The A, B, C & D of Boogie Woogie: crítica de Live in Paris (2012)

O boogie woogie surgiu no final do século XIX e é considerado uma das primeiras formas de blues. Pesquisadores apontam o local de sua origem nos condados de Marshall e Harrison, no interior do Texas, na década de 1870. As características principais do gênero estão no fato de o piano ser o instrumento principal, enquanto o ritmo é geralmente mais rápido que os demais estilos de blues. O auge de popularidade do boogie woogie aconteceu durante os anos 1930 e 1940, com a música servindo de trilha para uma dança com o mesmo nome.

The A, B, C & D of Boogie Woogie é um projeto formado por Ben Waters (piano e voz), Axel Zwingenberger (piano), Dave Green (baixo) e Charlie Watts (bateria) - este último, como você bem sabe, também baterista dos Rolling Stones. O nome da banda deriva das iniciais dos músicos, todos respeitadíssimos e com enorme experiência. A ideia surgiu em 2009, e a estreia do quarteto, Live in Paris, que está sendo lançada agora no Brasil em um bonito digipak pela ST2 Music, traz um show realizado pelos caras no Duc Des Lombards, tradicional clube de jazz da capital francesa.

O repertório de Live in Paris é formado por composições originais, standards, blues históricos e improvisações. Tudo é descontraído, transparecendo o prazer que os quatro amigos sentiram ao tocarem juntos. Não há destaques individuais, todos brilham por igual, em um resultado final que é não menos que excelente.

Entre as faixas, destaco “(Get Your Kicks On) Route 66”, “Evolution Blues”, “More Sympathy for the Drummer”, “Down the Road a Piece” e a mais do que clássica “St Louis Blues”.

Não é um disco de rock, que isso fique bem claro. Como já explicado, o lance aqui é boogie woogie, com grande ênfase nos pianos de Waters e Zwingenberger. Live in Paris é muito bom, um daqueles discos que toda pessoa que gosta de música, independente de qual for o estilo, merece ouvir. Se é o seu caso, compre agora mesmo!

Nota: 9


Faixas:
  1. Bonsoir Boogie!
  2. Evolution Blues
  3. (Get Your Kicks On) Route 66
  4. Somebody Changed the Lock on My Door
  5. Roll ‘Em Pete
  6. Duc De Woogie Boogie
  7. Street Market Drag
  8. Struttin’ at Sebastopol
  9. More Sympathy for the Drummer
  10. Blues Des Lombards
  11. Down the Road a Piece
  12. St Louis Blues
  13. Low Down Dog
  14. Encore Stomp

Comentários