Skyforger - Kurbads (2010)


Por Ricardo Seelig
Publicitário e Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ****1/2

Eis um dos melhores CDs de 2010! O Skyforger é uma banda natural da Letônia, e foi formada em 1995. Kurbads é o sexto álbum dos caras, e encerra um silêncio de sete anos desde o lançamento do CD anterior, Zobena Dziesma, de 2003. O trabalho marca a estreia do Skyforger por uma grande gravadora, a lendária Metal Blade Records, e isso é sentido principalmente na produção do disco, primorosa.

Kurbads acaba de ser lançado no Brasil pela Paranoid Records e é um álbum impressionante! O som do grupo é um heavy metal banhado com generosos elementos folk. As letras são todas cantadas no idioma natal da banda, característica que casa muito bem com a música do quinteto.

O play abre com “Raganas Lāsts ”, pesadíssima e com espertas guitarras embebidas em wah-wah. A espetacular “Ķēves Dēls” vem na sequência unindo com precisão cirúrgica guitarras e gaita de foles, e é uma das melhores músicas que ouvi em anos.

“Devingalvis” tem um ótimo riff que é puro metal oitentista. Cantos folclóricos introduzem “Velnukāvējs”, outra onde instrumentos típicos unem-se ao peso dos riffs de forma exemplar. O disco é bom do começo ao fim. “Akmens Sargs”, “Pazemē” e “Melnais Jātnieks” são outros destaques em um álbum repleto de ótimas faixas.

Os vocais guturais aliados ao ótimo instrumental, que é totalmente metal tradicional, fazem com que o álbum tenha uma sonoridade um pouco mais extrema, herança direta dos trabalhos anteriores, que ostentavam uma aura black metal.

Kurbads é uma daquelas joias que surgem de tempos em tempos no heavy metal e, por absoluta falta de informação, acabam passando despercebidas da maioria dos ouvintes.

Faça um favor a sim mesmo: compre agora e tenha um dos melhores discos de 2010 na sua coleção!


Faixas:
1. Raganas Lāsts
2. Ķēves Dēls
3.Deviņgalvis
4.Noburtais Meþs
5.Tēva Dēla Pagalmā
6.Velnukāvējs
7.Akmens Sargs
8.Pazemē
9.Melnais Jātnieks
10.Pēdējā Kauja
11.Kurbads (Opus Pro Cover)

Comentários