Baranga - O Céu é o Hell (2010)


Por Ricardo Seelig
Publicitário e Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ****

O Céu é o Hell é o quarto álbum do quarteto paulista Baranga, formado por Xande (vocal e guitarra), Deca (guitarra), Soneca (baixo) e Paulão (bateria). Sucessor do excelente Meu Mal (2007), o novo disco apresenta a sonoridade característica dos caras, um hard rock pesado, direto e sem frescuras, turbinado por excelentes e grudentos refrões.

Aqui não há espaço para firulas instrumentais e devaneios movidos pelo ego. O negócio é pé no fundo do início ao fim. As influências tradicionais de AC/DC e Motorhead continuam presentes, tornando a audição muito prazerosa.

O play abre com “Deixe a Noite Saber”, um hard rock cativante com refrão chiclete. “Noites Imundas” é um hino aos bêbados do rock and roll, enquanto “Aplica Mais Uma Dose” tem guitarras espertas cheias de melodia e uma citação sutil à clássica “One Bourbon, One Scotch, One Beer”, composição de Rudy Toombs gravada pela primeira vez em 1953 por Amos Milburn e eternizada pelas antológicas versões de John Lee Hooker (1966) e George Thorogood (1977).

A melhor faixa do disco é “Jogando os Dados”, um faixa mais cadenciada onde é impossível não lembrar do AC/DC fase Back in Black – quando o vocal entra, a gente tem certeza de que quem vai soltar o gogó é Brian Johnson e não Xande.

Outros momentos de alegria são garantidos pela faixa título, um hard com estrutura de blues e ótimo refrão; “Porrada Rock'n'Roll”, cuja letra atesta a filosofia de vida dos caras; e “La Carretera”, que relata as aventuras do quarteto pelo Chile em novembro de 2008, quando foram uma das atrações principais do festival Eje Del Mal tocando ao lado de bandas argentinas e chilenas.

O Céu é o Hell é rock de bar embebido em generosas dosas de cerveja e todo tipo de álcool, um som com uma agressividade malandra, que cai como uma luva em quem já virou incontáveis noites regadas a bebida e demais aditivos. Se você vive, viveu ou quer viver experiências assim, ou apenas quer curtir um hard honesto e repleto de tesão, compre e ouça no talo!


Faixas:
1 Deixa a Noite Saber
2 Noites Imundas
3 Aplica Mais uma Dose
4 Vai Se Dar Mal
5 Na Madrugada
6 Jogando os Dados
7 O Céu É o Hell
8 Porrada Rock n Roll
9 La Carretera
10 Boca de Ouro

Comentários