Minha Coleção - Fábio Salgado, uma extensa coleção de metal extremo


Por Fernando Bueno
Colecionador
Collector´s Room


Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer a sua participação. Para começar o nosso papo, eu queria que você se apresentasse aos nossos leitores.

Meu nome é Fábio Salgado, tenho 35 anos, sou de Itapira/SP, apaixonado por metal, principalmente Black Metal, e são paulino fanático.

Qual foi o seu primeiro contato com a música?

Eu comecei cedo, pois meu pai sempre ouvia rock. Cresci ouvindo Beatles, The Who, The Byrds, Pink Floyd, etc. Meu pai tocava numa banda de rock, então meu primeiro contato foi já na barriga de minha mãe.

Você disse que iniciou ouvindo Beatles, The Who, The Byrds e Pink Floyd. Mas o seu estilo preferido é o Black Metal. Como essas bandas de Classic Rock te levaram à ouvir o lado mais extremo do metal?

Na verdade não foram nem as bandas em si, mas amigos que gostavam de metal mais extremo na época em meados de 85. Quando tava saindo o Venon, Bathory, até mesmo o Kill´Em All do Metallica. Foi demais ouvir aquilo diferente de tudo que já tinha ouvido. Dali em diante só foi piorando. Os dois primeiros álbuns que comprei de thrash foi em 86, Reign in Blood do Slayer e Sentence of Death do Destruction, essa capa me choca até hoje. Acho essa capa do Destruction demais.



Mais ou menos com que idade você percebeu que o interesse pela música iria acompanhá-lo por toda a vida?

Não tinha como, com 10 anos eu tinha cover do Kiss. Lógico que só imitava, mas fazia show com platéia e tudo e via que aquilo ia ser para sempre.

Você consegue dizer em que momento se transformou de um fã normal de música em um colecionador?

Cara, quando comecei a comprar discos eu não comia e não gastava nada de grana só para poder comprar discos. Pegava ônibus escondido e ia para Campinas na Metallica (loja de discos da cidade), comprar os cassetes dos álbuns que naquela época era o que a gente conseguia, pois os LPs importados eram muito caros. Então a gente comprava as fitas cassete, era demais! Eu tinha 13 para 14 anos, minha coleção era para ser bem maior, mas vendi muita coisa por causa de grana. Mas já já chego lá de novo.



Quantos itens você tem?

Tenho mais de 500 vinis, entre CDs e CDRs passam de 3000 e DVDs mais de 100. Não gosto muito de DVD, prefiro o som mesmo. Às vezes me decepciono com o show e perco o tesão pela banda.

Você consegue se lembrar qual foi o seu primeiro disco?

Meu primeiro disco foi o Kiss Rock ´N Roll Over, tinha 10 anos, ganhei de natal, presente bom e barato (risos).

E o último que você comprou?

Pergunta difícil de responder, pois foram 12 CDs, tudo de Black Metal tipo Urgehal, Belenos, Augrimmer, Armagedda, Nefarium, Kerbenok, Undivine. Ahhh... ia me esquecendo do LP do Darkthrone novo.



Qual foi o número máximo de itens que você já adquiriu de uma única vez?

Quando fui num show em São Paulo comprei 75 CDs de uma vez. Os caras me chamavam de louco (risos). Não aguentava com o peso da mochila.

Qual item você considera o mais raro da sua coleção?

Raro hoje em dia com Ebay não existe, tudo se acha, mas tenho os meus xodós principalmente os de bandas nacionais: Dorsal Atlântica, Expulser, Holocausto, Anthares, Taurus, Sarcófago.....



Tem alguma coisa diferente? Aquele disco que acaba sendo estranho no meio da coleção?

Não tenho nada muito diferente em meu acervo. A não ser discos que ganho para minha coleção tipo Ira, Camisa de Vênus, Raul Seixas, coisas assim que não ouço, mas faz parte da minha coleção.

Existe algum disco que você passou um tempão atrás até consegui-lo para a sua coleção?

O picture do Sárcofago é um deles, Ultimatum do Dorsal Atlântica também.

E qual é aquele que você ainda não conseguiu?

