Lady Gaga: crítica de Artpop (2013)

Inegavelmente uma grande cantora, Lady Gaga domina como poucos outra área essencial da música pop: a imagem. Stefani Joanne Angelina Germanotta, seu nome verdadeiro, ficou para trás há anos. E, em seu lugar, emergiu uma das figuras mais icônicas, emblemáticas e polêmicas surgidas na indústria musical nos últimos tempos. Gaga é o Michael Jackson do nosso tempo, no sentido de saber usar a sua imagem como uma ferramenta complementar à sua música - e, muitas vezes, até mais importante do que ela.

Artpop, que acaba de chegar às lojas, é o seu terceiro álbum, sucedendo The Fame (2008, e que um ano depois foi relançado com o título The Fame Monster) e Born This Way (2011). Assinado por um combo de produtores que inclui nomes como Rick Rubin, David Guetta, will.i.am, Infected Mushroom e outros, além dela própria, Artpop é superior, musicalmente, aos trabalhos anteriores da cantora. Fica clara a maturidade alcançada por Lady Gaga, com canções consistentes e muito bem construídas, que lançam mão de colagens, samplers e sintetizadores em profusão, mas sempre mantendo uma característica forte: a melodia nas linhas vocais e os refrões permanentemente fortes. Esses fatores são essenciais para tornar não só Artpop, mas a própria música de Gaga, algo que, se não é único, ao menos possui uma identidade perceptível e marcante - vide megahits como “Poker Face”, “Bad Romance”, “Born This Way” e “Judas”.

O disco é um exemplo prático de como o pop funciona hoje em dia. Com participações especiais (poucas, para não ofuscar a estrela principal -> T.I., Too Short e Twista em “Jewels n’ Drugs” e R. Kelly em “Do What U Want”), DJs e produtores consagrados colocando suas grifes sonoras (os já citados David Guetta e will.i.am) e canções que variam entre 3 e 4 minutos, jamais passando deste tempo (o ideal para tocar em rádios, emissoras de TV e qualquer outro veículo de divulgação). A questão é que, além de se assumir sem maiores pudores como uma estrela pop, Lady Gaga consegue produzir música de qualidade e com valor artístico em um cenário onde tais qualidades são cada vez mais incomuns.

Talvez o maior exemplo disso seja a deliciosa “Do What U Want”, uma jóia pop com influência de Alphaville e Human League e excelentes vocais. Mas “Do What U Want” não brilha sozinha. A faixa-título é outro grande exemplo da maturidade atingida por Lady Gaga, com influência de nomes como Kraftwerk e outros pioneiros da música eletrônica. “Donatella” é construída sobre uma batida urbana tribal e conduzida com primor pela voz de Gaga, enquanto “Aura”, faixa de abertura, traz influências mexicanas e espanholas para o caldeirão musical do álbum.

Mas é ao se despir de (quase) todo o aparato eletrônico que a rodeia que Lady Gaga voa alto e comprova que toda a celebração do público em torno do seu nome não é em vão. Como já havia ocorrido em Born This Way com a balada hair metal “You and I”, em Artpop a cantora emociona mais uma vez com a linda “Dope”. Levada ao piano e conduzida de maneira sublime pela voz de Gaga, “Dope”, produzida por Rick Rubin, traz características soul e uma excepcional performance vocal, capaz de emocionar até uma pedra. Uma música linda, e que a maioria das pessoas jamais pensaria em encontrar em um álbum como esse.

Artpop está longe de ser uma obra-prima, mas igualmente também está distante de ser o que imaginam os ouvintes que, sem ter contato com a música de Lady Gaga, já constróem uma opinião pré-concebida do que irão encontrar na obra da artista nova-iorquina. Gaga segue ostentanto apelo visual, jogando peças do seu quebra-cabeça para o público. E, no caminho, mantém a qualidade de sua música, soando sempre inventiva e ousada. Isso, para uma estrela pop como ela, não é pouco.

