Paul McCartney: crítica de New (2013)

Há quem acredite que, depois de quatro décadas de carreira, o britânico Paul McCartney não tenha mais nada de novo para dizer em um disco de inéditas. Mas, do alto de seus 71 anos de idade, parece que o velho Macca discorda. Depois de lançar, ano passado, o álbum Kisses on the Bottom, no qual revisita canções dos anos 1920, 1930 e 1940 que tiveram algum tipo de influência em sua trajetória, ele resolveu se focar no novo. Não à toa, batizou seu primeiro registro inédito em seis anos de New. No álbum, 16º de sua carreira, uma surpresa mais do que grata, uma verdadeira aula de boa música pop, Paul não deixa o seu passado para trás. Ao contrário: New traz faixas que têm um gostinho dos Beatles, sua ex-banda, e também de outros momentos de sua carreira-solo e mesmo de seus anos ao lado dos Wings. Só que isso não faz a obra chegar a soar como nostalgia pura e simples, essencialmente girando em volta do próprio umbigo, porque o músico se cercou inteligentemente de um quarteto de jovens e badalados produtores, que deram a camada de juventude e novidade que surpreenderá os ouvidos desatentos.

O mais estrelado destes nomes é, de fato, Mark Ronson, o homem por trás de Back to Black, o premiado álbum da meteórica Amy Winehouse. Com a mão de Ronson, Paul inspira os ares do quarteto de Liverpool e entrega a faixa-título, divertida, ensolorada e mais Beatles impossível (mais alguém lembrou de "Penny Lane"?), além da viajandona "Alligator", com um sabor da fase mais alucinada e psicodélica dos quatro, mas com um DNA que remonta ao britpop.
Já ao lado de Paul Epworth, um dos nomes mais destacados da atual cena inglesa (de Bloc Party a Florence and The Machine, passando pelo igualmente premiado 21, da cantora Adele), McCartney prova que pode ser tão ou mais roqueiro do que a molecada que atualmente ocupa as páginas de recomendações da revista NME, bíblia dos indies. A faixa de abertura, "Save Us", tem mesmo um gostinho de indie britânico, flertando com o eletrônico em uma vibração que resulta em pura energia, iniciando os trabalhos na medida certa. Já a sutileza de "Queenie Eye", com um refrão gostoso e que dá vontade de sair dançando descontroladamente, não esconde o fato de que estamos diante de um piano absolutamente rock 'n roll, que comanda a festa com mais precisão do que uma guitarra conseguiria neste momento.

A experiência folk de Ethan Johns (Kings of Leon, Joe Cocker) transparece em "Early Days", que nos transporta imediatamente a uma cidadezinha do interior enquanto Macca, aqui quase Bob Dylan, relembra seu passado enquanto garoto, ao lado de John Lennon, escrevendo música dentro de casa enquanto procuram alguém disposto a ouvi-la. É a história dos Beatles cantada em versão acústica. Também é ao lado de Johns que McCartney costura a fragilidade de "Hosanna", com uma vibração oriental, meio indiana, que remete a um certo parceiro das antigas que atendia pelo nome de George Harrison.

Mais da metade de New, contudo, é produzida por Giles Martin – que é ninguém menos do que o filho de George Martin, lendário produtor dos Beatles, considerado uma espécie de quinto integrante da banda. E é justamente sob a batuta de Martin que McCartney se permite ousar um pouco mais. Os críticos foram unânimes na comparação e eu, infelizmente, não consigo fugir dela: "Everybody Out There" é uma faixa mais David Bowie do que Paul McCartney, deixando a gente simplesmente a imaginar como seria uma parceria do velho Macca com seu igualmente talentoso conterrâneo. O irresistível refrão de "I Can Bet" tem um quê de "o que aconteceria se os Beatles surgissem na Londres da virada dos anos 2000?". "Scared", a canção oculta depois de "Road", é uma balada bela e dolorosa ao piano. E eis que "Appreciate", a melhor canção de New, é também aquela que mais conversa com a música eletrônica, daquele tipo mais experimental, gerando uma mistura soturna que tem R&B no meio e chega a remeter ao duo francês Daft Punk. Dá pra imaginar? Pois imagine.
 

