Resenha do livro 'Black Sabbath FAQ', de Martin Popoff!



Por Ricardo Seelig


Com mais de 30 livros publicados, o escritor e jornalista canadense Martin Popoff tem uma obra contundente e extremamente recomendável abordando o hard rock e o heavy metal. Popoff já havia publicado um livro sobre o Black Sabbath, o belo Doom Let Loose: An Illustrated History, e agora volta ao tema com Black Sabbath FAQ: All That's Left to Know on the First Name in Metal.


Como o título já antecipa, o objetivo de Black Sabbath FAQ é reunir o maior número de informações e curiosidades sobre os pais do heavy metal, formando uma obra fundamental e uma fonte de pesquisa de grande valor para quem quer saber tudo e mais um pouco sobre a banda.


Com 400 páginas, a obra esmiuça a história do grupo de Tony Iommi, Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Bill Ward, abordando todas as fases de sua trajetória. Divididas em 35 capítulos, as informações são apresentadas em ordem cronológica, o que torna a leitura muito mais gratificante.


Há desde relatos sobre os primeiros tempos e influências iniciais da banda, passando por uma explicação detalhada de como o Sabbath inspirou o surgimento do doom metal e histórias de turnês, como a histórica excursão ao lado do Van Halen em 1978.


Destaque para o capítulo onde Popoff escreve sobre as 40 canções mais obscuras do grupo, a parte dedicada à clássica capa do álbum Sabbath Bloody Sabbath e para toda a discografia da banda resenhada pelo escritor. Nesse ponto, ainda que o lado fã do Martin fale mais alto em certos momentos, principalmente ao tascar discutíveis notas 10 em álbuns como Sabotage (1975) e Technical Ecstasy (1976), enquanto trabalhos nitidamente superiores foram agraciados com cotações mais baixas – como Paranoid (8), Vol. 4 (8) e Heaven and Hell (9) -, temos a obra do mais importante nome da história do metal analisada por um dos maiores jornalistas especializados no estilo.


O trabalho de caras como Martin Popoff é importantíssimo porque documenta a história não apenas de uma banda, mas de um gênero musical que se tornou um fenômeno cultural em todo o mundo. Dedicado a Ronnie James Dio, Black Sabbath FAQ é um livro excelente e uma indicação recomendadíssima para a sua biblioteca musical.


Leia no volume máximo!

Comentários