Coleção de discos do lendário DJ John Peel em museu online


John Robert Parker Ravenscroft, mais conhecido como John Peel, foi um dos DJs mais importantes e influentes da Inglaterra entre os anos 60 e 90. Peel era de uma época em que o termo “DJ” não era aplicado para denominar qualquer “tocador de música” de festinhas, como se faz hoje em dia. Na época de Peel, DJ era o cara que ficava nos estúdios da rádio – no seu caso, a influente e poderosa BBC Radio 1 - e lançava as novidades para os ouvintes, em um tempo pré-internet onde quem estava dentro da indústria musical tinha acesso às novidades antes do público em geral. Peel foi um grande lançador de tendências, apresentando e revelando inúmeras bandas.

Além disso, o quadro Peel Sessions, onde uma banda tocava ao vivo nos estúdios da BBC, fez história e se transformou em uma espécie de grife de qualidade, com as sessões sendo lançadas pelos grupos e gravadoras ao longo dos anos.

John Peel era dono de uma fantástica coleção de discos. Eram aproximadamente 25 mil LPs, 40 mil singles e milhares de CDs. Toda essa riqueza musical será agora compartilhada através de um projeto chamado The Space, desenvolvido pela BBC e pela Arts Council. O objetivo é criar um gigantesco museu online com a coleção, onde os usuários poderão ouvir cada um dos itens do acervo de Peel, um dos mais importantes arquivos sobre a música moderna. A ideia é recriar o estúdio de Peel, e dar aos usuários a oportunidade de colaborar com o projeto. Além disso, será possível acessar as anotações pessoais de John Peel sobre as bandas e discos e assistir vídeos de entrevistas realizadas pelo DJ com diversos artistas.

O projeto funcionará entre maio e outubro deste ano, e estará disponível para várias plataformas, incluindo computadores e smartphones.


Comentários