Europe: crítica de 'Live Look At Eden CD + DVD Book' (2011)


Nota: 9

Desde que voltou à ativa em 2004 com o ótimo Start From the Dark, o Europe tem executado um som mais maduro e que tem agradado bastante uma parcela do público que antes não ia muito com a cara da banda. Fazendo uma interessante mistura entre hard rock e AOR, o grupo engatou uma sequência de ótimos discos, que recolocaram o seu nome – merecidamente – entre os grandes do estilo. Compositores de mão cheia, os caras vivem, talvez, a melhor fase artística de sua longa carreira.

Lançado em agosto passado, o ao vivo Live Look At Eden ganhou uma edição especialíssima, de dar água na boca dos fãs. Contendo, além do CD normal, mais um DVD e um incrível livro de capa dura com 140 páginas, é daqueles itens que tiram do sério qualquer colecionador.

O disco ao vivo contém 10 faixas gravadas em shows realizados na Polônia, Suécia e Inglaterra, com músicas que transitam por toda a carreria do quinteto. Destaque para a ótima “Last Look At Eden”, com um clima meio Led Zeppelin, e a pesada “The Beast”, além de clássicos tradicionais como “Superstitious”. Um competente álbum ao vivo, que mostra a banda inspirada e cheia de gás.

O DVD bônus traz cinco faixas gravadas durante a apresentação do grupo no iTunes Festival, em versões diferentes das presentes no CD. Além disso, contém também os clipes de “Last Look At Eden” e da bonita balada “New Love in Town”.


Mas o que torna esta edição pra lá de especial é o livro que a acompanha. Com capa dura e nada mais nada menos do que 140 páginas repletas de fotos, é um item que enche os olhos. Com acabamento gráfico de primeira linha e um bom gosto inquestionável, irá agradar até aquelas pessoas não tão interessadas no Europe. Já em relação aos fãs é covardia, porque todo admirador da banda sentirá o coração bater mais forte ao pegar esta edição nas mãos.

Com este item o Europe mostra que entendeu o que muitas bandas ainda não perceberam: hoje em dia, é preciso oferecer mais do que simplesmente música para os fãs. Os downloads viraram rotina, o número de pessoas que ainda compram itens originais vem caindo a cada ano, então, para cativar aqueles que, como nós, ainda cultivam este hábito, os artistas precisam oferecer itens cada vez mais atraentes e interessantes. Esta edição especial de Live Look At Eden é um exemplo desta nova realidade. Posso afirmar com absoluta certeza que é um item belíssimo, dos mais interessantes que eu coloquei as mãos nos últimos tempos. E o que é melhor: vem recheado de música de ótima qualidade.

Faixas:
CD
  1. Last Look At Eden
  2. Love is Not the Enemy
  3. Superstitious
  4. Scream of Anger
  5. No Stoner Unturned
  6. New Love in Town
  7. Seventh Sign
  8. Rock the Night
  9. The Beast
  10. The Final Countdown

DVD
Live At iTunes Festival London
  1. Last Look At Eden
  2. No Stone Unturned
  3. New Love in Town
  4. Rock the Night
  5. The Beast

Clipes:
Last Look At Eden
New Love in Town


Comentários