Colírio: Dave Matthews Band - Big Whiskey and the GrooGrux King Super Deluxe Edition Box Set (2009)


Por Rodrigo Simas
Colecionador
DMBrasil

Com a precoce morte de Leroi Moore, saxofonista e fundador da Dave Matthews Band, em agosto de 2008, os fãs da banda se encontraram em uma situação confusa. Eram muitas perguntas sem resposta. A banda continuaria sem Leroi? Jeff Coffin assumiria seu posto? A banda faria uma turnê no ano seguinte? Com a turnê sul americana se aproximando, talvez a pergunta mais recorrente fosse mesmo a mais importante: a DMB lançaria o trabalho iniciado em estúdio com os últimos registros do saxofonista?

Para a felicidade dos fãs e para honrar o legado deixado por Leroi, os integrantes remanescentes decidiram não só continuar com o trabalho, como recrutaram Tim Reynolds e Jeff Coffin permanentemente e anunciaram o lançamento do aguardado
Big Whiskey and the GrooGrux King.

Em meio à divulgação da pré-venda e o anúncio da turnê de primavera 2009, um item chamou a curiosidade de todos e se tornou um objeto de cobiça para quem acompanha a banda: a edição Super Deluxe do CD. O box contém, além do CD convencional, mais um DVD com o documentário Scenes From Big Whiskey; um CD bônus, com quatro faixas, entitulado Little Red Bird; um livreto especial em homenagem a Leroi Moore chamado carinhosamente de Roi; um álbum de fotos variadas cobrindo toda a carreira da banda e todas as artes ilustradas para o encarte original, pelo próprio Dave Matthews, em formato grande (25,5x25,5 cm).

Little Red Bird traz quatro faixas que ficaram de fora da tracklist final, as famosas sobras de estúdio. Entre elas, a já cohecida dos fãs "#27", tocada regularmente nas turnês de 2007 e 2008; a bela acústica "Little Red Bird"; a excelente "Beach Ball", que segue o estilo clássico da Dave Matthews Band e foi tocada duas vezes na turnê de primavera 2009; e "Write a Song", que apareceu como bônus das edições lançadas na Europa e na Argentina do CD Big Whiskey And The Groogrux King.

Scenes From Big Whiskey é um documentário do processo de criação e gravação do CD, desde o primeiro encontro da banda em Charlottesville e Seattle ainda compondo as novas músicas com Leroi Moore, até as sessões finais, em Nova Orleans. Mais do que isso, o filme é um registro de uma banda que conseguiu se reerguer depois de uma grande tragédia e lançar seu melhor trabalho na década.

Roi é um livreto de fotos apenas de Leroi Moore, no formato de uma caixa convencional de CD. São diversas imagens do saxofonista, escolhidas minunciosamente para enriquecer ainda mais o pacote, mostrando a preocupação em destacar Leroi como alicerce do que se tornou a obra finalizada.

A edição
Big Whiskey and the Groogrux King Super Deluxe Box Set é essencial para todos os fãs da banda e coroa um lançamento que conseguiu unir ainda mais a DMB, diante de fatos que poderiam ter acabado com sua carreira. Com um acabamento belíssimo e um cuidado especial para satisfazer até os colecionadores mais detalhistas, o box oferece uma visão completa da obra concebida em homenagem a Leroi Moore.



Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.