New pode até dialogar com o passado de Paul McCartney. Mas o músico não se colocou em uma posição confortável e foi tirar a modernidade para dançar. Aprendeu novos passos. Chacoalhou o esqueleto. E provou que, neste festival de pretensos dançarinos, ainda é um dos maiores craques do sapateado.  

Nota 9

Faixas:
1. Save Us
2. Alligator
3. On My Way to Work
4. Queenie Eye
5. Early Days
6. New
7. Appreciate
8. Everybody Out There
9. Hosanna
10. I Can Bet
11. Looking at Her
12. Road


Por Thiago Cardim

Comentários

  1. Bicho, que resenha bem feita! Independente de concordar ou não, pois ainda não ouvi o álbum, mas é um prazer ler um texto bem "escrivinhado" rs desse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Patrick rsrs

      Excluir
    2. Tambem concordo

      Excluir
    3. oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

      Excluir
    4. Concordo com você. Texto muito bom.

      Excluir
    5. Bicho, vimos o teu comentário em nosso módulo. Um dos comentários mais famosos do Brasil. Um salve do 6º ano D

      Excluir
    6. Concordo com você.

      Excluir
    7. Excelente comentário, Patrick.

      Excluir
    8. Ótimo comentário, praticamente disse o que eu não conseguia descrever sobre o texto está totalmente impecável

      Excluir
    9. Luan Batista 6 Ano B17 de maio de 2021 às 08:09

      Muito bom o comentário concordo, Patrick.

      Excluir
    10. Júlia Sesi Itapagipe Salvador17 de maio de 2021 às 08:09

      Olá Patrick! Acabei de ler seu comentário no meu módulo. Eu concordo com o que você falou! Ótima resenha, muito boa. Recomendaria muitas pessoas a ler.

      Excluir
    11. Olá Patrick, vi seu comentário no meu livro da escola,e gostei muito.

      Excluir
    12. eu me interessei muito no seu comentário, ve sua resposta no meu módulo e entrei nesse link que minha professora postou

      Excluir
    13. Olá, sou do SESI Itapagipe - Salvador/BA. Pude ler seu comentário no módulo de Língua Portuguesa. Gostaria de registrar que gostei da forma como você escreveu seu comentário. Abraços!

      Excluir
    14. Olá Patrick gostei do seu comentário estou estudando na materia de língua Portugesa sou do 6 ano do Sesi ITAPAGIPE SALVADOR ba.

      Excluir
    15. Olá, sou do Sesi Itapagipe-Salvador Bahia . E quero falar que eu vi o comentario de Patrick , gostei do seu modo de falar. Parabens ! :)

      Excluir
    16. Olá Patrick sou estudante do Sesi Itapagipe -salvador Bahia. Quero lhe falar que vi seu comentário gostei muito

      Excluir
    17. oi, sou Maria Cecilia e estudo no Sesi Itapagipe Salvador Bahia , estudo Língua Portuguesa com a professora Ivana Catharina , curti seu comentario Patrick , e agora fiquei curiosa para escutar o novo album new!!

      Excluir
    18. Olá, sou aluna do 6°ano A SESI ITAPAGIPE/Salvador
      E concordo plenamente com o seu comentário Patrick,assim como você não ouvi este álbum,esta resenha inclusive está no módulo da escola em que estudo
      Esta resenha está muito bem feita e quem fez está de parabéns!

      Excluir
  2. Com essa resenha ficamos curiosos para escutar o álbum new. Excelente resenha!

    ResponderExcluir
  3. Nós estamos estudando o seu texto nas aulas de Língua Portuguesa. Somos do SESI JARDIM DA PENHA! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho está estudando esse texto no 6 ano Sesi Caruaru Pé, vim pra vê o site e comentários

      Excluir
    2. Meu filho tbm faz 6° Ano no Sesi Goiana-Pe, e viemoa pesquisar aqui.

