Jeff Hanneman não está doente

Pelo menos é isso que informou um fã que encontrou o guitarrista no último final de semana. Noel, o tal fã, foi até a cidade de Lexington, no Kentucky, assistir ao show do The Kentucky Bridgeburners, projeto paralelo de Blaine Cartwright e Ruyter Suys, do Nashville Pussy. Jeff é amigo pessoal de Ruyter e viajou diversas vezes coma guitarrista nos últimos dois anos, acompanhando seus shows.

Segundo o relato desse fã, Jeff Hanneman não aparenta estar doente e não apresenta nenhuma sequela visível devido à picada de aranha que sofreu no início de 2011. Pelo contrário, Hanneman se mostrou saudável e forte, divertindo-se no show, ao contrário do retrato pintado pelo Slayer, através de Kerry King, nos últimos meses. Além disso, como dito acima, mostra saúde para encarar viagens constantes acompanhando Ruyter, atividade que uma pessoa no estado que se supunha em que Jeff se encontrava jamais poderia encarar sem sofrer consequências rapidamente.

 
Fotos de um Jeff aparentemente saudável, tiradas por fãs no último domingo

Há quem diga que o afastamento de Jeff do Slayer se deu por outros motivos, não revelados pelo grupo. Alguns inclusive afirmam, com certeza absoluta, que ele nem mais faz parte da banda, tendo sido substituído de forma definitiva por Gary Holt, do Exodus, mas que a banda, sabe-se lá por que razão, ainda não fez o anúncio oficial. O que há de concreto é que toda essa situação é bem discutível e cercada de mistérios, dando asas para o surgimento das mais variadas teorias.

Vale lembrar que o Slayer conta atualmente apenas com dois dos seus integrantes originais - Kerry King e Tom Araya -, e que a banda tocará no Brasil em setembro, no Rock in Rio.

Por Ricardo Seelig
Com informações do Whiplash.net

Comentários

  1. Faz tempo que não comento por aqui, mas desta vez me sinto impelido a fazê-lo. Desde que foi repercutida a notícia de que Dave Lombardo estaria sendo afastado do Slayer, a gana de divulgar novos fatos a respeito do grupo, especialmente na busca de rotular Kerry King, de uma hora para outra, como uma espécie de tirano louco por dinheiro, tomou grandes proporções, e a necessidade de se ater a fatos, ao invés de rumores, passou a ser mais ignorada do que nunca. Quanto à condição de Jeff, parece que poucos realmente sabem o que se passou com ele e conhecem a extensão da sequela que o guitarrista pode ter sofrido. A maioria ainda pensa que Jeff simplesmente foi picado por uma aranha, quando na verdade essa picada apenas foi a porta para que agentes bacterianos penetrassem sua pele e ocasionassem fasceíte necrosante (ou necrotizante), uma infecção grave, com alta taxa de mortalidade, que causa extensa perda de tercido cutâneo e subcutâneo. Resumindo: trata-se de uma ou mais bactérias que consomem pele e carne. Basta uma olhada nas fotos recentes do braço direito de Jeff para que se perceba o resultado disso. Se o músico foi visto em um show, viajando, bebendo, "saudável e forte", isso não quer dizer que sua capacidade como guitarrista esteja plena nem que Jeff esteja apto a voltar a tocar o instrumento, dia sim, dia não, sobre um palco, por duas horas, sem falar em ensaios, gravações e afins. Não acho que seja errado divulgar essa informação, mas é bom deixar os fatos bem claros, pois outras pessoas, especialmente os mais desinformados e de pouco senso crítico, podem inferir mil coisas a partir de um rumor mal explicado. Bom, era isso aí. Só quis deixar algumas coisas mais claras partindo do conhecimento que tenho sobre o caso. Abraço

    ResponderExcluir
  2. "a necessidade de se ater a fatos, ao invés de rumores, passou a ser mais ignorada do que nunca"

    Essa matéria é baseada em uma publicada no Whiplash.

    Se a própria banda, teoricamente a principal interessada em esclarecer os fatos, não se pronuncia, é natural que surjam especulações.

    Sobre o caso Lombardo, ele lançou um pronunciamento bombástico e cheio de acusações graves, e a resposta do Slayer foi um comunicado que não diz nada com nada.

    Ninguém aqui é contra o Slayer. Porém, também não somos fanáticos pela banda, queremos apenas que os diversos fatos, cada vez mais nebulosos, envolvendo o grupo, sejam esclarecidos.

    Ninguém no grupo, incluindo Kerry King, está acima do bem e do mal. Acho que se faz necessário lembrar disso.

