Bandas se unem e lançam primeira coletânea de doom metal brasileira de forma colaborativa



(press-release)


No cenário contemporâneo, as iniciativas “do it together” têm sido o grande trunfo para o underground brasileiro, independentemente do segmento de atuação daqueles que se envolvem em certas empreitadas ou mesmo suas preferências por determinadas manifestações culturais. Historicamente, seja na música ou na vida, quando grupos ou pessoas com objetivos similares se unem de forma séria para produzir algo com base naquilo que influencia de alguma forma suas motivações e ações, o resultado só poderá ser, no mínimo, ótimo.


A União Doom Metal Brasil, lançada em janeiro de 2012, é idealizada pela web jornalista e vocalista Ellen Maris (Apocalyptichaos) de Goiás, objetivando o fortalecimento do cenário doom metal, a desmistificação do estilo e o espaço e reconhecimento nas mídias especializadas. Para que isso aconteça foram planejadas estratégias de difusão e promoção, bem como a criação uma rede elaborada de intercâmbios para shows e festivais em diversas regiões do país.


Em consonância com esta proposta surge a coletânea Doomed Serenadesuma elegante vitrine que demonstra a vanguarda do doom metal nacional reunindo bandas brasileiras atuantes dentro de subgêneros do estilo. Sua empreitada teve o apoio de Shammash, mentor da Nuktemeron Prod e guitarrista da Mythological Cold Towers, que, além de lançar o material através de seu selo, ainda articulou a inserção da Qliphot Records, Lys Aeon e Impaled Records, que são de partes diferentes do país, demonstrando o respaldo que o trabalho do grupo tem alcançado.


A coletânea é uma peça de colecionador, muito bem elaborada e produzida com grande envolvimento, tanto das bandas quanto dos selos responsáveis pelo lançamento. Trata-se de um CD oficial em formato jewel case, contendo um encarte em couché colorido de uma dobra com informações de todas as dez bandas envolvidas e back/inlay no berço do álbum. Quem assina a arte é o designer gráfico Rodrigo Bueno, do conhecido portal especializado Funeral Wedding.


A ordem das músicas da coletânea é apresentada unindo bandas de grande renome e história no metal nacional com bandas consideradas revelações dentro do segmento, dando um brilho especial para o lançamento:


Eis o tracklist:


Apocalyptichaos - Nemesis (7:05)
Lacryma Sanguine - The House (12:28)
Imago Mortis - bring out your dead (6:21)
As Dramatic Homage - Ominous force for ascension (4:16)
Tristis Terminus - Retreat Conscience (7:09)
Mortarium - The Awakening of the spirit (5:32)
De Profvndis Clamati - Quietive of all covet (7:54)
Les Mémoires Fall - Deception (4:22)
Hell Light - The Light That Brought Darkness (12:21)
In the Shadows - De Profundis (The Chorus of the Damned) (6:25)


As gravações apresentadas no disco ficaram muito acima da média das produções nacionais, mostrando um trabalho musical muito seguro, amadurecido e de excelente qualidade.


Para adquirir a coletânea Doomed Serenades basta entrar em contato com a União Doom Metal Brasil através do site www.uniaodoom.com.br ou pelo mensageiro eletrônico uniaodoom@gmail.com

Comentários

  1. Achei demais
    mas a URL não está funcionando
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. O lançamento da Doomed Serenades é apenas o início da campanha em prol do Doom Metal nacional. Vida longa as nossas bandas!

    ResponderExcluir
  3. Iniciativa que o Doom Metal Nacional Merece.

    ResponderExcluir
  4. A iniciativa que o Doom Metal Nacional merece!

    ResponderExcluir
  5. A iniciativa que o Doom Metal nacional Merece!

    ResponderExcluir
  6. A iniciativa que o Doom Metal nacional Merece!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.