      Excluir
    3. Eu sou do sesi de campo grande ES

      Excluir
    4. Eu também, sou do SESI Cachoeiro :)

      Excluir
    5. é eu sou do sesi ibura :)

      Excluir
    6. Eu sou do (SESI 6ª ANO) e eu achei ela muito interessam-te e eu vou adora publica-la em vários locais ( os mais asseados)

      Excluir
    7. estudo na escola sesi de juazeiro ba tbm estamos estudando esse asunto

      Excluir
    8. Minha filha também estuda no Sesi (6°ano)Araguaína TO

      Excluir
    9. Eu amei esse texto, Estudo no (Sesi feira de santana)

      Excluir
    10. Concordo, gostei muito da crítica

      Excluir
    11. eu gostei bastante desse texto, ele contem varias informaçoes diferentes, meu nome e Lailla e eu estudo no 6°C da ESCOLA SESI JOSE CARVALHO-BA, com a tutora da classe Ana Calita.

      Excluir
    12. Sesi Senai Benedito Bentes

      Excluir
  4. Achamos o texto muito interessante e agora estamos fazendo atividades sobre ele. (6º D - SESI JARDIM DA PENHA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e meus amigos também estamos estudando o mesmo texto, Somos do SESI 6 A Maceió Alagoas

      Excluir
  5. Alunos SESI Ananindeua 6 ANO C4 de março de 2021 às 17:09

    Estamos gostando de estudar essa resenha, parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. daniel sarmento caldas5 de março de 2021 às 15:33

      eu tambem,sou do sesi de
      campo grande

      Excluir
    2. Eu também sou do sesi de Campo Grande

      Excluir
    3. Sou do Sesi-Cachoeiro ES 6° ano B e também estamos estudando isso kk

      Excluir
  6. Muito bom.Estou estudando esse texto nas minhas aulas de português,na escola Sesi Crixas Goiás, gostei muito desse texto,mais nunca escutei o disco.

    ResponderExcluir
  7. muito bom essa resenha.

    ResponderExcluir
  8. eu estou estudando essa resenha na escola SESI Crixás Goiás e estou achando muito interessante

    ResponderExcluir
  9. eu estou estudando na escola SESI e estou achando muito interesante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estudo na escola SESI do Piauí
      achei interessante sou do 6 ano b

      Excluir
  10. eu estou estudando essa resenha ne escola SESI e estou achando muito interesante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. julia vilar silvestre22 de março de 2021 às 18:16

      estudo na escola SESI Dourados MS achei bem interesante esta resenha
      super legal .BEIJOS PESSOAL DO SESI

      Excluir
  11. ME CHAMO ARTHUR E PRECISO DESSA PAGINA DA WEB NA QUARENTENA PARA FAZER 6 PAGINAS KKKK NEM SEI QUEM E ESSE TAL DE PAUL TENHO 11 ANOS

    ResponderExcluir
  12. EU ESTUDO NA ESCOLA SESI KKK MT TOP - SESI MARABA

    ResponderExcluir
  13. parabéns! Excelente texto.

    ResponderExcluir
  14. Amei o texto ele foi muito bem escrito , estou estudando ele na minhas aulas de português na escola SESI-COLATINA

    ResponderExcluir
  15. Essa resenha e demais eu estou estudando ela na minha escola SESI Colatina no ES.Muito boa sou o Luís Felipe do •6 ano B

    ResponderExcluir
  16. Muito legal essa resenha , estou estudando ela na escola Sesi de Macapá, no 6 B.

    ResponderExcluir
  17. THIAGO, MUITO OBRIGADO, APRENDI MUITAS COISAS SOBRE ROCK, BEATLES, PAUL MCCARTNEY E SEU ÁLBUM NEW.A MINHA PROFESSORA TRABALHOU MUITO BEM ESSE TEXTO (RESENHA) COM A MINHA TURMA. VITOR CASTRO RAMOS-SESI MARABÁ-PA

    ResponderExcluir
  18. Muito bom estamos estudando a sua resenha 2 vez que eu leio

    ResponderExcluir
  19. Muito bom adorei a resenha estou lendo essa resenha pela segunda vez amei estou estudando(aigustim)

    ResponderExcluir
  20. adorei a resenha parabéns, estou estudando ele na escola SESI e estou adorando.

