Top 2012 Collectors Room: os melhores do ano segundo Angélica Albuquerque, do TMDQA!

A carioca Angélica Albuquerque, de 22 anos, é multi-instrumentista, compositora e produtora musical, tendo assinado passagens por bandas como Costanzas e Universo Mudo. 

Em 2009, criou o blog Fish and Candy para escrever sobre música, TV e cinema, puramente por diversão. Já em março de 2010, foi selecionada para fazer parte da equipe do site Tenho Mais Discos Que Amigos! e desde então tem ajudado Tony Aiex com os afazeres dos sem amigos. Atualmente, além de escritora e entrevistadora, Angélica é vice-diretora do portal. 

The Gaslight Anthem - Handwritten 

Indubitavelmente, 2012 foi o ano do carismático quarteto de Nova Jersey, The Gaslight Anthem. O grupo de Brian Fallon experimenta a melhor fase de sua carreira com o lançamento do álbum Handwritten - aprovado por grandiosos nomes da música, como Bruce Springsteen e Eddie Vedder. O quarto disco de estúdio da banda, que não para de crescer, marcou o seu lançamento mais corajoso e surgiu para consolidar seu legado para a história do rock. 

Black Drawing Chalks - No Dust Stuck On You 

Com seu 4º álbum de estúdio, o quarteto de stoner rock/hard rock de Goiânia provou que, realmente, é um dos principais nomes da música da mais alta qualidade produzida no Brasil, tendo conquistado até mesmo a mídia norte-americana e inglesa com o lançamento mencionado. Composto por nada menos que 15 faixas, todas com instrumentos bem timbrados e guitarras cremosas, No Dust Stuck On You é o registro mais denso do grupo, até então, além do mais trabalhado - fruto do quanto a banda cresceu e aprendeu nos últimos anos. Sem dúvida, o projeto formado apenas para poder desenhar as capas de seus discos, a princípio, tem uma brilhante carreira pela frente. 

Garbage - Not Your Kind of People 

Acertando mais uma vez em cheio e cumprindo com a promessa, a banda fez de fato um grandioso retorno em 2012, marcando o fim do hiato que durou sete (angustiantes) anos, com um álbum recheado de elementos interessantes e letras objetivas, escritas com extrema sinceridade, deixando transparecer sentimentos de ódio e esperança. Lançado através de seu próprio selo, Stunvolume, o quarteto fez o álbum do jeito que queria, dando adeus, sem olhar para trás, aos interesses corporativos gananciosos. 

The Toy Dolls - The Album After The Last One 

Uma das bandas mais importantes da história do punk rock, The Toy Dolls, lançou um dos registros mais divertidos de 2012. Foram 8 longos anos de espera, porém, ela valeu muito a pena. O novo registro do trio é energizante; repleto de faixas animadas; solos e riffs inspiradores e prova que os anos podem passar (em 2012, o Toy Dolls comemora seu 33º aniversário), mas que a banda nunca perderá sua essência e tampouco irá envelhecer. 

Bob Mould - Silver Age 

Bob Mould, ex-membro das lendárias bandas Hüsker Dü e Sugar, resolveu presentear seus fãs neste ano com um empolgante registro, inspirado por Dave Grohl. Silver Age, álbum que traz belas guitarras melódicas acompanhando os vocais típicos e poderosos de Mould, é um deleite para quem gosta de ouvir rock alternativo e, principalmente, feito por quem verdadeiramente entende do assunto. 

Jimmy Cliff – Rebirth

A lenda viva do reggae jamaicano e um dos responsáveis pela propagação do estilo ao redor do mundo, Jimmy Cliff, renasceu em 2012 com seu primeiro disco de estúdio em oito anos. Produzido pelo experiente Tim Armstrong, Rebirth transporta o ouvinte diretamente para a Jamaica, já que conta com uma excelente mistura de rock steady, reggae, dub, ska e dancehall. É um registro realmente arrebatador para amantes dos gêneros supracitados. 

De'La Roque - Qual o Seu Preço? 

A banda carioca De’La Roque, composta por membros do Matanza, StripClub e R.O.T.S., pode ter feito sua estreia com um registro curto, com apenas 25 minutos de duração. Entretanto, cada segundo foi o suficiente para deixar gosto de “quero mais” e para o grupo calar a boca de quem fala que não tem mais bandas de rock and roll no Brasil (e tampouco no Rio de Janeiro). Com letras destemidas, melodias extasiantes e vocais cheios de pressão, Qual o Seu Preço? é um verdadeiro soco no pâncreas. 

