nenhuma coletânea.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.