Castiga! - O progressivo italiano do Semiramis


Por Marco Antonio Gonçalves
Colecionador
Sinister Salad Musikal

Banda obscura e pouco conhecida do progressivo italiano, o Semiramis lançou um só disco em 1973, para desgraça dos bolhas de plantão e aficionados pelos bons sons. Falo desgraça porque parece não haver mesmo qualquer outro registro do grupo (se alguém souber de outro, me avisa) e os fãs têm que se contentar com as sete faixas do disco "Dedicato a Frazz", material belíssimo e de qualidade excepcional!

Músicos jovens e de raro talento, como Michelle Zarrillo, guitarrista e vocalista que, apesar de seus dezesseis anos à época, possuía uma maturidade técnica impressionante para sua idade, impondo riffs calibrados e solos na medida certa. Seu irmão Maurizio Zarrillo é outro que detona, criando seqüências rítmicas cabulosas no piano e sintetizador. Completam o line-up Paolo Faenza (bateria, percussão e vibrafone), Marcello Reddavide (baixo) e Giampiero Artegiani (violões clássico e de 12 cordas e sintetizador), todos moleques na faixa dos 17/18 anos, todos mandando muito bem.

O que se ouve é o equilíbrio entre o peso e a leveza, arranjos dissolvidos em esquartejantes quebras de andamento, encaixes precisos de teclados e violões nas linhas harmônicas e intervenções maneiras de vibrafone nas melodias. Destaques para as faixas “La Bottega del Rrigattiere”, “Luna Park”, “Dietro Una Porta di Carta” e “Frazz”, com passagens rítmicas de tirar o fôlego. Uma dica é escutar várias vezes para se acostumar com a sonoridade e complexidade musicais inerentes à obra.

Destaque também para a arte gráfica de Gordon Faggetter, presente na capa e capa interna, ilustrando personagens sugeridos nas letras. Se não bastasse ser discoteca básica, tenho que confessar que sou um bolha de sorte: achei o vinil verde … Beleza sinfônica, tão imponente quanto o hino do Palestra Itália …
tutti buena gente!

Faixas:
1. La bottega del rigattiere - 6:03
2. Luna Park - 4:31
3. Uno zoo di vetro - 5:59
4. Per una strada affoliata - 5:03
5. Dietro una porta di carta - 5:44
6. Frazz - 5:11
7. Clown - 4:34

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.