Napalm Death: crítica de ‘Utilitarian’ (2012)



Nota: 8


Décimo-quinto álbum da lenda inglesa do grindcore Napalm Death, Utilitarian ganhou uma caprichada edição nacional via Shinigami Records. A embalagem digipak de alta qualidade conta com duas dobras, que se abrem revelando toda a arte do disco. Além disso, a edição vem com um longo encarte e duas faixas bônus - “Aim Without an Aim” e “Everything in Mono”.


Mas todo esse capricho não valeria nada se o principal, a música, não tivesse qualidade. Não é o caso aqui. Mesmo com três décadas de estrada, os caras seguem alucinados e muitos passos à frente. A brutalidade característica do grupo vem acompanhada em Utilitarian por grandes doses de ousadia, experimentalismo e muita técnica. O mais notável exemplo é a participação do lendário John Zorn, um dos músicos mais inovadores que se tem notícia, tocando saxofone de maneira insana e selvagem em “Everyday Pox”. 


A banda segue inserindo trechos com velocidades variadas em algumas composições, o que dá um clima heterogêneo para o álbum, levando-o além da pancadaria pura e simples. “Leper Colony” e “Blank Look About Face” tem passagens vocais em coro que aproximam o som do gótico, dando um clima fantasmagórico para as composições.


As intervenções vocais do guitarrista Mitch Harris e do baixista Shane Embury, ainda que não se comparem aos vocais clássicos de Barney Greenway, inserem uma bem-vinda pluralidade de vozes ao som do Napalm Death. O principal exemplo disso está em “The Wolf I Feed”, que conta com surpreendentes vocais limpos em seu refrão.


Pioneiros ao levar a música pesada para caminhos cada vez mais insanos e violentos, o quarteto inglês mostra em Utilitarian que a criatividade está andando lado a lado com a maturidade que o tempo traz - os caras estão com idades entre 45 e 42 anos. 


Um grande disco, que comprova que certas bandas ostentam o status de lendas e referências para um estilo não por acaso.




Faixas:
  1. Circumspect
  2. Errors in the Signals
  3. Everyday Pox
  4. Protection Racket
  5. The Wolf I Feed
  6. Quarantined
  7. Fall on Their Swords
  8. Collision Course
  9. Orders of Magnitude
  10. Think Tank Trials
  11. Blank Look About
  12. Leper Colony
  13. Aim Without An Aim
  14. Everything in Mono
  15. Nom de Guerre
  16. Analysis Paralysis
  17. Opposites Repellent
  18. A Gag Reflex

Comentários