Nota: 8
Décimo-quinto álbum da lenda inglesa do grindcore Napalm Death, Utilitarian ganhou uma caprichada edição nacional via Shinigami Records. A embalagem digipak de alta qualidade conta com duas dobras, que se abrem revelando toda a arte do disco. Além disso, a edição vem com um longo encarte e duas faixas bônus - “Aim Without an Aim” e “Everything in Mono”.
Mas todo esse capricho não valeria nada se o principal, a música, não tivesse qualidade. Não é o caso aqui. Mesmo com três décadas de estrada, os caras seguem alucinados e muitos passos à frente. A brutalidade característica do grupo vem acompanhada em Utilitarian por grandes doses de ousadia, experimentalismo e muita técnica. O mais notável exemplo é a participação do lendário John Zorn, um dos músicos mais inovadores que se tem notícia, tocando saxofone de maneira insana e selvagem em “Everyday Pox”.
A banda segue inserindo trechos com velocidades variadas em algumas composições, o que dá um clima heterogêneo para o álbum, levando-o além da pancadaria pura e simples. “Leper Colony” e “Blank Look About Face” tem passagens vocais em coro que aproximam o som do gótico, dando um clima fantasmagórico para as composições.
As intervenções vocais do guitarrista Mitch Harris e do baixista Shane Embury, ainda que não se comparem aos vocais clássicos de Barney Greenway, inserem uma bem-vinda pluralidade de vozes ao som do Napalm Death. O principal exemplo disso está em “The Wolf I Feed”, que conta com surpreendentes vocais limpos em seu refrão.
Pioneiros ao levar a música pesada para caminhos cada vez mais insanos e violentos, o quarteto inglês mostra em Utilitarian que a criatividade está andando lado a lado com a maturidade que o tempo traz - os caras estão com idades entre 45 e 42 anos.
Um grande disco, que comprova que certas bandas ostentam o status de lendas e referências para um estilo não por acaso.
- Circumspect
- Errors in the Signals
- Everyday Pox
- Protection Racket
- The Wolf I Feed
- Quarantined
- Fall on Their Swords
- Collision Course
- Orders of Magnitude
- Think Tank Trials
- Blank Look About
- Leper Colony
- Aim Without An Aim
- Everything in Mono
- Nom de Guerre
- Analysis Paralysis
- Opposites Repellent
- A Gag Reflex
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.