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar, o que digo não tem traço algum de fanatismo, muito pelo contrário: se fosse obrigado a escolher um "lado" nessa história, me posicionaria em prol de Jeff Hanneman, meu compositor favorito do Slayer e, a meu ver, principal responsável pela identidade do grupo. Mas não, não é o caso. Seja do Whiplash, seja da Folha de S.Paulo, o fato é que o relato utilizado como base para redigir a nota é rico em desinformação, e é apenas contra isso, nesse caso, que me posiciono. Sequer acredito que seja caso da banda emitir um novo comunicado a respeito da situação de Jeff, pois, ao menos pra mim, sempre ficou claro qual foi o problema que acometeu o guitarrista e acabou ocasionando seu afastamento do Slayer, vide as informações sobre as quais discorri acima. Voltando à questão da desinformação, basta observar as reações simplórias de algumas pessoas à essa nota na página no facebook, incluindo coisas do tipo "reino podrão do Slayer" e "Cri$e no $layer". Muitos poderiam dizer que isso é apenas resultado do fato de existirem pessoas de inteligência pouco aguçada e menor capacidade de interpretação, mas não se pode negar que o tipo de informação divulgada recentemente sobre a banda também tem relação com isso.

    ResponderExcluir
  4. Sem crase em "de algumas pessoas à essa nota", por favor. Falta de revisão.

    ResponderExcluir
  5. O problema é que existem várias entrevistas em que a situação do Jeff é explicada pelo Kerry ou pelo Tom. Aliás, existem fotos de como o braço do Jeff ficou, fotos de um show em que ele participou de duas músicas. Você poderia, e acho que deveria, ter buscado essas informações também, Ricardo.

    ResponderExcluir
  6. No fim das contas, nem o próprio Jeff se pronunciou em relação a isso.

    Se ele de fato saiu, por vias de contrato não pode falar sobre isso por um determinado tempo. Caso não tenha saído, fica faltando não deve ter se pronunciado pelo mesmo motivo.

    Resumindo: cade o Jeff pra falar algo? rs

    ResponderExcluir
  7. Desculpe, não tinha visto a foto do post. De qualquer forma, o título do post poderia ser uma pergunta ao invés de uma afirmação.

    ResponderExcluir
  8. O título do post tem sequência na primeira linha do texto, por isso não precisa da interrogação. Às vezes tenho a impressão que as pessoas só lêem o título da matéria, e não o seu conteúdo, e saem comentando ...

    ResponderExcluir
  9. Até o momento só existem rumores referente a este assunto, tanto os que dizem que Jeff está doente quanto os que dizem que o cara está saudável se baseiam em algo que para mim não comprova nada. Não estou entendendo todo este mimimimi!!!!!!Jeff pode estar em retiro em virtude da doença ou estar impedido de falar a verdade por motivos contratuais, não existe nada que comprove uma versão ou outra...

    ResponderExcluir
  10. Já vinham falando há um tempo que o Hanneman está mais interessado em farrear do que qualquer outra coisa, e que nem deve estar muito por dentro do que acontece no Slayer.

    Isso tudo pode até ser um simples boato, afinal ele também teve problemas sérios de saúde. Mas uma coisa eu tenho praticamente certeza: Jeff não voltará para a banda.

    ResponderExcluir
  11. Na verdade, precisaria de interrogação se você tivesse dúvida em relação a doença do Jeff. Mas entendi, você parece achar a mesma coisa que o fã citado na matéria. E o Jeff dificilmente esclarecerá algo, ele detesta dar entrevistas.

    ResponderExcluir
  12. O título do post é uma afirmação de algo não totalmente comprovado, e o trecho "ao contrário do retrato pintado pelo Slayer, através de Kerry King" induz, sem querer-querendo, o leitor a deduzir que nessa história há um "vilão". Pra quem leu as declarações do Lombardo e já tá louco pra cuspir no antipático Kerry King, o contraditório levantado aí pelo internauta Bizotto é bastante salutar.

    ResponderExcluir
  13. Vamos aos fatos... acompanhar uma banda, apenas viajando não é a mesma coisa de que estar numa banda, com todo o desgaste dos shows e tudo mais. Mas como foi dito, o Jeff não se pronunciou até agora, e o Slayer não lança nenhum comentário mais detalhado. Os danos do braço do Jeff podem ser muito complicados de curar, e até demorados. Fascite Necrosante é algo que, se não tratado a tempo, mata em questão de dias. Eu torço para que o Jeff possa voltar, mas na minha opinião pessoal... ele não volta...

    ResponderExcluir
  14. Acho que vale ler.

    Tirado do Yahoo.com.br, depoimento de pessoa que participou do tratamento da doença do Jeff.

