Ranking de Discos: Van Halen


Centrado nos irmãos Eddie e Alex, o Van Halen foi formado em Pasadena, na California, em 1972. A família Van Halen, cujo pai, Jan, também era músico (saxofonista e pianista), migrou da Holanda para os Estados Unidos em 1962. Tanto Eddie quanto Alex nasceram na Holanda (o guitarrista em 1955 e o baterista em 1953) e são naturalizados como cidadãos norte-americanos. 

A banda possui duas fases distintas: a primeira com David Lee Roth nos vocais e um som mais festivo e energético, e a segunda com Sammy Hagar como frontman e uma sonoridade com influências de AOR. Há ainda um breve período em que Gary Cherone, do Extreme, assumiu o vocal do grupo.

Com pouquíssimas alterações na formação (Roth, Hagar e Cherone nos vocais e Mark Stone, Michael Anthony e Wolfgang Van Halen no baixo), o Van Halen possui em sua discografia 12 álbuns de estúdio, 2 discos ao vivo, 2 compilações, 3 VHS/Blu-ray e 56 singles. Sem lançar material inédito desde 2012, ano em que chegou às lojas A Different Kind of Truth, seu último disco, o quarteto não faz shows desde outubro de 2015. Os problemas de saúde de Eddie são a razão principal para o hiato da banda.


Para mergulhar na discografia desse gigante do hard rock, fiz uma pesquisa nas redes sociais do site perguntando quais seriam os melhores álbuns do Van Halen. Ao todo foram quase quinhentos votos e um resultado final bastante equilibrado, como você confere no ranking a seguir:

1 Van Halen (1978) – 21%
2 1984 (1984) – 16,3%
3 5150 (1986) – 16,1%
4 For Unlawful Carnal Knowledge (1991) – 9,7%
5 Van Halen II (1979) – 8,7%
6 Balance (1995) – 7%
7 Fair Warning (1981) – 6,6%
8 Diver Down (1982) – 4,3%
9 OU812 (1988) – 4,3%
10 Women and Children First (1980) – 3,3%
11 A Different Kind of Truth (2012) – 1,9%
12 Van Halen III (1998) – 0,8%

Os três primeiros colocados responderam por mais da metade dos votos da enquete. A vitória do disco de estreia era previsível, afinal ele redefiniu o hard rock e o modo de tocar guitarra, influenciando profundamente o metal e todo o rock pesado a partir dos anos 1980. O que me surpreendeu foi a disputa voto a voto entre 1984 e 5150 pelo segundo posto. Imaginei que o último álbum com David Lee Roth venceria fácil essa briga, mas o disco de estreia de Sammy Hagar foi um páreo duríssimo - a diferença final entre um e outro foi de apenas um voto. Aliás, merece destaque a ótima performance dos álbuns com Hagar, que se alternaram nas demais posições com os trabalhos da fase clássica com David. For Unlawful Carnal Knowledge e Balance foram muito bem, assim como Fair Warning. Já A Different Kind of Truth, saudado entusiasticamente na época do seu lançamento, acabou dividindo a lanterna com o controverso Van Halen III, com Cherone nos vocais.

Como sempre, você também tem uma playlist exclusiva com duas faixas de cada disco, alternando clássicos e canções não tão óbvias. Essa seleção ajudará você a relembrar ou a conhecer a obra do Van Halen. E nos comentários, coloque o seu ranking pessoal da banda.

Aumente o volume e aperte o play!

Comentários

  1. É claro que gosto não se discute, cada um tem o seu e ponto final. Mas ter o "Women and Children first " no final da lista é curioso.
    Parabéns pelo ótimo site

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.