Cara, tem muita coisa, mas no momento quero o Fuck The Universe do Craft em LP e Agalloch em LP, mas tá foda de achar.



Você gosta de ter várias versões de um mesmo álbum ou se contenta com apenas uma?

Depende da banda, Opeth, Darkthrone, Katatonia, eu compro LP e se tiver uma edição especial em CD compro também.

Para mudar um pouco não vou pedir que você responda os 10 melhores discos de todos os tempos e sim os cinco melhores discos de estilos específicos. Quais são os 5 melhores discos de:



Death / Black Metal?

Sárcofago - INRI

Mayhem - The Mysteris Don Sathanas

Celtic Frost - Morbid Tales

Carcass - Symphonies of Sickness

Entombed - Left Hand Path



Heavy / Thrash Metal?

Slayer - Reign In Blood

Metallica - Kill´Em All

Destruction - Sentence of Death

Anthrax - Among the Living

Nuclear Assault - Game Over



Progressivo / Classic Rock?

Thin Lizzy - Bad Reputation

King Crimson - Red

Bad Company – Bad Company

Grand Funk Railroad - We´re An American Band

The Guess Who - Best of



De 2000 para cá?

Agalloch - Ashes Against the Grain

Opeth - Blackwater Park

Katatonia - Last Fair Gone Dawn

Craft - Fuck the Universe

Dark Throne - Darkthrone and Black Fags



Cite algumas curiosidades de alguns itens que você acha especiais?

A caixa do Opeth é umas das que mais gosto em minha coleção. Não é rara, mas é linda. Tenho o DVD do mesmo que também é luxo. O LP do disco Black Sabbath que eu tenho é o da época capa com a cruz de ponta cabeça e com o nome do Ozzy errado na capa. Os nacionais também são uns dos que mais gosto. Tenho um LP de 1973 do Edgar Winter, capa dupla, que nunca foi aberto com celofane original na capa.



A sua coleção tem um limite? Tipo, você acha que, algum dia, vai parar de comprar discos porque acha que, enfim, tem tudo o que sempre quis ter? Você acha que esse dia chegará, ou ele não existe para um colecionador?

Não, eu nunca vou ter tudo o que eu quero. Todo dia quero comprar discos, é um vício sem fim.

Já parou para pensar em quem será o herdeiro da sua coleção no seu futuro?

Minha futura esposa fala sempre isso, mas não penso nisso. Espero viver bastante para poder cada vez mais aumentar minha coleção.

Como você organiza sua coleção? Você tem alguma mania em particular?

Eu organizo por ordem alfabética e por estilo,os LPs eu divido metal, todas as vertentes, em ordem alfabética e os Rock N´ Roll e Progressivo separado tudo em ordem alfabética também. O mesmo vale para os CDs. E a mania é sempre estar arrumando. Eu não empresto nada, não pego encarte preto para não ficar com mancha, só vejo uma vez quando compro. Odeio quando chega alguém e taca o dedo no encarte, coisa de loco mesmo.

Notei que você tem uma prateleira ao estilo das que existem em lojas. Como você a conseguiu?

Essa prateleira foi meu pai quem fez. Ele viu numa loja e falou “vamos fazer isso no seu quarto, vai caber bastante CD”. Coitado, mal sabia. Em uma semana tava lotado. “E agora?” perguntou meu pai. Agora vou mandar fazer um armário para 550 CDs. E o que aconteceu? Lotei de novo. Aí ele desanimou. Pena que ele não esta mais aqui pra ver onde foi parar a coleção mas como ele gostava de rock acho que iria ficar contente.



Se você tivesse que indicar algumas bandas, e alguns discos, para uma pessoa que nunca teve contato com o rock, o que indicaria?

Black Sabbath do Black Sabbath, Back in Black do AC/DC e The Number of the Beast do Iron Maiden. Com isso ele ia ter uma boa noção do que é metal.

Você é um comprador compulsivo, como muitos dos leitores da Collector´s Room. Comprando tanto assim, você ainda baixa música pela internet?

Eu sou compulsivo e não me contento só em comprar. Baixo muitas coisas também. Todo dia tenho que baixar, é um vicio sem fim.

