Achados: Black Sabbath - The Originals Mini Lp Box (1995)


Por Ricardo Seelig

Nessa sessão vamos contar nossas experiências quando encontramos itens muito, muito baratos, verdadeiros achados e relíquias, a preços muito baixos. 

Pra começar, vou relatar pra vocês a minha última história nesse sentido. Um dos modos que tenho de classificar as cidades que conheço é através das lojas de discos. Assim, sempre que chego em um novo lugar, a primeira coisa que procuro é uma loja de discos. Esse final de semana fui para o Rio Grande do Sul visitar meus pais, e, como sempre faço, passei por Passo Fundo, que é no meio do caminho, pra dar uma conferida em duas lojas específicas: as duas filiais da Multisom naquela cidade.


Pra quem não sabe, a Multisom é uma rede atacadista gaúcha com mais de setenta lojas no RS e em SC, e que mantém uma peculiaridade que atiça os colecionadores como nós: no centro das lojas há uma bancada com muitos títulos por 14 reais, e, se você levar cinco deles, paga apenas 12 cada um. Ao contrário do que possa parecer em um primeiro momento, já que essas bancas de promoções nos fazem pensar que vamos encontrar apenas tranqueiras, ali você dá de cara com, por exemplo, a discografia inteira do Led Zeppelin, itens do Pantera, Miles Davis, Robert Cray, enfim, uma infinidade de itens. Como bem disso um amigo uma vez, a impressão que dá é que todos os CDs da loja, mais cedo ou mais tarde, vão figurar nessa promoção.


Pois bem, estava lá eu fuçando, e já com dois itens embaixo do braço ("Miles Davis in Europe" do Miles e "Live at Felt Forum" do Eumir Deodato) quando dou de cara com algo que quase me fez cair de costas. Até o Matias, meu filho de seis meses que estava no meu colo, não acreditou no que viu. Lá, no meio dos itens em promoção, havia um box do Black Sabbath, inglês, da gravadora Castle, chamado "The Originals", e que trazia três discos do grupo ("Headless Cross" "Tyr" e "Dehumanizer") em formato mini LP. Como estava na bancada de promoção, o disco custava 42 reais. Como eu já tinha dois discos comigo, ele sairia 36 reais. 

Eu confesso que tive que me beliscar repetidas vezes, piscar os olhos, ver se eu realmente estava acordado e que o preço era realmente aquele. Chamei a vendedora, que, pra variar, não sabia de nada, e ela confirmou o preço. É claro que levei o box pra casa com um enorme sorriso no rosto.


Eu tinha esses três discos do Sabbath em vinil, mas, desde que me desfiz dos meus LPs não os havia escutado novamente. Ouvi-los me fez reavaliar esses álbuns. "Headless Cross" é o mais fraquinho deles, mas mesmo assim traz algumas características de hard rock que me agradaram bastante. "Tyr", que assim como "Headless Cross" também conta com o vocalista Tony Martin, é mais consistente, em grande parte pela presença do monstro Cozy Powell na bateria, além de trazer uma das mais belas capas que eu conheço. E o "Dehumanizer" é covardia, pois além de marcar o retorno de Ronnie James Dio ao grupo figura, fácil, entre os melhores trabalhos do Black Sabbath.

Estou até agora sem acreditar direito que encontrei esse box a um preço tão pequeno quanto esse. Olhar os discos no formato mini LP é gratificante, e ouvir a música que eles contém mais ainda. 

Se você também tem histórias como essa, escreva e conte pra gente.



Comentários

  1. ... hehe ... é verdade cara, igual a essa acho que vai demorar pra acontecer de novo ...

    ResponderExcluir
  2. Cadão, três clássicos do Sabbath em um único lançamento?? Cara sortudo, meu....rssss. Acho o Dehumanizer maravilhoso do início ao fim...Parabéns pela aquisição.

    ResponderExcluir
  3. Jairo, confesso que eu nunca tinha parada pra ouvir o "Dehumanizer" com a atenção devida. O disco é realmente um arregaço. Também, com Iommi, Butler e Dio, esperar o que?

    ResponderExcluir
  4. Bicho rabudo, rá, rá, rá!!!

    ResponderExcluir
  5. caraio, eh foda de achar esse box... mas uma vez dei uma sorte dessas, a gnt sabe o qto eh foda achar bootleg (pra ser mais exato, um boot duplo do ozzy), na minha cidade não tem loja fodona de discos, então um dia, dei um pulo num sebo que tem aki, muito fraquinho por sinal, fui olhar uns cds que tinha la, encontrei esse boot do ozzy, duplo, de um show no chile pelo precinho de 20 reais ^^ huhauhuahua, depois fui procurar no mercado livre, nunca mais vi ele por menos de 100 reais.... \o/

    ResponderExcluir
  6. Tenho um box desse, comprei em 2000 ou 2001, paguei na época R$ 90,00. Lembro até hoje, porque foi quase a metade do meu vale. Na época morava com meus pais ainda, difícil foi explicar que não poderia ajudar nas contas em casa porque comprei cds do Sabbath. Kkk

    ResponderExcluir
  7. Vi no site ebay por mais de R$ 1200 reais ou $ 230 dólares. Vi também um leilão online em 2016 vendeu um box desses por $ 180 dólares.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.