Death: crítica de ‘Vivus!’ (2012)



Nota: 8


Novo lançamento ao vivo do Death, Vivus! não é tão “novo” assim, já que reúne em um mesmo título dois shows já disponíveis anteriormente: Live in L.A. (Death & Raw) e Live in Eindhoven ’98, ambos lançados em 2001. A diferença é que, ao contrário dos anteriores, o áudio dos shows recebeu um tratamento sonoro que corrigiu a má qualidade de áudio apresentada em ambos.


Não estamos falando de um som irretocável, mas a diferença é gritante. O tratamento gráfico também é bem interessante, com capa slipcase e um encarte, apesar de simples, com um ótimo texto sobre ambos os shows.


É claro que um lançamento assim agradará os fãs do grupo, afinal estamos falando de uma das mais importantes bandas da história do heavy metal, responsável, ao lado de nomes como Morbid Angel e Possessed, pela criação do death metal. O problema é que ambas as apresentações, gravadas durante a mesma turnê - a do álbum The Sound of Perseverance -, apresentam poucas diferenças entre si, com setlists praticamente iguais.


Contando com a formação derradeira da banda - Chuck Schuldiner (vocal e guitarra), Shannon Hamm (guitarra), Scott Clendenin (baixo) e Richard Christy (bateria) -, os dois shows contam com ótimas performances do grupo, tornando Vivus! objeto de desejo para os admiradores do quarteto. 


Porém, com exceção dos mais fanáticos e colecionadores, quem não se interessa mais a fundo pela obra da banda dificilmente vai desembolsar uma bela grana por um CD duplo e importado, cujas 18 das 24 faixas se repetem e, mesmo com qualidade sonora inferior, já haviam sido disponibilizadas anteriormente em discos simples. A inclusão de um outro show, com um setlist mais variado, seria o ideal.


Disponível através da Hellion Distro.



Faixas:
Live in L.A. - 1998 
1 The Philosopher 
2 Spirit Crusher 
3 Trapped in a Corner 
4 Scavenger of Human Sorrow 
5 Crystal Mountain 
6 Flesh and the Power It Holds 
7 Zero Tolerance 
8 Zombie Ritual 
9 Suicide Machine 
10 Together as One 
11 Empty Words 
12 Symbolic 
13 Pull the Plug


Live in Eindhoven - 1998 
1 The Philosopher 
2 Trapped in a Corner 
3 Crystal Mountain 
4 Suicide Machine 
5 Together as One 
6 Zero Tolerance 
7 Lack of Comprehension 
8 Flesh and the Power It Holds 
9 Flattening of Emotions 
10 Spirit Crusher 
11 Pull the Plug

Comentários