ZZ Top - Live From Texas (2008)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: ****1/2

Segundo álbum ao vivo da carreira do ZZ Top (precedido pelo clássico Fandango!, lançado no longínquo 1975), Live From Texas traz o lendário trio norte-americano tocando em seu estado natal em 2008, e saiu também em DVD com o mesmo título - ambos foram lançados no Brasil pela gravadora ST2.

Nitidamente motivados e repletos de tesão por estarem tocando em sua terra, Billy Gibbons, Dusty Hill e Frank Beard presenteiam a plateia e os fãs com um show antológico. Já na abertura, com o eletro-boogie de "Got Me Under Pressure", percebe-se que estamos diante de um trabalho especial. Gibbons e Hill alternam-se nos vocais principais da canção, com cada um cantando uma estrofe, colocando fogo na audiência e arrepiando quem curte o som único da banda.

O set list varia entre clássicos dos primeiros discos, como "Waitin´ for the Bus", "Jesus Just Left Chicago" (ambas do terceiro disco dos caras, o excelente Tres Hombres, de 1973) e "Just Got Paid" (do segundo LP, Rio Grande Mud, de 1972), e composições oriundas dos marcantes trabalhos lançados pelo conjunto nos anos oitenta, como "Pearl Necklace" e "Tube Snake Boogie" (presentes no álbum El Loco, de 1981), a bonita balada "Rough Boy" (de Afterburner, de 1985) e as obrigatórias "Gimme All Your Loving", "Sharp Dressed Man" e "Legs", do multiplatinado Eliminator, de 1983.

Musicalmente, o trio soa afiadíssimo. Os anos de estrada, sempre regados com boa bebida e charutos da mais alta qualidade, tornaram a voz de Billy Gibbons mais grave, o que deu outra cara para canções como "Jesus Just Left Chicago" e "Blue Jean Blues", que soam mais densas que em suas versões originais. Gibbons também ratifica em Live From Texas a reputação de ser um dos melhores guitarristas em atividade, com solos repletos de feeling e melodia.

A dupla Dusty Hill e Frank Beard não fica para trás. Hill atesta porque é o companheiro ideal de Gibbons, mantendo o som da banda nos trilhos enquanto Billy voa alto em seus solos. Para completar, assume o microfone em "Tush" e brilha intensamente, nos fazendo pensar porque diabos não canta em mais faixas dos discos do ZZ Top. Já Beard é um baterista criativo e repleto de balanço, responsável por fazer a música do trio pulsar e por você ficar, inconscientemente, batendo o pé no chão sempre que dá play em qualquer CD do grupo.

Com um tracklist muito bem escolhido e uma performance empolgante, Live From Texas é facilmente um dos melhores álbuns ao vivo dos últimos tempos. Faça um favor a si mesmo: vá até uma loja, compre o CD e o DVD e prepare-se, porque a diversão estará garantida!


Faixas:
1 Got Me Under Pressure 4:24
2 Waitin' for the Bus 2:54
3 Jesus Just Left Chicago 4:48
4 I'm Bad, I'm Nationwide 5:11
5 Cheap Sunglasses 4:42
6 Pearl Necklace 5:14
7 Just Got Paid 6:38
8 Rough Boy 6:03
9 Blues Intro 1:05
10 Blue Jean Blues 4:09
11 Gimme All Your Lovin' 4:32
12 Sharp Dressed Man 4:39
13 Legs 4:59
14 Tube Snake Boogie 3:01
15 La Grange 7:40
16 Tush 5:54

Comentários