Nota 7,5

Faixas:
1 Aura
2 Venus
3 G.U.Y.
4 Sexxx Dreams
5 Jewels n’ Drugs
6 MANiCURE
7 Do What U Want
8 Artpop
9 Swine
10 Donatella
11 Fashion!
12 Mary Jane Holland
13 Dope
14 Gypsy
15 Applause

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Ela sempre sera uma aprendiz de Madonna n importa o q ela lançe ou faça !E quanto a vóz ao vivo ela é irritante e olha q tenho os 2 primeiros álbuns !

    ResponderExcluir
  2. Tortura em forma de música. Intragável.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto dele desde que apareceu e o que mais me impressiona é a qualidade dos discos.
    Tô baixando esse aqui, mas sempre me impressionou que, tirando o visual e os clips, a música dela é excelente.
    Pop, é claro, mas de qualidade.
    Tire os clçips da Rihana, suas colegas e arrisco até Madonna, não sobra muito.
    Acho que Madonna tem que aprender um pouco com Lady Gaga, inclusive a cantar.

    ResponderExcluir
  4. Artpop e bom mas não e o melhor trabalho dela como o amigo citou ai em cima mesmo sendo jovem e tendo ideias criativas e saber se aproveitar do "marketing da polêmica" ela sempre vai ser a aprendiz da Madonna. E falar que Gaga é o Michael Jackson do nosso tempo desculpa mas não faz nenhum um sentido. kkkkk

    ResponderExcluir
  5. esse album só comprovou que ao contrario dos artistas do '' momento '' rihanna e katy perry e outros, lady gaga esta trilhando outro caminho e sendo cada vez maior no quesito de mudar o mundo da musica e ser algo épico, indiferente de quantos anos se passaram, assim como m. jackson, david bowie e elvis p. essa cantora ambiciosa quer ser grande e se vende de forma deliciosa em nome da cultura pop, enquanto outros nomes da musica popular atualmente estão apenas preocupados em tocar nas radios e ser a moda do momento

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Essa briga entre Madonna e Lady Gaga (ambas funcionárias da Interscope Records) é tão artificial quanto Nirvana e Guns and Roses (ambos funcionários da Geffen Records). Mas o marketing do plágio, pra muito além do marketing da polêmica, pegou!

    Madonna fecha contrato de três discos com nova gravadora, Interscope Records
    http://omelete.uol.com.br/madonna/musica/madonna-fecha-contrato-de-tres-discos-com-nova-gravadora-interscope-records/

    Interscope Records está apostando alto em Lady Gaga
    http://www.ladygagabrasil.com.br/interscope-records-esta-apostando-alto-em-lady-gaga/

    Quem ganha com tudo isso é o Akon, que é quem descobriu a Lady Gaga e quem mais abocanha o faturamento dela.

    http://www.celebritynetworth.com/articles/celebrity/lady-gaga-akon-queen/

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Sem falar que a Interscope já é DONA do Pop há um tempo, pois ela já tem nas costas aí 10 anos de Black Eyed Peas

    Hoje, o jogo está todo na mão da Interscope Records; que a já é DONA do Pop há um tempo, pois ela já tem nas costas aí 10 anos de Black Eyed Peas, Eminem e 50 Cent. E ainda tem Lady Gaga, LMFAO, M.I.A, Fergie (solo), Azealia Banks, Lana del Rey e a década de 10's da Madonna.

    ResponderExcluir
  10. A equipe do Collectors devia fazer uma crítica do The 20/20 Experience (2 of 2), vale muito o play

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Ricardo,
    depois escuta o disco de blues da Cyndi Lauper pra quebrar alguns paradigmas. Achei foda sua resenha, bem na linha "música além do óbvio", que é o slogan do blog.

    Então compartilho uma disco nesse sentido. E não é pra tu gostar ou não de Cyndi, mas pra dar uma olhada ... tem hora que o artista caminha pra um lado que nem a gente acredita.

    O BB King canta com a Cyndi Lauper no disco.

    Cyndi Lauper - Memphis Blues [Full Album]
    http://www.youtube.com/watch?v=2ZJ9n32NiLs

    Hoje, na indústria, o jogo está todo na mão da Interscope Records; que a já é DONA do Pop há um tempo, pois ela já tem nas costas aí 10 anos de Black Eyed Peas, Eminem e 50 Cent. E ainda tem Lady Gaga, LMFAO, M.I.A, Fergie (solo), Azealia Banks, Lana del Rey e a década de 10's da Madonna.