Vivendo Do Ócio - O Pensamento É Um Ímã 

Com letras poéticas, nostálgicas e bastante reflexivas, que preenchem melodias ora cativantes, ora dançantes, O Pensamento É Um Ímã não é apenas um dos melhores discos nacionais de 2012, mas também o melhor e mais maduro já lançado pelo quarteto de indie rock baiano, que, nitidamente, cuidou de todos os detalhes do registro com muito zelo. O resultado não poderia ser melhor. 

El Efecto - Pedras e Sonhos 

Uma das bandas mais excêntricas e aplaudidas do cenário underground carioca, El Efecto, mais uma vez acertou a mão e criou um álbum digno de atenção. Corajoso, criativo e totalmente livre de preconceitos, o álbum é composto por faixas faixas inteligentes (a começar por seus títulos), que prendem o ouvinte no instante em que o disco é colocado para rodar. 

Venus Volts - Mini Cult Super Underground 

O interessante projeto Venus Volts, de Campinas, lançou um dos discos mais interessantes e excitantes de 2012, merecendo maior destaque na mídia nacional. Mini Cult Super Underground, quinto registro do projeto que já tem 10 anos de história, mescla de forma brilhante grunge, post-punk, indie rock, indie pop e até mesmo pop psicodélico, dando destaque para riffs de guitarra e vocais suaves. 

 
Clipe do Ano 
The Gaslight Anthem - Handwritten 

Quase Ficou Entre os 10 
Gallows - Gallows 

Melhor Estreia 
Alabama Shakes - Boys & Girls 

Retorno do Ano 
ZZ Top - La Futura 

Disco Decepção 
Damon Albarn - Dr. Dee 

Melhor Álbum Ao Vivo 
 The Decemberists - We All Raise Our Voices To The Air 

Melhores Músicas 
The Gaslight Anthem - 45
Dinosaur Jr. - Watch the Corners 
Jim James - Know Til Now 
Black Drawing Chalks - Walking By
Baroness - Take My Bones Away
Gallows - Vapid Adolescent Blues
Deftones - Leathers
of Montreal - Gelid Ascent
Coheed and Cambria - Key Entity Extraction I: Domino the Destitute

DVD do Ano 
Led Zeppelin - Celebration Day

Melhor Documentário 
The Rolling Stones - Crossfire Hurricane

Melhor Livro 
Dave Grohl: Nada a Perder 

Melhor Show 
Joan Jett and The Blackhearts (Lollapalooza 2012) 

Melhor Capa
Circa Survive - Violent Waves 

Mico do Ano 
Yoko Ono lançar linha de roupas masculinas (ou nem tanto) inspiradas em John Lennon

Filme do Ano 
Os Infratores

Melhor Rádio / Web Rádio 

Melhores Sites / Blogs Sobre Música 

Comentários

  1. não vi nada de incrivel nesse The Gaslight Anthem, mais do mesmo daqui uns anos ningué lembra mais dessa banda, e desse disco.

    ResponderExcluir
  2. Angélica mandou bem com Garbage, Jimmy Cliff e El Efecto.

    Legal ver bandas que tem seus piques de "auge" tipo quase 20 anos (Garbage) ou 30 anos (Jimmy Cliff) depois.

    O do Garbage é engraçado que esse disco é certamente o 2º melhor da banda, perdendo só pra estreia. Tlz não tenha a história e os vídeos caríssimos do version 2.0, mas como sonoridade, expressão e arte, certamente é muito superior, ou seja, musicalmente falando é superior, apesar da promoção do version 2.0 ter sido maior e ele ter marcado mais gerações de adolescentes e roqueiros, pois tinha muito espaço na MTV e orçamento pra marketing, divulgação.

    El Efecto é a típica banda foda do Brasil que nenhum blog fala sobre. Vai entender. Acho que 50% das pessoas que conhecem a banda descobriram pelo La Cumbuca, Gramofone Virtual e Discoteca Nacional. O resto dos blogs de música nacional não conseguem sair da MESMICE e nem te mostrar algo realmente bom. Incrível isso.

    Aliás, o La Cumbuca jogou os 200 lançamentos nacionais de 2012 lá pra vc que perdeu o bonde do que rolou de melhor no Brasil este ano.

    Mais de 200 lançamentos nacionais de 2012 para download

    http://www.lacumbuca.com/2012/12/lancamentos-nacionais-2012.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.