Led Zeppelin: resenha do livro Shadows Taller Than Our Souls!


Por Fabiano Negri

Quem me conhece sabe que minha banda do coração é o Black Sabbath. Mas não posso deixar o lado emocional falar mais alto quando sou perguntado sobre qual foi o maior grupo dos anos 1970 – acho que todos devem concordar, gostando ou não, que foi o Led Zeppelin.

A excelente música e a mística que evolve sua história e seus integrantes fizerem do Led não só a banda com maior vendagem e público da época como uma lenda que atravessa gerações e arrebata novos fãs de tempos em tempos. Por esse motivo o Led Zeppelin é a minha segunda banda favorita e dona e um grande número de itens na minha coleção.


Estava eu fazendo minha peregrinação mensal na Livraria Cultura quando me deparei com um belo box importado do Zeppelin pelo preço de R$45,00. Tratava-se do livro Shadows Taller Than Our Souls, de Charles R. Cross. Não pude acreditar no preço, pois já havia lido a respeito desse livro e já fazia ideia do tesouro que eu tinha em mãos. Claro que levei pra casa!

Esse é simplesmente o livro definitivo sobre a banda! Envolto numa embalagem de luxo em formato box, conta a história que todos conhecem, mas dessa vez dando mais ênfase à música do que aos escândalos e loucuras da banda nos anos setenta. Temos detalhes das gravações e shows divididos por capítulos que levam os nomes dos lançamentos do Led Zeppelin ano a ano. É uma leitura bastante dinâmica e direta ao ponto, em ordem cronológica e sem os flashbacks que existem no bom livro Quando os Gigantes a Caminhavam Sobre a Terra, de Mick Wall, que – na minha opinião – tiram um pouco do brilho de sua leitura.


Mas o ponto forte de Shadows Taller Than Our Souls não é esse. O que torna essa publicação um verdadeiro must para os fãs de Led Zeppelin são as mais de 90 fotos em alta definição e itens para colecionador encontrados em suas páginas. A história é ricamente ilustrada com fotos inéditas de cada época e com surpresas em cada capitulo. Temos réplicas de ingressos , do primeiro EP promocional da Atlantic, release oficial do Seattle Pop Festival, o roteiro do Carnegie Hall, uma cópia da Melody Maker com a matéria original sobre os lendários shows em Earls Court em 1975, a nota oficial sobre o fim da banda em 1980 e até um ticket para um show no Chicago Stadium que aconteceria no tour americana de 1980 com o documento de reembolso de ingresso! E não para por aí! Ainda temos um CD com uma rara e excelente entrevista de Jimmy Page em junho de 1977.

Ao lado de Hammer of the Gods, de Stephen Davis, e do já citado Quando os Gigantes Caminhavam Sobre a Terra, de Mick Wall, Shadows Taller Than Our Souls é leitura obrigatória para quem gosta de música em geral. Ainda melhor do que as outras biografias porque, através da riqueza das imagens, esta leva para uma viagem aos anos 1970, época em que o Led Zeppelin reinava absoluto como a maior banda do mundo!

O único problema é que não existe edição nacional, então afie o inglês!

Tá esperando o que? Corra e compre já!


Comentários

  1. Ótimo texto, Fabiano. Vi esse livro na Saraiva aqui em Floripa e não sabia do que se tratava, mas agora vou atrás. E o preço aqui também estava bem baratinho, acho que 49,90.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nossa , uma preciosidade dessas por esse preço! Que achado magnífico!

    Vou eu também correr atrás do meu...

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é sensacional! Também recomendo!

    ResponderExcluir
  4. Valeu a dica!!!!
    Já encomendei o meu, saiu comfrete por R$ 50,30.
    Um livro da crepúsculo custa quase 90 paus, rsrsrsrsrsr.
    Eles nem sabem o que este livro do Led Zeppelin significa.
    Que continuem com essas pechinchas.

    ResponderExcluir
  5. Como eu trabalho na Paulista, nem terminei de ler e já fui retirar o meu exemplar. Já está aqui "lacradinho" aguardando eu chegar em casa, abrir um vinho, colocar Led na vitrola e então degustar.

    Valeu Fabiano

    Alberto Jardim
    www.rockfly.com.br

    ResponderExcluir
  6. Valeu!!
    É impressionante com um material tão bem feito e importado pode estar tão barato!!!
    Comprem logo, antes que eles percebam o erro!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Fabiano, faz uns seis meses que vi esse livro já na Saraiva, e ele continua com o mesmo preço. Deve ser alguma negociação.

    ResponderExcluir
  8. Pode crer Ricardo,

    Eles podiam fazer a mesma negociação para os demais itens importados! rsrs

    ResponderExcluir
  9. Tem um livro na Saraiva daqui também, se não me engano o título é The Art of LPs, com slipcase e repleto de fotos, importado e com muitas páginas, por 59 mais ou menos. Outro que está dado!!!

    ResponderExcluir
  10. Ricardo, também comprei o The Art Of LPs por uns 75 reais na Saraiva ano passado.
    Não acreditei quando vi o preço.
    O livro é pesado, enorme e muito maneiro, vale a pena.
    Sempre que vou nessas lojas dou uma olhada nos livros importados (principalmente esses grandões), as vezes tem coisa tão barata que a gente nem acredita.

    ResponderExcluir
  11. Não comprei esse livro sobre os LPs ainda cara, nem o do Led Zeppelin. Estou me enrolando aqui ... rs ...

    ResponderExcluir
  12. Putz,tambem nem
    esperei acabar de ler a materia,entrei no google e o achei ( para vanda no site de uma livraria ),comprei as pressas,agora so falta chegar.Vou ler ouvindo AQUILES LAST STAND!ZoSo Forever!

    William Belmonte de BH.

    ResponderExcluir
  13. Amigos, só posso dizer uma coisa ....
    É FODASTICO... impresionante a qualidade. E custa um pouco mais do que uma pizza... IMPERDIVEL.

    Alberto Jardim
    www.rockfly.com.br

    ResponderExcluir
  14. Bah, fui reto na Cultura aqui de Porto Alegre pra comprar esse livro depois que li aqui.

    Peguei hoje, cheguei em casa todo feliz e realmente, é sensacional!

    Mas acho que estou com alguns problemas, na 4a foto, aparece um press release de um festival... não veio nada disso no meu.

    Vê se tu pode me tirar uma dúvida: na página 66 deveria ter um adesivo, ou algo assim? Se sim, também não veio...

    Vou ter que pedir uma troca...

    ResponderExcluir
  15. Olá Ricardo,
    Os intens ficam encaixados nas páginas em formato de envelope. Tanto o release do Seattle Pop festival quanto o adesivo "Nurses do it better" vem dessa forma.
    Se está faltando peça pra trocar mesmo!

    Se vc tiver mais alguma dúvida é só perguntar!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Aham. Troquei e agora tá tudo certinho.

    Fotos sensacionais, algumas que podem virar pôsters e vááários itens legais. Principalmente a réplica do ingresso.

    Recomendo também!
    abraço

    ResponderExcluir
  17. Um dos livros de rock mais lindos que já vi!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.