    Muito bom ver que pessoas aqui até escutam isso: novo disco da Lady Gaga. Não que seja uma coisa de gostar, mas de ter curiosidade de saber o que se passa em outros gêneros.

    Ozzy Osbourne já confessou que tem Lady Gaga no seu ipod:

    Ozzy Osbourne assume que ouvia Lady Gaga
    http://www.sidneyrezende.com/noticia/126727+ozzy+osbourne+assume+que+ouvia+lady+gaga

    Madonna é boa de marketing e tem um legado simbólico (pioneira).
    Mas é uma péssima musicista, apesar de ser ótima enterteiner.
    Ambas, são boas artistas. Cada qual a seu tempo.
    Sendo que a Lady Gaga tem muito menos opções pra chocar que a Madonna.
    Mas Madonna enfrentou muito mais resistência, apesar de ter mais pólvora pra polêmica.
    O que choca hoje em dia? O que é contracultural hoje em dia?

    Lady Gaga consegue fazer blues. Não é só pop. Só disso, já acho legal. Não acho a melhor coisa do mundo, mas no gênero Pop dance music, ela é ótima hoje.
    Melhor opção junto com o David Gueta, num mundo pós-reinado Black Eyed Peas no pop.

    Se jogarem na net, verão que Faith no More, Alice Cooper, Halestorm, Courtney Love já fizeram covers dela. E ela já tocou ao vivo com Rolling Stones, Yoko Ono, Elton John, Brian May....
    Acho legal porque ela toca blues, meio rock e algo meio jazzístico.

    Tocando Blues

    Lady Gaga - Brown Eyes (Live on Jonathan Ross)
    http://www.youtube.com/watch?v=bBDOyJ70Leo&feature=related

    Tocando meio Rock

    Lady Gaga - Manicure (At iTunes Festival) (Live) (2013)
    http://pt.musicplayon.com/play?v=341656

    Lady Gaga - Swine (At iTunes Festival) (Live) (2013)
    http://pt.musicplayon.com/play?v=360695

    Tocando Jazzístico

    Lady Gaga - I Wanna Be With You (At iTunes Festival) (Live) (2013)
    http://pt.musicplayon.com/play?v=177229

    Lady Gaga - Gypsy (Live Germany)
    http://www.youtube.com/watch?v=sXK9xQjXQzE

    http://www.youtube.com/watch?v=gQx1BH1nMg8

    Lady Gaga - Poker Face (em cima do piano)
    http://www.youtube.com/watch?v=pYb1iiz5Y1w

    Lady Gaga - Telephone + Dance in The Dark (Brit Awards 2010)
    http://www.youtube.com/watch?v=lKVF0uoX7hY

    Lady Gaga - Bad Romance + Speechless (American Music Awards 2009)
    http://www.youtube.com/watch?v=uRxofVOgtRk

    Lady Gaga - Poker Face (Piano Version)
    http://www.youtube.com/watch?v=laIr_d0hFB8&feature=related

    Convidados especiais

    Lady Gaga - Poker Face + Speechless + Your Song (feat Elton John) [Grammy2010]
    http://www.youtube.com/watch?v=ehJ4PB5o6cA

    Lady Gaga - Speechless (Acoustic in Blackpool in Queen Elizabeth Anniversary)
    http://www.youtube.com/watch?v=sYzG_iAoS8s

    Lady Gaga - Yoü and I + Speechless (feat Brian May) (VMA2011)
    http://www.youtube.com/watch?v=Hkw5JG-GADU

    Bizarrices

    Lady Gaga Poker Face (Live Glastonbury)
    http://www.youtube.com/watch?v=-R_OHpMbQVM&feature=related

    Lady Gaga - Aura (At iTunes Festival) (Live) (2013)
    http://pt.musicplayon.com/play?v=151178

    ResponderExcluir
  13. eu amo o álbum artPOP, ouço todo dia... Embora muitos criticam, gosto está acima de tudo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.