Os melhores discos de 2013 segundo a NME

A NME publicou em sua edição desta semana a sua sempre esperada, e muitas vezes polêmica, lista com os melhores discos do ano. Pessoalmente, achei a seleção menos surpreendente e mais tradicional do que a de 2012.

No topo, AM do Arctic Monkeys, que desde o seu lançamento havia sido aplaudido de pé pela revista, com direito a uma sonora nota 10. O outro álbum que recebeu a nota máxima este ano na NME - Random Access Memories, do Daft Punk -, aparece apenas na sexta colocação.

Confira abaixo os 50 melhores discos de 2013 segundo a NME:

50. James Blake - Overgrown
49. Daughter - If You Leave
48. Pusha T - My Name is My Name
47. King Krule - 6 Feet Beneath the Moon
46. Primal Scream - More Light
45. Future Of The Left - How to Stop Your Brain in an Accident
44. Speedy Ortiz - Major Arcana
43. The Knife - Shaking the Habitual
42. Cate Le Bon - Mug Museum
41. The Strokes - Comedown Machine
40. Fuck Buttons - Slow Focus
39. The Julie Ruin - Run Fast
38. Courtney Barnett - The Double EP: A Sea of Split Peas
37. Kurt Vile - Wakin on a Pretty Daze
36. Deap Vally - Sistrionix
35. Bill Callahan - Dream River
34. Janelle Monáe - The Electric Lady
33. Tegan and Sara - Heartthrob
32. Palma Violets - 180
31. Merchandise - Totale Nite
30. Yeah Yeah Yeahs - Mosquito
29. My Bloody Valentine - m b v
28. These New Puritans - Field of Reeds
27. Earl Sweatshirt - Doris
26. Factory Floor - Factory Floor
25. Haim - Days Are Gone
24. Parquet Courts - Light Up Gold
23. Chvrches - The Bones of What You Believe

22. Deerhunter - Monomania
21. Iceage - You're Nothing
20. The National - Trouble Will Find Me
19. Disclosure - Settle
18. Hookworms - Pearl Mystic
17. Waxahatchee - Cerulean Salt
16. Jagwar Ma - Howlin'
15. Peace - In Love
14. Vampire Weekend - Modern Vampires of the City
13. Drenge - Drenge
12. MIA - Matangi
11. Jon Hopkins - Immunity
10. David Bowie - The Next Day
9. Laura Marling - Once I Was an Eagle
8. Nick Cave & The Bad Seeds - Push the Sky Away
7. Arcade Fire - Reflektor
6. Daft Punk - Random Access Memories
5. Savages - Silence Yourself
4. Foals - Holy Fire
3. Queens of the Stone Age - ...Like Clockwork
2. Kanye West - Yeezus
1. Arctic Monkeys - AM


Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Cada revista puxa pra sua galera (nacionalidade).
    NME só pode dar UK em 1º lugar.

    Achei que a febre nas listas ia ser no Daft Punk e na gastança com marketing depois que chegaram na poderosa Sony (saindo da EMI). Mas foi o negão.

    Kanye West domina listas dos melhores do ano
    http://cotonete.iol.pt/noticias/body.aspx?id=55909

    ResponderExcluir
  2. Todas as listas com os mesmos queridinhos nas primeiras posições, sendo que no pelotão intermediário estão bandas que nunca mais aparecerão em edições seguintes. Estão somente cumprindo a cota de bandas novas-incríveis-que nós descobrimos, te empurramos goela abaixo e você OTÁRIO engoliu. Nenhuma novidade, a imprensa musical sempre foi assim. Entendo a linha editorial da Collectors Room, e acredito que o ecletismo é um dos fatores que faz o sucesso do site. A publicação de listas próprias dos colaboradores é um excelente contraponto a estes embustes da grande imprensa, mas confesso que me incomoda tanto destaque dado a opinião das grandes publicações gringas. O jabá e a "camaradagem" que correm por lá, é o mesmo das tão criticadas revistas nacionais.

    ResponderExcluir
  3. Um 2 no comentário do Luiz Oliveira.

    ResponderExcluir
  4. Já escrevi aqui: essas listas servem como uma espécie de posionamento de mercado para as revistas. Elas reafirmam a sua maneira de ver a música com os títulos que colocam em primeiro lugar em suas listas de final de ano. A Rolling Stone é mais tradicional, a NME só dá bola para o novo, a Spin é mais eclética, essas coisas.

    Sei que é uma espécie de overdose nessa época do ano, mas acho elas interessantes, e acabam servindo para dar uma geral no que rolou. Eu, particularmente, uso essas listas para ouvir álbuns que ainda não tinha escutado - caso do disco do Vampire Weekend, que passei batido e estou escutando direto.

    Esse fato levantado pelo Yo faz sentido: a forma como consumimos rock aqui no Brasil é diferente da meneira europeia e americana. E, para isso, o contraponto são as listas da equipe do site e dos nossos convidados, que acabam montando, junto com as escolhas das publicações, um IMENSO painel sobre o que foi a música no período, englobando diversos estilos.

    Estou fazendo uma soma dos títulos citados nessas listas dos sites/publicações, e no final publicarei um placar geral com quais foram os 10 melhores álbuns segundo todos eles.

    Abraço, e valeu pelos comentários.

    ResponderExcluir
  5. Sobre esse assunto é interessante citar como o Jazz, o Blues, o Funk e a própria Soul Music são relegados a segundo plano...mesmo pelas revistas mais ecléticas...seria interessante... no futuro...tentarmos mapear alguma revista especializada nestas vertentes para nos ater aos lançamentos e melhores discos

    ResponderExcluir
  6. Luiz falou toda a verdade.

    Ano passado, o queridinho era o Frank Ocean, um cara que eu acho fraquíssimo em Hip Hop e todos ovacionaram só pq era homo e estava num momento que os roqueiros e jornalistas tinham que provar que não tinham preconceitos com um rapper homossexual.

    Já em janeiro de 2013 ... onde está Frank Ocean?

    Tem muita banda mesmo que em janeiro de 2014 ninguém vai escutar.

    A melhor lista pra mim é a de site que conjuga passado, presente e futuro ....e principalmente essa que falaram aí: a dos blogueiros e da audiências dos blogs.

    Pra mim, é o meu norte.

    ResponderExcluir
  7. Com relação ao que o Ricardo disse sobre a forma que o mercado latino em geral consome música, acho que não estamos mais tão divergentes dos europeus e norte americanos. O trabalho das gravadoras (ainda existem?) nas redes sociais e internet em geral tem promovido uma certa homogenização dos gostos lá e cá. Nosso mercado antes só valorizava figurão, mas hoje já temos festivais como o Lollapalooza, onde mais de 80% do line-up é pautado pelas bandas hypadas, tipo que o Lucio Ribeiro adora. Estamos engolindo embustes em tempo real com a Europa, enquanto esperamos sentados a vinda de um Gov't Mule, de um Black Crowes ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.