    ResponderExcluir
  21. sou O Henrique do SESI-COLATINA do 6 ano A e estamos estudando esse texto nas aulas de língua portuguêsa, achei o álbum e o texto ÓTIMOS

    ResponderExcluir
  22. Thiago de Sesi Laranjeiras 6°ano B: EU gostei muito da resenha, uma otima ate., explica bem como foi a carreira de PaulMcartney
    e como esta ate hoje, eu gostei

    ResponderExcluir
  23. Oi sou nicolly 6B gostei das resenhas e informaçoes

    ResponderExcluir
  24. arthur barteli do sesi de laranjeiras 6 ano b

    gostei muito dessa rezenha ficou muito bom vlw thiago eu vi muito de paul mccartney e a carreira dele

    ResponderExcluir
  25. Sou Ithan do SESI-LARANJEIRAS sou do 6 ano B gostei muito da resenha,gostei muito da carreira da PaulMcartney

    ResponderExcluir
  26. Eu sou Lucas eu sou do SESI-LARANJEIRAS do 6°ano D e gostei muito da carreira de paulMcartney e conheci um pouco da sua trajetória

    ResponderExcluir
  27. Eduardo Toledo Baêta Sesi Laranjeira 6b : é MT bom pq conta um pouco sobre a história e a carreira de Paul

    ResponderExcluir
  28. Sou o Arthur Alípio Carvalho do Sesi Laranjeiras 6ºB e na minha opinião foi muito legal saber sobre a trajetoria de PaulMcartney em seu trablaho eu achei ótimo.

    ResponderExcluir
  29. Sou a Esther Souza Santos do Sesi Laranjeiras 6b.Foi muito legal saber mais e mais sobre essa crítica que aconteceu lá em 2013,e hoje eu estou estudando sobre Paul McCartney e toda a sua carreira que foi ótima!

    ResponderExcluir
  30. Sou Gabriel Montay Rocha Madeira do SESI LARANJEIRAS 6ºB e achei a critica muito boa.

    ResponderExcluir
  31. o álbum é muito bom as musicas são muito boas

    ResponderExcluir
  32. As musicas são muito boas

    ResponderExcluir
  33. Essa resenha e muito boa talvez esse album tambem deve ser bom mais acho que nao vou gostar por que nao gosto de rock muito bom essa resenha parabens Paul McCartney sou do sesi de laranjeiras e tambem estou estudando essa resenha na minha escola.

    ResponderExcluir
  34. Ficou top essa resenha sou do sesi 6°c

    ResponderExcluir
  35. oi sou Israel do Sesi Laranjeiras e sou do 6 ano c e foi muito legal saber sobre a trajetória dele muito bom.

    ResponderExcluir
  36. Ficou top essa resenha sou do Sesi Laranjeiras do 6°c

    ResponderExcluir
  37. Eu sempre tive a curiosidade de aprender sobre a banda dos Beatles, esse texto me mostrou muitas músicas e me ensinou muito sobre essa banda maravilhosa que fez tanto sucesso no passado. Fiquei muito feliz de ter visto que um dos integrantes (Paul McCartney) está seguindo sua paixão, parabéns Thiago pelo excelente trabalho! Daniela_SESI-Laranjeiras

    ResponderExcluir
  38. olá sou Israel Filho do 6 ano c e achei a critica muito boa.

    ResponderExcluir
  39. sou ana beatriz do 6c, estudo no sesi de laranjeiras,em lingua portuguesa estou estudando sobre os beatles,e por isso achei essa critica muito boa

    ResponderExcluir
  40. Gostei muito dessa resenha ficou muito top (Sou do Sesi de Laranjeiras 6 C)

    ResponderExcluir
  41. Sou Guilherme do sesi Laranjeiras 6B estou estudando sobre o Paul McCartney em portugues, e legal sabe um pouco da careira e a vida de Paul McCartney.

