Questions: crítica de Out of Society (2013)

Formada no já distante ano de 2000 em São Paulo, o Questions lançou em julho último o seu novo trabalho, o compacto com quatro faixas Out of Society. Prensando em vinil pela Polysom, o disquinho traz quatro músicas inéditas - “Out of Society”, “Discord”, We Are Not Alone” e “Face Your Fear” - e foi produzido pela própria banda ao lado de Fernando Sanches.

Apesar de estar associada ao movimento hardcore e a trilhar o gênero ao longo de todos esses anos, em Out of Society o Questions aproxima-se do thrash em diversos momentos. Os riffs pedalados, as variações de andamento e a estrutura das composições revelam a grande influência da sonoridade popularizada pelas bandas da Bay Area no som do quarteto, tudo isso balanceado e equilibrado com o background hardcore do grupo. Essa mistura torna o som muito interessante, e enriquece a sonoridade da banda.

A faixa que dá nome ao EP talvez seja a composição que menos apresenta essas influências thrash, mas mesmo assim traz uma acendência inequívoca de metal em seus dois minutos e meio de duração. A influência de Agnostic Front é bastante perceptível, e a banda nova-iorquina, não por acaso, construiu uma carreira que sempre caminhou no limite do crossover, em alguns momentos soando mais hardcore e em outros mais metal. O Questions segue esse mesmo direcionamento em Out of Society, o que só torna a sua música ainda mais forte, inserindo variação e peso nos momentos mais hardcore, e fúria desmedida nos trechos mais alinhados com o heavy metal. “Discord” é um bom exemplo dessa variação, equilibrando essas duas linhas sonoras de forma eficaz.

A excelente “We Are Not Alone”, que ganhou até clipe, é a grande faixa de Out of Society, com riffs pesadíssimos e letra inteligente, cantada com um cinismo palpável pelo vocalista Edu Andrade. A guitarra de Pablo Menna conduz a pancadaria, que se solidifica com a cozinha eficiente formada pelo baixista Helio Suzuki e pelo baterista Duz Akira. O EP se encerra com “Face Your Fear”, faixa mais cadenciada e com linhas vocais interessantes e quase faladas por Edu, além da parede sonora formada pelo guitarra de Menna.

Out of Society é um disco muito legal, e que mostra a força e a qualidade do trabalho do Questions. A bela capa e a opção por prensar o material em vinil deixam a experiência ainda mais legal, além de tornar o EP um item colecionável de imediato.

Para conhecer o som e a história do Questions, acesse o site da banda.

Nota 7
 

Faixas:
A1 Out of Society
A2 Discord

B1 We Are Not Alone
B2 Face Your Fear

Por Ricardo Seelig

Comentários