Top 2013 Collectors Room: os melhores do ano na opinião de João Renato Alves, da Van do Halen

Criado e editado por João Renato Alves, a Van do Halen é hoje o site de notícias mais ágil do Brasil quando o assunto é hard rock e metal. Com um trabalho incansável, João mantém milhões de fãs de música atualizados e bem informados em todo o país.

Parceiro de longa data da Collectors, João Renatto não poderia ficar de fora do nosso Top 2013 - e não ficou. Abaixo você confere quais foram, em sua opinião, os dez melhores discos do ano, além de mais uma coisinhas.



The Winery Dogs – The Winery Dogs

O trio mais arrasador surgido nos últimos tempos merece o topo da lista. A técnica usada em favor da música, longe de exibições firulentas. Que se faça justiça a Richie Kotzen, que não merece passar a vida no anonimato.



Black Sabbath – 13

O retorno de uma das maiores bandas da história com ¾ de sua formação original acabou gerando algo até melhor que o esperado por parte dos fãs. Sem medo de investir nas raízes, o grupo mostrou o que sabe fazer de melhor. Se esse for o fim, é um trabalho digno para tal função.



Sepultura – The Mediator Between Head and Hands Must Be the Heart

Quem implica, continuará assim. Mas o novo Sepultura, que já tinha feito o excelente Kairos, ficou ainda melhor neste disco de título quilométrico. Flertes com o que há de mais pesado no ramo e a velha categoria.


Paul McCartney – New

A humanidade deveria ser eternamente grata por esse ser de luz ter vindo parar neste planeta. Só Paul McCartney é capaz de fazer uma ideia simples ganhar grandiosidade infinita sem o menor esforço. Mais uma pérola para sua preciosa discografia.


Carcass – Surgical Steel

Com a carnificina usual, os ingleses fizeram um dos melhores discos de retorno dos últimos anos. Unindo elementos de várias fases, Jeff Walker e companhia registraram mais um trabalho para a posteridade.



David Bowie – The Next Day

O melhor álbum do camaleão em muito tempo – muito mesmo! Transpirando emoção pelos alto-falantes, Bowie mostra que a espera valeu a pena e comove todo o mundo da música.



The Quireboys – Beautiful Curse

A velha fórmula dos britânicos ainda funciona. Misturando hard setentista e classic rock, guiados pela voz rouca de Spike, o grupo não desaponta sua pequena, porém fiel, legião de fãs.



Pretty Maids – Motherland

Se há uma coisa que os adeptos têm certeza é que o Pretty Maids nunca decepcionará. Heavy metal, hard rock e AOR se unem em mais um grande momento dos dinamarqueses.



Volbeat – Outlaw Gentlemen & Shady Ladies

Todo o estardalhaço em volta da banda é justificado. Com a entrada de Rob Cagianno, o Volbeat oferece mais uma séries de sons envolventes em seu ambiente fantasioso e obscuro, regado a tiroteios e whisky barato.



Children of Bodom – Halo of Blood

Apesar de ter continuado lançando bons discos, o grupo de Alexi Laiho vinha desapontando órfãos da fase inicial. Parte do prestígio foi resgatado neste play, que recupera influências extremas e mostra a banda em grande momento técnico.


Também merecem ser citados:

Fair Warning – Sundancer
Stryper – No More Hell to Pay
Elton John – The Diving Board
Diamond Dawn – Overdrive
Black Star Riders – All Hell Breaks Loose
Tom Keifer – The Way Life Goes
Reckless Love – Spirit
Powerwolf – Preachers of the Night
Voodoo Circle – More Than One Way Home


Decepção do Ano: Megadeth – Super Collider

Decepção acontece quando a gente esperava algo de bom e acaba não vindo. Portanto, o Bon Jovi está descartado, já que não dava para esperar nada mesmo. Sendo assim, escolho para o posto a pisada no freio de Dave Mustaine e sua trupe, com um trabalho bem abaixo dos que vinha fazendo desde o retorno da banda.


Melhor CD/DVD Ao Vivo: Judas Priest – Epitaph

Melhor Show: Black Sabbath (Estacionamento da FIERGS, 9 de outubro, Porto Alegre – RS) 

Comentários

  1. Volbeat fez o disco mais comercial de sua carreira, isso não tira o mérito do disco e realmente é mais um que tem que estar entre os melhores do ano, Justo.

    Do Carcass gostei muito e olha que não curto muito metal extremo, som de guitarra animal tem essa banda.

    O Quireboys eu não gostei, sou mais os 2 primeiros deles.

    ResponderExcluir
  2. "Epitaph" do Judas Priest ficou foda mesmo, sensacional. O problema é que o DVD do Sabbath ainda vai sair, daí fica foda falar que o "Epitaph" é o melhor, vou ter que esperar. O Richie Faulkner é praticamente o K.K com 30 anos novamente, impressionante !!!!

    ResponderExcluir
  3. o MACCA é o melhor...os demais são bons. `

    Parabéns pelas escolhas!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  4. Richie Faulkner.... pior que é a cara do K.K quando mais novo , concordo muito com esse comentário, inclusive quando comprei o dvd disse isso para amigos.

    ResponderExcluir
  5. "A técnica usada em favor da música, longe de exibições firulentas."

    Existe algum colaborador/parceiro da CR que gosta de prog e suas "firulas"? Tipo Emerson Lake and Palmer (que eu adoro demais, mas convenhamos que o Keith Emerson é um firulento mor). SEMPRE leio por aqui alguém enaltecendo algo por não ter passagens, digamos, tipicamente barrocas do progressivo rsrs. Não é possível que não tem nenhum!


    Sobre a lista, vários discos que gostei muito em 2013!

    Preciso urgente ouvir o novo do Paul (sim, ainda não ouvi) e o novo do Bodom!

    ResponderExcluir
  6. Esse Megadeth eu tb não curti.

    Indo atrás de : The Quireboys, Pretty Maids, Volbeat, Children of Bodom, dentre outros.

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito do Van do Halen, mas esses álbuns de "AOR" não descem pra mim não hahaha. Fui conferir no youtube aquelas bandas citadas no finalzinho e foi foda, vou até ouvir um Watain aqui para limpar meus ouvidos rsssss

    Só confiram as bandas do final quem for realmente fã de AOR ! A dica tá dada haha

    ResponderExcluir
  8. Meu top 10:

    Almah - Unfold
    Annihilator - Feast
    A Sound of Thunder - Time's Arrow
    Benedictum - Obey
    Black Sabbath - 13
    Civil War - The Killer Angels
    Ghost - Infestissumam
    Hibria - Silent Revenge
    Queensrÿche - Queensrÿche
    The Winery Dogs - The Winery Dogs

    Menções honrosas:

    Amaranthe - The Nexus
    Chastain - Surrender to No One
    Dream Theater - Dream Theater
    Manilla Road - Mysterium
    Motörhead - Aftershock
    Newsted - Heavy Metal Music
    Pretty Maids - Motherland
    Warlord - The Holy Empire

    Decepção:
    Megadeth - Super Collider

    DVD do ano:
    Megadeth - Countdown to Extinction: Live

    Acho que listas de melhores do ano deviam ser feitas só no ano seguinte, pois tem album pra ser lançado ainda, tipo o do Crimson Viper.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.