    ResponderExcluir
  42. tambem gostei da resenha

    ResponderExcluir
  43. Eu adorei o texto sou da escola sesi Crixás Goiás

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou do Sesi, me interessei para ler o texto e vim acessar

      Excluir
  44. Marcela- Professora do SESI - Campo Grande, Cariacica (ES)15 de março de 2021 às 16:59

    Adoramos seu texto, obrigada por compartilhá-lo conosco. Turmas do 6º A, 6º B e 6º C.

    ResponderExcluir
  45. Sou do 6º anoA SESI de Campo Grande (ES) e esse texto está em nosso livro

    ResponderExcluir
  46. Olá eu sou pedro couto gostei muito do texto. Eu sou do sesi campo grande 6°ano A

    ResponderExcluir
  47. nicolle almeida zanellato17 de março de 2021 às 13:45

    sou do 6ano c sesi campo grande(es) gostei o texto foi lagal e muito bom. para mim patrick foi muito bom obg por compartilha com nos

    ResponderExcluir
  48. Alunos do SES Campo Grande17 de março de 2021 às 13:48

    Alunos do 6º A, B e C, estudando esse texto.

    ResponderExcluir
  49. Português é a melhor matéria!!!

    ResponderExcluir
  50. opa,sou do sesi de campo grande do 6b
    gostei muito do texto e eu e minha turma estamos estudando sobre isso

    ResponderExcluir
  51. EU ESTUDO NO SESI E ESTOU TRABALHANDO ESSE TEXTO NA MATÉRIA DE POTUGUÊS,OIIII TURMAAAAAAA.
    PRESTEM ATENÇÃO NA AULA!!!! 🦊🍜🍥🍙🍡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou do SESI João Ubaldo Ribeiro Luis Eduardo Magalhães sou a isabella eu estou fazendo aula online agora e estudando sobre esse texto🤧🤧🤧👌💍

      Excluir
  52. concordo
    eu tb estudo no sesi

    ResponderExcluir
  53. OI meu nome gabriel lopes de menezes eu adorei esse texto eu estud na escola do sesi

    ResponderExcluir
  54. Oi meu nome e Gabriel lopes De Menezes eu adorei esse texto eu estudo na escola sesi me ajudou muito na materia de portugues minha professora e a Thays da Silva Cardim.boas aulas

    ResponderExcluir
  55. o álbum deve ser bem bom, sou do Sesi MS

    ResponderExcluir
  56. Oi meu nome é Mariana! Gostei muito da sua resenha e estamos estudando isso! SESI-Cachoeiro.

    ResponderExcluir
  57. Oi aqui é o Vinicius Oliveira Paulovich, eu gostei muito da resenha eu achei muito bom e legal, estou falando da escola SESI MS Dourados.

    ResponderExcluir
  58. Eu tou estudando isso também sesi-terisina

    ResponderExcluir
  59. OII eu estudo no SESI Piauí
    Estamos estudando essa resenha crítica nas aulas de língua portuguesa!

    ResponderExcluir
  60. sou do Sesi-ibura,estou estudando isto

    ResponderExcluir
  61. hoi achei a crítica muito boa. Foi bem escrita e elaborada

    ResponderExcluir
  62. Eu Sou Do Sesi Ibura Do 6A E Estou Estudando Esse Site

    ResponderExcluir
  63. Meu filho está estudando seu texto (resenha), pelo SESI Maceió e viemos dar uma pesquisada aqui na página. Desde já parabenizo pelo trabalho divino...👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir
  64. essa e uma critica muito boa

    ResponderExcluir
  65. sou do sesi fortaleza ceara , e muito boa essa critica rsrs

    ResponderExcluir
  66. muito legal essa critica, agr que estou no 6 ano estudei sobre ela ficou muito bom :]

