Quando o heavy metal encontra a música clássica!


Por Ricardo Seelig

Não sou muito chegado nessas aventuras que algumas bandas embarcam de tempos em tempos, misturando a música clássica com o rock. Acho que o pior exemplo disso é o álbum S&M, lançado pelo Metallica em 1999 e que é uma reunião de versões mal feitas e mal arranjadas.

Mas com os alemães do Rage a coisa é diferente, e a razão é simples: ao invés de tentar encaixar instrumentos eruditos em composições já prontas – como foi o caso do Metallica e da maioria dos artistas que se aventuraram por essas praias -, o Rage pensou a sua música de forma mais ampla, fazendo com que o heavy metal e a música clássica convivessem com harmonia.

Um exemplo perfeito dessa união está no álbum Speak of the Dead, lançado pelos caras em 2006. A suíte que abre esse disco, batizada como “Suite Lingua Mortis”, é uma das experiências sonoras mais espetaculares que eu já ouvi. Não à toa, quando recebi o disco para resenhá-lo, na época do seu lançamento, dei nota 10 para o CD – nota essa que mantenho hoje em dia.

Abaixo você pode assistir o Rage tocando a “Suite Lingua Mortis” no Wacken Open Air de 2007. Esse vídeo pode ser encontrado na edição especial do álbum Carved in Stone (2008), que vem com um DVD bônus com a performance completa da banda no WOA. A apresentação do grupo no maior festival de heavy metal do planeta contou com a participação especial de uma orquestra, fazendo com que a execução das faixas ficasse muito similar à sua concepção original. Curta o som, com um detalhe: preste atenção nas belas instrumentistas e na reação dos músicos da orquestra, vários deles claramente contagiados pelo som do Rage e fãs de heavy metal.


Comentários

  1. Só passei pra dizer que também acho esse disco do metallica uma bomba... assim como o do scorpions e quase todos que tentam fazer isto... quando a composição é feita pensando nisso a coisa muda um pouco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.