Garrincha, Pelé, Jairzinho, Zico, Júnior, Figueroa, Marinho Chagas, Sócrates, Serginho Chulapa e Casagrande são apenas alguns exemplos do amplo universo de atletas que já se envolveram com a música. Seja cantando, tocando, dublando ou apenas a admirando. A motivação de tais incursões é variada. Os frutos são difusos.
Sou jornalista e trabalho no Globoesporte.com, em Goiânia. Nesta semana, vi a conclusão do Toca a Bola, um dos especiais mais bacanas já produzidos pelo site. Com um personagem interessante e dono de um hobby no mínimo singular: colecionar todo e qualquer tipo de expressão musical relacionada ao futebol.
Piauiense radicado em Curitiba há mais de 30 anos, Francisco Antônio Neto tem um invejável arsenal de vinis. Uma paixão certamente similar à que está presente em cada um que produz ou lê a Collector's Room. Afinal, o site começou justamente por meio de matérias e entrevistas com colecionadores. Por isso a ideia de destacar esse material para quem ainda não viu. A reportagem é de Alexandre Alliati. As fotos, de André Durão.
Veja a página interativa do Toca a Bola, com a história e os itens de Neto, aqui.
Obviamente, o que se está em discussão não é a qualidade de tais obras em si. Alguns dos exemplos supracitados apresentam mesmo traços de caráter cômico. Mais importante que isso, porém, é a capacidade da música de se entrelaçar a outras expressões artísticas enquanto plataforma cultural. A música além do óbvio, como gostamos de destacar.
Aos que se interessam pelo tema, uma dica de livro para se aprofundar no assunto: Futebol no País da Música, de Beto Xavier. Boa obra para pesquisas rápidas e com conteúdo eficiente.
Aos que se interessam pelo tema, uma dica de livro para se aprofundar no assunto: Futebol no País da Música, de Beto Xavier. Boa obra para pesquisas rápidas e com conteúdo eficiente.
Por Guilherme Gonçalves
Muito legal a matéria do Globoesporte.com.
ResponderExcluirEsse tema (música e futebol) eu jamais imaginaria na Collectors.
Independentemente da qualidade das músicas e dos estilos musicais envolvidos, achei o assunto interessante e curioso.