    ResponderExcluir
  67. Sou do SESI Canaã de Goiania/Goias

    ResponderExcluir
  68. eu gostei muito do texto tras coisa muito importantes sobre os beltals falo do (colegio anisio teixeira sesi de vitoria da conquista ba )

    ResponderExcluir
  69. Eu sou do sesi de Vitória da conquista (6B) adorei essa resenha! mto boa adorei :D

    ResponderExcluir
  70. gostei muita dessa resenha sou do 6 B da escola Sesi/Vitória da Conquista/BA, nas nossa aula de Língua Portuguesa nós estamos estudando sua resenha bem escrita

    ResponderExcluir
  71. Gostei muito dessa resenha ela é muito bem escrita. Sou do Sesi canaâ Goiânia /Goiás

    ResponderExcluir
  72. Eu sou do Sesi de Vitória da conquista/BA (6A) adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  73. Eu gostei muito dessa resenha muito bem escrita, e muito bem explicada, sou da escola SESI/Vitoria Da Conquista/BA


    Uma abraço para todos que estudam e bons estudos

    ResponderExcluir
  74. sou do sesi de vitoria de conquista e gostei muito da resenha

    ResponderExcluir

  75. Meu pai ama os beatles, ele escuta toda a hora, e eu estou estudando sobre a resenhe agora mesmo
    Eu estudo no Sesi/Vitória da Conquista

    ResponderExcluir
  76. sou bonitao venho da escola sesi anisio texeira

    ResponderExcluir
  77. Olá, Thiago! Que resenha mais maravilhosa! Lembrar da trajetória dos Beatles é um encanto! Seu texto é simplesmente encantador! Ainda não ouvi o álbum, mas me interessei demais! Meus alunos da Escola SESI de Vitória da Conquista-BA (Escola Anísio Teixeira), do 6º ano A e B (alunos muito incríveis)!

    ResponderExcluir

  78. Eu estou estudando sobre a resenhe agora mesmo e apareceu sobre a resenha dos beatles
    Eu estudo no Sesi/Vitória da Conquista

    ResponderExcluir
  79. Eu gostei da sua resenha eu li com a minha turma na sala de aula com a professora de português. Eu sou Sofia aluna do colégio SESI Anisio Teixeira Vitória da Conquista Bahia.

    ResponderExcluir
  80. sou do 6°A da escola Sesi de Feira de Santana e simplismente adorei muito! Amo muito os Beatles e amei muito o Sesi abordar esse assunto!! Muito bom.

    ResponderExcluir
  81. Resenha muito boa! Os estudantes do 6A - Feira de Santana gostaram muito de conhecer mais Paul McCartney e o álbum New.

    ResponderExcluir
  82. EU GOSTEI MUITO DA RESENHA , SOU DO 6 ANO A SESI [FEIRA DE SANTANA ]

    ResponderExcluir
  83. Amei essa resenha sou do colégio SESI de feira de Santana 6°ano A

    ResponderExcluir
  84. Senhor... adorei a sua crítica! Meu pai escuta "Os Beatles" e irei mostrar o álbum e a crítica. Tenho 11 anos e faço parte do SESI de Feira de Santana, estou no sexto ano A e estamos estudando o seu texto! Muito obrigada por fazer uma obra prima tão grandiosa e criativa, continue assim! Irei acompanhar o seu Blog!

    ResponderExcluir
  85. Respostas
    1. Meus alunos do 6C - Feira de Santana gostaram muito da resenha e gostaram de saber mais informações sobre o álbum New! Parabéns!!

      Excluir
  86. achei bem legal e interesante

    ResponderExcluir
  87. Eu tbm estou estudando esse texto ,sexto ano , no SESI de Luiz Eduardo Magalhães

    ResponderExcluir
  88. Parabéns gostei muito dessa resenha Thiago parabens tu escreve bem voce éscreve melhor que o montero lobato estou estudando sobre o álbum na aula de português gostei bastante da sua resenha nota 10 sou do Sesi Canaâ.

