Os cinco melhores discos de heavy metal lançados em junho segundo o About.com

Que o Mastodon estaria no topo da lista dos cinco melhores discos de junho segundo Chad Bowar e a editoria de heavy metal do About.com, já era de se esperar. Porém, os outros quatro também são nomes de respeito e fizeram por merecer: Anathema, Incantation, Mayhem e Vader.

Concorda? Não? Além desses, algum outro lançamento chamou sua atenção no último mês?

Para conferir as listas passadas de 2014, basta clicar: janeiro, fevereiro, março, abril e maio.

1. Mastodon - Once More 'Round the Sun

A sonoridade do Mastodon tem evoluído ao longo dos anos, tornando-se menos extrema e mais mainstream. Once More 'Round the Sun talvez seja o álbum mais acessível da banda até então. Os caras mantêm tudo sob controle e de forma relativamente simples tecnicamente (para eles). Uma das faixas mais pegajosas é "High Road", um dos destaques do álbum. "Ember City" é outra cujo refrão vai grudar na sua cabeça.

Ainda que o disco não seja muito ambicioso, ele certamente é bastante diversificado. A utilização de diferentes vocalistas é uma das razões, mas a abordagem musical também é variada. Definitivamente,  Once More 'Round the Sun tem mais singles em potencial do que qualquer álbum anterior do Mastodon, mas ele também apresenta a profundidade, a textura e a criatividade que sempre se espera da banda.

2. Anathema - Distant Satellites

Distant Satellites é uma bela joia em forma de álbum, que supera os amplos limites de seu próprio gênero musical. O Anathema vai onde poucas bandas de heavy metal foram recentemente e, ao fazê-lo, retorna à singularidade popular de sua música. É só amor e isso basta, sendo que as canções orbitam graciosamente em torno de um mundo apaixonante e doce.

Doom sombrio, passagens atmosféricas e uma espécie de Pink Floyd mais pesado se unem em Distant Satellites, no qual o Anathema de 2014, que conta com os Cavanagh, Douglas e Cardoso, deve funcionar como estrelas, e não como se satélites flutuassem entre eles.

3. Incantation - Dirges of Elysium

O Incantation rasga pelas dez músicas de Dirges of Elysium em pouco mais de 50 minutos. Death metal extremamente pesado e com uma vibração demoníaca, é isso que se espera da banda, há muito conhecida pelos riffs rápidos em cima de blast beats, mudanças de tempo e vocais rosnados de John McEntee ao fundo.

Algumas das canções, como "Debauchery" e "From a Glaciate Womb", classificam-se como possíveis clássicos, e a que encerra o álbum, um hino fúnebre de 16 minutos chamado "Elysium (Eternity is Night)" pode, eventualmente, ser considerada como o magnum opus do Incantation.

4. Mayhem - Esoteric Warfare

Estilisticamente semelhante à Ordo Ad Chao (2007), mas com uma produção mais profunda e uma maior ênfase sobre a dissonância, Esoteric Warfare é imediatamente notado pela adição de Teloch nas guitarras para substituir o veterano Blasphemer, que deixou a banda em 2008.

Somados aos ruídos estão os vocais normalmente estranhos de Attila Csihar, ainda um dos vocalistas mais intrigantes do metal extremo, como pode ser visto com a combinação de rosnados e palavras faladas. Um álbum desafiador e dinâmico, Esoteric Warfare demonstra que o Mayhem ainda é uma força relevante no black metal moderno.

5. Vader - Tibi Et Igni

Tibi Et Igni é ainda outro pedaço do death metal que descende do Slayer, que sempre foi a fonte de inspiração do frontman Peter Wiwczarek, mas tem uma interessante variação que não é normalmente vista em um típico álbum do Vader. Os riffs são o ponto alto, mas a composição é mais diversificada e francamente melhor do que os últimos dois álbuns da banda.

Tibi Et Igni é um interessante e variado álbum do Vader para ver Wiwczarek sair um pouco da sua zona de conforto. Seu desejo de experimentar no atual estágio da sua longa carreira mostra que ele trata a música, e o death metal como um todo, muito seriamente, na verdade.

Por Guilherme Gonçalves

Comentários

  1. Boa lista! Gostaria de ver um veredito do pessoal da Collectors sobre o novo disco do Anathema, e porque não uma discografia comentada também! O som deles é de uma peculiaridade...

    ResponderExcluir
  2. Fala, Ranniere!

    Rapaz, essa é uma missão para o Rodrigo Carvalho. Ele é o mais indicado para uma discografia comentada do Anathema...

    Quanto ao veredito, difícil concorrer com o Mastodon. Não tinha como o de junho ser de outra banda...

    ResponderExcluir
  3. Acho que o ano musical está começando a engrenar.

    É a lista que mais gostei até agora. O do Mastodon já falamos, mas gostei muito dos novos do Anathema e Vader.

    Abraços,

    Vinícius - Florianópolis/SC

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza Guilherme, o mês de Junho foi do Mastodon!!
    Em relação a discografia comentada do Anathema, converse com o Rodrigo Carvalho sobre, por favor... rsrs
    abs.

    ResponderExcluir
  6. Excelente ideia a Discografia Comentada do Anathema!

    Começaremos a estudar aqui hehehe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.