Com tanto CD, LP, MP3 e outros, como você consegue ouvir tudo?

Para te falar a verdade tem coisa que ouço só uma vez e não ouço mais. Sempre o cd que está no carro acabo escutando mais, a não ser as coisas q eu gosto muito que ouço direto.

Tem alguma história engraçada ou curiosa que aconteceu com você por causa da música?

Cara, quando fui num show do Ignite, que é uma banda que gosto muito, durante o show o vocalista me deu o microfone para cantar. Depois do show ele me procurou e veio me dar um CD autografado e falou que eu cantava muito. Foi a primeira vez que um fã vira ídolo. Todos meus amigos ficaram de queixo caído com a situação. Foi bem legal.

Algumas perguntas rápidas:

CD ou LP?

Sem dúvidas o LP.

Mercyful Fate ou Venon?

Venom.

Metallica ou Megadeth?

Metallica até ...And Justice For All, depois Megadeth que manteve mais o padrão.

Sarcófago ou Sepultura?

Sarcófago. INRI tava anos luz na frente, tanto que é idolatrado pela maioria do pessoal Black Metal como um dos melhores de todos os tempos.

Max Cavalera ou Derick Green?

Max. Eu vi o último show com o Max no Olímpia. Foi de arrepiar, puta presença. Ele é foda. Pode ver depois que ele saiu do Sepultura os riffs de guitarra acabaram. Agora é no máximo quatro notas e groove não é mais Sepultura. Acho que é pelas más influencias do Andreas que quer fazer média com todo mundo e acaba sendo ridículo.

O que você recomendaria para o pessoal da Collector´s Room?

No lado mais Thrash eu recomendaria Blood Tsunami com membros do Emperor, puta som! No Black eu recomendo Totalselfhatred, muito fudida essa banda, LP de 2009. Para quem curte algo mais novo é claro que Mastodon é a banda e Between the Buried and Me, esses moleques deixam qualquer um de queixo caído.

Muito obrigado por ter participado da Collector´s Room, parabéns pela coleção. Este espaço é seu, deixe seu recado para os nossos leitores.

Gostaria de agradecer a oportunidade de participar do Collector´s Room. Sempre quis responder essas perguntas, é a seção que eu mais gosto de ver, agora gosto mais ainda. Pessoal, vamos colecionar, gastando com essas coisas não sombra dinheiro para gastar com porcaria e não tem coisa mais gostosa de ver sua coleção aumentando a cada dia. Seja louco por metal, não louco por drogas. Isso só leva você a nada, nada, nada! Valeu, abraços a todos que leram essa entrevista.

Comentários

  1. Quando ele respondeu na primeira pergunta que era são paulino eu pensei em não fazer mais a entrevista. Mas como a coleção dele é legal eu acabei continuando.....hehehe

    ResponderExcluir
  2. Minha droga é o metal!!! Massa essa coleção! Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Gostei muito de ver os LP's do Metal Nacional, sou colecionador de Metal Nacional e qdo vejo pessoas que gostam e apoiam fico feliz.Parabéns pela coleção.
    PS. Perfeita sua colocação s/ o Sepultura, depois que max saiu o Andreas acabou c/ a Banda, Cadê o Riffs????
    Abraços
    Alexandre

    ResponderExcluir
  4. Busco ajuda de colecionadores e de sites de colecionadores p/ divulgar pesquisa sobre colecionar que se encontra no seguinte endereço:

    https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dFdPWW1fanBVYXJaVHJlb0RfeVhkWXc6MQ


    Por favor, responda e encaminhe a outros colecionadores que você conhece.

    Obrigado pelo apoio,

    Grato



    Carlos Lima

    Doutorando, FGV/EBAPE

    ResponderExcluir
  5. Só de ver o "Ultimatum" na mão do Fábio vi que o cara sabe das coisas. Bela coleção!

    ResponderExcluir
  6. Pessoal
    Tá aí um link de uma matéria que o Fábio participou mostrando a coleção dele.

    http://www.youtube.com/watch?v=zu_dqytkwT4

    Até mais

    ResponderExcluir
  7. Muito legal o vídeo. Merecia até um post próprio ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.