    ResponderExcluir
  89. Olá, estamos aqui no SESI SENAI BENEDITO BENTES, em Maceió, AL. Somos do 6º ano D. Gostamos muito do texto. Além disso, o seu texto está bem famosos agora por aqui. Ah, estamos aprendendo sobre resenha.

    ResponderExcluir
  90. Yasmin Sophia 6 ano c3 de maio de 2021 às 12:06

    Oiiii, tudo bem ?eu sou do Sesi comendador Bernardo Martins catharino sou do 6 c, gostei muito do texto , um aviso demos o ib do texto, ele está no módulo 6 ano módulo 1. Espero que tenha gostado da minha resenha tchau 😆.

    ResponderExcluir
  91. Concordo com vc. Sesi Itapagipe BA:Salvador.

    ResponderExcluir
  92. Muito boa a resenha! Sou do Sesi Cambona Maceió 6°c, e vim aqui emitir minha opinião sobre 😊

    ResponderExcluir
  93. Muito muito boa essa história sou do Sesi Ryann Gabriel Menezes da silva 6°E

    ResponderExcluir
  94. oi su Eloisa estudo no SESI aqui de sergipe , nossa teve bastante gente do SESI que leu sua reseha , e não é pra menos , pois adorei ela tambem : )

    ResponderExcluir
  95. Oi meu nome é maria Eduarda sou do sesi de aracaju-se estudo com a prof Debora reis e eu amo muito o sesi estudo no sesi faz 4 anos amo muito bjs❤💅

    ResponderExcluir
  96. SOU DOS SESI DE ARACAJU-SE ROBERT SIMONS SOU DO 6H E ESTUDO COM A MELHOR PROFESSORA DE PORTUGUES: DEBORA REIS JULIA GABRIELLE DANTAS E EU AMEI A RESENHA ACHEI INTERESSANTE

    ResponderExcluir
  97. gostei da resenha!! vi uma musica, gostei do ritmo da musica, sou do SESI de Sergipe 6h.

    ResponderExcluir
  98. oi eu sou Fátima Juliana 6 H, estudo no Sesi Robert Simonsen de Aracaju-SE, eu adorei seu texto para quem gosta de ler recomendo muito essa resenha.

    ResponderExcluir
  99. Oi meu nome e Giovanna Farias 6h estudo no Robert Simonsen de Aracaju-SE e achei o texto bem interessante

    ResponderExcluir
  100. vim pela minha professora do sesi . E muito bom


    ResponderExcluir
  101. Oi meu nome é Cecília Mendonça estudo no Robert Simonsen do 6L de Aracaju-SE e achei essa resenha muito interessante e muito legal

    ResponderExcluir
  102. Oi sou Arthur de Jesus da escola Roberto Simonsen do 6L Aracaju-Sergipe. Gostei bastante da resenha vou ler várias outras da Banda

    ResponderExcluir
  103. Oii, meu nome é Laís Barros Nascimento do 6L no Roberto Simonsen de serguipe, e eu nunca nem ouvi falar do Paul McCartney, vou pesquisar depois pra ver melhor

    ResponderExcluir
  104. Olá meu nome é Lívia Simões da Silva e eu estudo no SESI do Roberto Simonsen no 6L de Aracaju, achei sua resenha crítica muito interessante.

    ResponderExcluir
  105. Gostei bastante da resenha, ele tem várias informações bem resumidas e achei bem interessante. Meu nome é Aline, sou do 6 ano L e estudo no Roberto Simonsen. SE/Aracaju.

    ResponderExcluir
  106. Meu nome e Kauê Campos de Oliveira só 6°I e adorei o texto

    ResponderExcluir
  107. Eu gostei muito do texto achei bem interessante. Meu nome e Luany marrie sou do 6 ano I estudo no Roberto Simonsen . Se / Aracaju

    ResponderExcluir
  108. Olá meu nome é Ana Beatriz Oliveira dos Santos estudo na escola SESI NO ROBERTO SIMONSEN . SE / Aracaju. E sou do 6° ano i , gostei muito da resenha e tem farias informações gostei bastante.

