Porque o Brasil não tem um festival exclusivo de heavy metal?



Ontem, mais de 100 mil fãs de heavy metal assistiram a noite dedicada ao som pesado no Rock in Rio. Pessoas de todo o país, que se deslocaram milhares de quilômetros até o Rio de Janeiro para presenciar uma apresentação espetacular do Slipknot e um show antológico do Metallica (desde já, o melhor do festival), além de performances excelentes do Korzus e do Sepultura, que mostraram o quão bom e forte é o metal produzido em nosso país - a despeito da apresentação risível do Angra e o equivocado Gloria.


Nessa hora, a pergunta é inevitável: se 100 mil headbangers de todo o Brasil não economizaram para estar ontem no Rock in Rio, porque não existe um festival dedicado exclusivamente ao heavy metal em nosso país? Falta de público é que não é, correto? Disputas entre os dois ou três empresários que monopolizam o mercado de shows de metal em nosso país? Pode ser. Falta de um espaço apropriado? Claro que não!


Já passou da hora de o Brasil, que se orgulha da sua paixão pelo heavy metal e é um dos maiores mercados para o gênero em todo o mundo, ter um grande festival anual dedicado totalmente ao estilo. O local apropriado seria São Paulo, não apenas o principal centro 'metálico' do país, mas também uma das maiores capitais para o heavy metal no planeta.


Se existisse um festival assim, você iria? É claro que iria!


Então, o que falta para isso acontecer?

Comentários

  1. Me pergunto isso sempre...Porque não há festivais de Metal? Houve a tentativa com 2 edições do Live N'Louder ...o Wacken Rocks Brasil que parou na pré produção sabe-se lá o porque!

    Lugar tem, claro. São Paulo tem estádios ou o Anhembi que comportam um bom púbico...público, é óbvio que tem...o Brasil é lotado de headbangers apaixonados! Vai de produtores competentes fazerem algo com uma boa não, uma ótima programação. Creio que o Rock In Rio tenha tido tanta gente devido a ótimas bandas como headliner. Se não fosse o Metallica, creio que boa parte do público não iria, por não gostar, ou por não conhecer as demais bandas...

    Eu trabaho com eventos e almejo m dia poder produzir show de Heavy Metal...imagine uma noite de thrash com Slayer, Tankard, Kreator, Destruction, Sodom, Testament, Torture Squad, Violator, Korzus e etc.!? Ou algo mais tradicional...Manowar, Saxon, Grave Digger, Doro Pesch ?!

    Ia ser demais, demais! Um dia eu chego lá! Confia em mim! =D


    Iza Rodrigues
    www.meninaheadbanger.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, eu até comentei sobre isso uma vez no meu blog. Os empresários estão visando sempre o lucro, com isso, entre trazer Rush e Black Eyed Peas, eles preferem este último porque tem maior facilidade em vender ingressos.

    Mas, a noite de ontem do Rock In Rio negou tudo isso, ontem acho que todos, até os empresários, viram que o Brasil tem sim um público "metal" fiel, que lotaria um festival dedicado inteiramente ao gênero.

    Eu também acho que já está mais do que na hora de termos um "Monsters of Rock", ou derivado, novamente.

    ResponderExcluir
  3. Difícil de ser ter uma resposta! Fãs todos nós sabemos que o brasil é muito respeitado, todos os show que passam por aqui lotam, lucro todos os empresários querem ter, mais em um festival direcionando ao Heavy Metal é lucro certeza, lógico se feito em um grande centro como SP e claro se for organizado por pessoas da área do heavy metal, nada de colocar uma Globo pra fazer cagada...

    Brasil tem cacife para organizar um evento desse porte por ano tranquilo, nesse ano recebemos Iron Maiden, Judas Priest, Ozzy, Black Label, Motorhead, Testament, Hirax, Nuclear Assault, Slayer entre outro que vão vim! Então o porque de não termos essas bandas em um festival.

    ResponderExcluir
  4. Bem, é o que eu já postei no Facebook: já passou da hora do Brasil ter um festival de grande porte voltado ao Metal.
    Desde o primeiro Rock in Rio, a noite do Metal sempre é a de maior público, bem como a que menos dá problemas à organização (por mais que a rede Bobo tente dizer que dá).
    A questão é que os preços devem ser mais acessíveis ao público, e que as atrações sejam escolhidas como é feito no Wacken: novatos, bandas de porte médio e alguns gigantes.
    Vi a poucos dias o cast do Wacken 2012, e está maravilhoso, e seria um evento ótimo se fieto aqui, CONTANTO que o público também esquecesse certos divisionismos e fosse em peso. Noites com Motorhead, Immortal, Children of Bodom, Cradle of Filth, Satyricon, Bruce Dickinson, Accept, Danger Danger, Firehouse, Slayer, Manowar, Dream Theater, e mais outros nomes legais de cada estilo seriam um belo cartão de visitas para o povo que migra para a Europa para festivais como Party San e Wacken.

    ResponderExcluir
  5. Mas nessa edição a própria Rede Globo admitiu que não houveram problemas no dia do metal. Ouvi muito a cobertura da CBN sobre o festival, e foi legal pra caramba ouvir aqueles apresentadores sérios falando de maneira imparcial e, até em certos aspectos, apaixonada em relação ao rock e ao heavy metal.

    ResponderExcluir
  6. na opiniao dos patrocicinadores de eventos os "metaleiros" sao feios, bebados, sujos, sem dinheiro e arruaceiros, ou seja, nao sao consumidores em potencial. por que existem festivais de musica classica e eletronica, que atraem pouquissimas pessoas, e nao de metal? puro preconceito!!!!qualquer outro argumento e conversa para boi dormir...

    ResponderExcluir
  7. Ricardo , voce não gostou do show do Motorhead?

    ResponderExcluir
  8. O que acontece é que quem tem a granda e o poder nas mãos prefere manter o povo alienado consumindo lixo. Axé, sertanejo e outras desgraças aí não oferecem perigo algum, jamais levará alguem a usar o cerebro um pouquinho que seja.

    ResponderExcluir
  9. O melhor show foi o do Slipknot. A performance deles foi totalmente insana e eles ganharam um público que não estava ali para vê-los (se preferir, a maioria não estava ali para vê-los).

    ResponderExcluir
  10. O que está faltando é coragem mesmo, acho que o Brazil é um dos maiores polos do metal no Mundo... E não adianta dizer que é medo de não ter lucro, pois todos que sabem que um festival lotaria um estadio facil por aquie se tivesse mais de um dia lotaria todos, pode ter certeza.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.