Philip H. Anselmo & The Illegals / WarBeast: crítica de War of the Gargantuas (2013)

É louvável o rumo que a carreira de Philip Hansen Anselmo tomou após o fim do Pantera, uma das bandas mais influentes e importantes da história do heavy metal. Ao invés de se acomodar sobre as glórias do passado, o vocalista se envolveu em inúmeros projetos, e com um detalhe: os grupos e gravações de Anselmo apresentaram uma sonoridade cada vez mais extrema com o passar dos anos.

War of the Gargantuas é um split de Phil ao lado do quinteto texano WarBeast (os caras lançaram a sua estreia e único disco, Krush the Enemy, em 2010). São duas músicas para cada um, intercaladas entre si. As composições Anselmo, gravadas ao lado da The Illegals, são o principal atrativo, então vamos a elas.

“Conflict” abre o play com uma avalanche death/thrash arrasadora. Pesadíssima, a música traz Phil cantando de forma ainda mais extrema, com uma agressividade que impressiona. É uma surra de riffs, com baixo e bateria esmigalhando tudo. Um arregaço que impressiona quem acompanha os últimos movimentos de Anselmo no Down, por exemplo. Não há nada dos andamentos mais arrastados característicos de sua banda atual, o negócio aqui é justamente o oposto.

O mesmo vale para “Family, “Friends” and Associates”, a outra de Anselmo no split, um death violentíssimo, com o cantor e banda entregando uma performance que impressiona. Sério, a coisa aqui é de cair o queixo. Se esse for o caminho que Phil seguirá em seu disco solo, prometido para 2013 ainda, a expectativa é que uma obra-prima está a caminho!

Em relação ao WarBeast, o som é um thrash retrô que tem como principal diferencial a explícita aproximação com o death metal, característica percebida principalmente nas guitarras. As duas faixas da banda são interessantes, mas obviamente estão muito abaixo do que Phil Anselmo apresenta.

War of the Gargantuas saiu em CD pela Housecore Records, gravadora do próprio Phil. Se você é fã do cara, corra e garanta o seu, porque trata-se de um excelente aperitivo dos próximos passos de Anselmo.

Nota 8,5


 
Faixas
1 Philip H. Anselmo & The Illegals - Conflict
2 WarBeast - Birth of a Psycho
3 Philip H. Anselmo & The Illegals - Family, “Friends” and Associates
4 WarBeast - IT

Comentários

  1. Ainda não ouvi e não li a temática das letras, mas se relacionada ao nome do split, será bem interessante e condizente com os vocais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.