    ResponderExcluir
  109. achei muito interessante a resenha ,meu nome é aysla,sou do 6ºano i e estudo no Roberto Simonsen. SE/Aracaju.

    ResponderExcluir
  110. Oi sou Érica Valéria Santos Vieira 6 ano I e eu achei o texto muito interessante porque fala sobre a adolescência de um carro chamado Paul Mcartiney. E as músicas dele é muito legal também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui e Hemelly mariana e eu achei muito legal o seu texto acabei ler o seu comentario no livro de portuques e concordo com o senhor

      Excluir
  111. Rodrigo de Lima Gomes17 de maio de 2021 às 08:08

    Eu posso concordar

    ResponderExcluir
  112. Davi Neri SESI itapajipe salvador17 de maio de 2021 às 08:10

    Fala Patrick concordo com você texto muito bem descrevido e muito legal eu sou do Sesi de Salvador cara muito bom parabéns cara arrasou nessa um texto magnifico e interessante

    ResponderExcluir
  113. sou do 6 ano d goste de le esse texto muito interessante

    ResponderExcluir
  114. Miguel Mascarenhas de Almeida17 de maio de 2021 às 10:13

    Olá sou Miguel do Sesi itagipe 6 D, e estou comentando aqui para dizer que achei o comentário muito legal.

    ResponderExcluir
  115. meu nome é Nathaly sou do 6°d e eu achei legal

    ResponderExcluir
  116. diogo SESI itapajipe salvador17 de maio de 2021 às 10:17

    fala Patrick seu mito concordo com vc teu texto ta ise muito top Sou so sesi de salvador mano muinto top

    ResponderExcluir
  117. Amanda Santos-6 ano D SESI Itapagipe17 de maio de 2021 às 10:17

    Eu gostei bastante do texto, já avia dado uma olhada nas musicas mais não gostei tanto mesmo assim gostei muito do texto.

    ResponderExcluir
  118. Oi, é eu sou Camila do Sesi Itapagipe SA,e eu achei esse texto muito bom, fiquei sabendo dele por meu irmão e minha escola gostei muito.

    ResponderExcluir
  119. Sophia Lopes 6D - Sesi Itapagipe17 de maio de 2021 às 10:18

    Olá sou Sophia amei o comentário.

    ResponderExcluir
  120. Diogo SESI itapajipe salvador17 de maio de 2021 às 10:19

    Fui vendo o comentário de Patrick e dando minha opinião concordo mui
    to com esse mito

    ResponderExcluir
  121. Pedro Henrique Estrela Santos17 de maio de 2021 às 10:20

    O comentário do Patrick foi bem útil, eu concordo com ele.

    ResponderExcluir
  122. Marcella de Oliveira17 de maio de 2021 às 10:25

    Oi meu nome e Marcella de Oliveira , tenho 11 anos sou da escola Comendador Bernado Martins Catharino eu amei essa resenha

    ResponderExcluir
  123. Ana Beatriz Trindade Sesi Itapagipe 6 ano B17 de maio de 2021 às 20:53

    Olá Patrick, concordo seu comentário, também gostei muito dessa crítica.

    ResponderExcluir
  124. Oi Patrick vc virou assunto no nosso Lívro obgd

    ResponderExcluir
  125. Oi eu sou Maria Eduarda Souza Lima sou da escola SESI ITAPAGIPE do 6º ano E e essa resenha apeteceu no meu livro de Lingua portuguesa

    ResponderExcluir
  126. Ana Victoria Sesi Itapagipe 6-e18 de maio de 2021 às 07:47

    Olá sou do Sesi Itapagipe vi seu comentário no meu módulo e concordo plenamente a resenha de mesmo bem Feita mesmo RS.

    ResponderExcluir
  127. Samara Pereira 6°A18 de maio de 2021 às 10:33

    Olá, sou aluna do SESI Itapagipe Salvador\BA
    E amei o comentário eu concordo com vc, além de ver seu comentário no módulo, eu li aqui também, e eu achei ótimo eu concordo plenamente com isso,ops quase esqueci de dizer: tchau e se cuidem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.