    "Já tive oportunidade de participar do tratamento de alguns pacientes com essa grave infecção do tecido cutâneo. Como responderam outros, trata-se de uma infecção rapidamente progressiva, com alto índice de mortalidade. Acomete especialmente os portadores de diabetes: por vezes uma pequena ferida na região inguinal / perineal, por exemplo, pode servir de porta de entrada para bactérias oportunistas, que se aproveitam da resposta imunológica prejudicada dos diabéticos. O paciente fica gravemente enfermo, desenvolvendo um quadro de sepse (infecção generalizada) que requer cuidados intensivos em um centro de terapia intensiva. A parte clínica do tratamento consiste em antibióticos de largo espectro por via venosa, reposição de líquidos, controle do diabetes, drogas para manter a pressão arterial (quando ocorre o "choque"), medicação analgésica. O tratamento cirúrgico irá consistir em debridamento (limpeza profunda) da região afetada, sob anestesia peridural ou geral. O índice de mortalidade da fasciíte necrotizante é elevado, principalmente entre os idosos e acometidos por outras patologias (como insuficiência cardíaca, doenças pulmonares crônicas etc)."

    ResponderExcluir
  15. Pessoal eu conheço o caso e quando vi que se tratava de uma picada de aranha e considerando a lesão, eu pensei logo na aranha marrom, enfim para produzir uma lesão daquele tamanho não tem outro animal com veneno para isso e considerando, que o veneno dessa causa necrose. O pior é que, a picada é indolor e só após 12 ou 14 horas é que os primeiros sintomas aparecem e o primeiro é vermelhidão seguida de inchaço e fortes dores com ou sem coceira e as famosas bolhas, que indicam a necrose (a morte do tecido) e lesões gravíssimas no local da picada, e se não for tratado a tempo pode-se perder o membro afetado. Nos piores casos pode levar tranquilamente a morte, uma vez que a gravidade depende da quantidade inoculada pela aranha.

    Os demais sintomas são: sonolência, boca seca, urina escura (igual coca cola) e o mal estar proveniente da picada é considerado um estágio avançado e grave também e claro pode matar uma pessoa. Eu li através do Blabbermouth, uma entrevista com o próprio Jeff onde ele contou em detalhes, o que aconteceu e desde o início e primeiramente ele relatou os sintomas iniciais seguidos de fortes dores e posterior ruptura da pele, da carne e isso deu lugar a uma lesão enorme e a carne ficou realmente exposta e um detalhe que deve ser ressaltado é que a picada desse inseto é indolor e por isso fica difícil precisar quando aconteceu.

    Levando isso em consideração pode-se dizer tranqüilamente, que o estado dele era grave naquele momento, pois com a penetração da tal bactéria as coisas ficaram ainda piores e ele esteve ameaçado de perder o braço, pois segundo os médicos haviam indícios fortes que nervos fundamentais, ou seja, responsáveis pelos movimentos do braço haviam sido afetados. Considerando a segunda intervenção cirúrgica e passando para frente e entrando na questão saúde, ótimo que ele está bem de saúde e não corre mais risco nenhum.

    Devido ao tempo em que a lesão esteve presente ele ficou sem tocar e passou por duas cirurgias, a primeira necessária e provavelmente ele passou enxerto de pele para reconstruir a parte seriamente danificada e na segunda, eu já não sei como foi, mas provavelmente mexeram nos tais nervos e isso afeta e bastante o funcionamento do braço na fase pós operatória e provavelmente ele deve estar passando por um processo de fisioterapia. Quer dizer ele estar saudável e acompanhar um amigo em uma viagem é muito bom e mostra que o pior já passou, mas será que ele consegue empunhar uma guitarra e tocar como faz habitualmente?

    A minha interpretação vai com base na leitura da entrevista e da foto onde mostra a lesão e do inseto, pois a aranha marrom é muito comum nos Estados Unidos e no Brasil também, na cidade, de Curitiba onde os casos registrando acidentes são comuns no verão e o tratamento tem, mas para receber o antídoto e ele fazer efeito tem prazo de 36 horas.

    A situação interna da banda é outros quinhentos e pode-se considerar, que o guitarrista esteja mesmo afastado, mas essa via também não é menosprezável e deve ser considerada porque a imprensa veicula a notícias e não explica o que realmente aconteceu e isso abre condições para especulações das mais variadas maneiras.

    Ô Rafael, os seus dados são interessantes, mas neste caso se aplicam a diabéticos e o guitarrista sofreu uma picada de aranha com um veneno, que causa necrose e causa mesmo feridas daquela extensão. Sorte desse homem não ter perdido o braço e se alguém tiver alguma dúvida confira a lesão e veja que ela pega o braço todo.

    Se alguém quiser ver um imagem detalhada sobre a progressão de uma picada acesse essa imagem:

    http://3.bp.blogspot.com/-5MUgy4BHFTw/TygkoNxMKUI/AAAAAAAAAMg/w4z5HQReCyU/s1600/PICADA-ARANHA-MARROM.jpg

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.