Que o Mastodon estaria no topo da lista dos cinco melhores discos de junho segundo Chad Bowar e a editoria de heavy metal do About.com, já era de se esperar. Porém, os outros quatro também são nomes de respeito e fizeram por merecer: Anathema, Incantation, Mayhem e Vader.
Concorda? Não? Além desses, algum outro lançamento chamou sua atenção no último mês?
1. Mastodon - Once More 'Round the Sun
A sonoridade do Mastodon tem evoluído ao longo dos anos, tornando-se menos extrema e mais mainstream. Once More 'Round the Sun talvez seja o álbum mais acessível da banda até então. Os caras mantêm tudo sob controle e de forma relativamente simples tecnicamente (para eles). Uma das faixas mais pegajosas é "High Road", um dos destaques do álbum. "Ember City" é outra cujo refrão vai grudar na sua cabeça.
Ainda que o disco não seja muito ambicioso, ele certamente é bastante diversificado. A utilização de diferentes vocalistas é uma das razões, mas a abordagem musical também é variada. Definitivamente, Once More 'Round the Sun tem mais singles em potencial do que qualquer álbum anterior do Mastodon, mas ele também apresenta a profundidade, a textura e a criatividade que sempre se espera da banda.
2. Anathema - Distant Satellites
Distant Satellites é uma bela joia em forma de álbum, que supera os amplos limites de seu próprio gênero musical. O Anathema vai onde poucas bandas de heavy metal foram recentemente e, ao fazê-lo, retorna à singularidade popular de sua música. É só amor e isso basta, sendo que as canções orbitam graciosamente em torno de um mundo apaixonante e doce.
Doom sombrio, passagens atmosféricas e uma espécie de Pink Floyd mais pesado se unem em Distant Satellites, no qual o Anathema de 2014, que conta com os Cavanagh, Douglas e Cardoso, deve funcionar como estrelas, e não como se satélites flutuassem entre eles.
3. Incantation - Dirges of Elysium
O Incantation rasga pelas dez músicas de Dirges of Elysium em pouco mais de 50 minutos. Death metal extremamente pesado e com uma vibração demoníaca, é isso que se espera da banda, há muito conhecida pelos riffs rápidos em cima de blast beats, mudanças de tempo e vocais rosnados de John McEntee ao fundo.
Algumas das canções, como "Debauchery" e "From a Glaciate Womb", classificam-se como possíveis clássicos, e a que encerra o álbum, um hino fúnebre de 16 minutos chamado "Elysium (Eternity is Night)" pode, eventualmente, ser considerada como o magnum opus do Incantation.
4. Mayhem - Esoteric Warfare
Estilisticamente semelhante à Ordo Ad Chao (2007), mas com uma produção mais profunda e uma maior ênfase sobre a dissonância, Esoteric Warfare é imediatamente notado pela adição de Teloch nas guitarras para substituir o veterano Blasphemer, que deixou a banda em 2008.
Somados aos ruídos estão os vocais normalmente estranhos de Attila Csihar, ainda um dos vocalistas mais intrigantes do metal extremo, como pode ser visto com a combinação de rosnados e palavras faladas. Um álbum desafiador e dinâmico, Esoteric Warfare demonstra que o Mayhem ainda é uma força relevante no black metal moderno.
5. Vader - Tibi Et Igni
Tibi Et Igni é ainda outro pedaço do death metal que descende do Slayer, que sempre foi a fonte de inspiração do frontman Peter Wiwczarek, mas tem uma interessante variação que não é normalmente vista em um típico álbum do Vader. Os riffs são o ponto alto, mas a composição é mais diversificada e francamente melhor do que os últimos dois álbuns da banda.
Tibi Et Igni é um interessante e variado álbum do Vader para ver Wiwczarek sair um pouco da sua zona de conforto. Seu desejo de experimentar no atual estágio da sua longa carreira mostra que ele trata a música, e o death metal como um todo, muito seriamente, na verdade.
Por Guilherme Gonçalves
Por Guilherme Gonçalves
Boa lista! Gostaria de ver um veredito do pessoal da Collectors sobre o novo disco do Anathema, e porque não uma discografia comentada também! O som deles é de uma peculiaridade...
ResponderExcluirFala, Ranniere!
ResponderExcluirRapaz, essa é uma missão para o Rodrigo Carvalho. Ele é o mais indicado para uma discografia comentada do Anathema...
Quanto ao veredito, difícil concorrer com o Mastodon. Não tinha como o de junho ser de outra banda...
Acho que o ano musical está começando a engrenar.
ResponderExcluirÉ a lista que mais gostei até agora. O do Mastodon já falamos, mas gostei muito dos novos do Anathema e Vader.
Abraços,
Vinícius - Florianópolis/SC
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCom certeza Guilherme, o mês de Junho foi do Mastodon!!
ResponderExcluirEm relação a discografia comentada do Anathema, converse com o Rodrigo Carvalho sobre, por favor... rsrs
abs.
Excelente ideia a Discografia Comentada do Anathema!
ResponderExcluirComeçaremos a estudar aqui hehehe.
É
ResponderExcluir