Os melhores discos de 2011 na opinião de Vitão Bonesso, diretor, produtor e apresentador da Rádio Backstage



Hoje iniciamos aqui na Collector´s uma série de posts que serão muito legais. Convidei vários jornalistas e blogueiros para enviarem as suas listas com os 10 melhores discos do ano, e aos poucos elas vão ser publicadas. Você vai conhecer os preferidos de caras que vivem a música 24 horas por dia, e que, mesmo consumindo gêneros diferentes, compartilham o mesmo amor pelos bons sons.


Pra começar, nada melhor que a lista de um dos mais respeitados e conceituados jornalistas de hard rock e heavy metal do Brasil, Vitão Bonesso. O diretor da Rádio Backstage (www.radiobackstage.com) e produtor e apresentador do programa Backstage na Kiss FM (102,1, em São Paulo) me encheu de orgulho ao topar contar para os leitores da Collector´s quais foram os seus discos preferidos de 2011.


Então, acomode-se na cadeira, vá atrás dos álbuns que você ainda não ouviu e boa leitura!


Machine Head – Unto the Locust


Sem dúvida o trabalho mais inspirado da banda, com riffs destruidores e alternações no tempo das faixas que fizeram grande diferença. Thrash metal moderno ? Não acho. É, sim, um bom álbum de heavy metal.


Whitesnake - Forevermore

Uma espécie de continuação de Good to Be Bad (2008), que mais uma vez conta com todo o talento de Mr. Coverdale, que em estúdio esbanja qualidade.


Yes – Fly From Here


Aos amantes do tão injustamente desvalorizado Drama (1980), Fly From Here é uma sequência daquele álbum, que merece mais atenção. Mr. Chris Squire continua sendo um dos baixistas mais inspirados, e a escolha do canadense Benoît David foi mais que acertada, apesar de Jon Anderson fazer muita falta.  


Rush – Time Machine Live in Cleveland 2011


Mais uma viagem ao vivo do trio mais poderoso do rock. A princípio até achei que esse ao vivo fosse dispensável, mas é impossível não se curvar frente ao talento desses caras.


Evile – Five Serpent's Teeth


Parece o Metallica? Sim, até parece, mas e daí? Os caras mandam bem demais!


Anvil – Juggernaut of Justice


Foi uma felicidade tanto assistir ao filme como ouvir a banda em perfeita forma. Que o Anvil tenha nos próximos anos todo o respeito e a atenção que lhe foi negada por quase três décadas. 


Crowbar – Sever the Wicked Hand


Gordurento, pesado, arrastado e indispensável!


Uriah Heep – Into the Wild


O novo batera trouxe uma nova dinâmica à banda. Sons, riffs e melodias que nos remetem a um passado glorioso, sem soar como datado.


Onslaught – Sounds of Violence


Outra banda injustiçada que mereceia um lugar ao sol. Petardo certeiro!


Symphony X - Iconoclast


Se livrando da mesmice do melódico, sem perder a identidade.


E aí, o que você achou das escolhas do Vitão? Deixe a sua opinião nos comentários, diga quais foram os seus discos preferidos no ano e prepare-se, porque essa é apenas a primeira lista de várias que publicaremos aqui!

Comentários

  1. Putz...gosto é gosto mesmo....
    ouvi pelo menos metade destes discos e nenhum deles entraria na minha lista de melhores do ano.... mas sem duvida são todos plays de qualidade...pelo menos os que ouvi dai...

    ResponderExcluir
  2. Não ouvi nem metade ainda, mas independente disso, é muito bom ter esse tipo de indicação, pq com certeza tem muita coisa boa pra ouvir.

    Muito obrigado pelo post (série de posts que virão) Ricardo, e acho eles legais pq a divergência da crítica, sendo ela bem feita, é mt positiva. É mt bom poder ver vários pontos de vista.

    Por exemplo, acho q aí tivemos uma opnião bem focada no metal.

    ResponderExcluir
  3. Uma lista interessante, a contar pelo Fly from here, que foi um grande tapa da nada de qualquer fã, (eu disse FÃ) do Yes, tem alguns que eu ainda não ouvi, mas vou atras, mas a lista é interessante, só vou destacar o Uriah Heep e o Anvil, porra essas duas bandas lançaram não discos, mas pinturas, otimos trabalhos. espero que nas proximas listas entrem o Ghost (certeza que entra na do Cadão kkkkk) e o humilde mas fantastico Big Dogz do Nazareth, que desde que lançou eu num paro de ouvir.....


    grande abraço!!!!!!!!!!!!!

    E espero uma lista para votação no final hein;

    ResponderExcluir
  4. Machine Head, Whitesnake, Yes e Symphony X estão na minha lista por enquanto.

    Alguns dos outros ainda não ouvi.

    Fica aqui a dica pra um tópico onde os usuários postem os seus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.