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O Gandalf tinha tudo para figurar entre os ícones da psicodelia norte-americana, mas uma série de trapalhadas e um fator geográfico determinante impediram tal ascensão, relegando a banda ao subterrâneo da cena lisérgica do final dos anos 60. Nada conseguiu evitar, porém, que o único disco lançado pelo quarteto galgasse degraus importantes ao longo do tempo até atingir o status de clássico. Atualmente, é item cobiçado por colecionadores dos quatro cantos do planeta.
A origem do Gandalf remonta ao início da década de 1960, quando a psicodelia ainda era algo distante, e passa pela infância musical de Peter Sando, fundador, líder e mente maligna por trás da concepção da banda. Sobrinho de Dolly Dawn, uma importante cantora de jazz, desde cedo Sando teve contato com o mundo mágico dos sons. Chuck Berry e Bo Diddley foram as primeiras influências do garoto, que rapidamente se arriscaria em montar o próprio grupo.
A primeira empreitada de Peter Sando foi o Thunderbirds, que ficou na ativa de 1962 a 1964 após ser formado com amigos de escola. Não durou muito, tampouco teve grande impacto em Tenafly, cidade do estado de Nova Jersey, berço do que futuramente viria a ser o Gandalf. No entanto, foi fundamental para o surgimento da parceria com outro jovem da região: Bob Muller.
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O próximo passo, a partir de 1965, já foi algo mais maduro e, de fato, pode ser considerado o embrião do Gandalf: The Rahgoos. As influências mais latentes passam a ser de nomes como Beatles, Rolling Stones e Zombies, e o primeiro show ocorre em 1967 no Club Car, em Greenwood Lake, Nova York. Se antes Peter Sando e seus comparsas estavam confinados apenas em sua cidade natal, com a chegada do ano do Verão do Amor a música dos garotos ganha espaço e toma de assalto vários clubes novaiorquinos, dentre eles The Electric Circus, Scott Muni's Rolling Stone, The Phone Booth, Murray the K's World e o aclamado Night Owl Cafe.
Com a entrada de Frank Hubach e Davy Bauer, o Rahgoos estabilizou sua formação clássica e, por meio de uma versão da canção "Golden Earrings", conseguiu chamar a atenção de uma subsidiária da Capitol. Era hora de gravar um disco. Quando da assinatura do contrato, dias antes de entrar em estúdio, vem a exigência da gravadora: a banda teria que mudar de nome. O quarteto reluta, mas cede à imposição. A nova alcunha, Gandalf, é escolhida a partir de um livro que Bauer lia à época: O Hobbit, sendo essa a única conexão entre a música do grupo e a vasta obra de Tolkien.
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Sem tantas músicas próprias, o Gandalf decide incluir no álbum canções de outros compositores. Tim Hardin, que pertencia à mesma gravadora, contribui com três: "Hang on to a Dream", "Never Too Far" e "You Upset the Grace of Living", que ganham novos arranjos e figuram entre as melhores. "Can You Travel in the Dark Alone" e "I Watch the Moon", assinadas por Peter Sando, são as únicas de autoria da banda, mas também brilham com louvor. "Me About You" é outro destaque e sintetiza em pouco mais de quatro minutos o pop psicodélico que nomes badalados como Tame Impala e Temples vêm fazendo atualmente. "Scarlet Ribbons" e, sobretudo, "Tiffany Rings" lembram um Beach Boys mais ácido. "Nature Boy", por sua vez, é a menos interessante do disco.
As gravações aconteceram no Century Sound Studio, em 1968, sob a batuta dos produtores Charles Koppelman e Don Rubin. Os integrantes do Gandalf, no entanto, não participaram do trabalho de mixagem, fato que irritou profundamente Peter Sando, que odiou o resultado final. A longa demora na conclusão desse processo também esfriou o ânimo da banda, que ruiu e se separou antes mesmo de ver o disco nas lojas. O lançamento estava previsto para acontecer no fim do ano, mas um fato inusitado atrasou tudo. Após a prensagem, na hora de distribuir a bolacha, descobriu-se que a embalagem estava trocada e continha o disco de outro grupo: Lothar & The Hand People's. Até se corrigir o equívoco, já estava tudo acabado para o quarteto de Nova Jersey.
O álbum, homônimo à banda, saiu apenas no início de 1969. Dissolvido e distante da Costa Oeste, o Gandalf sequer conviveu ou teve maior contato com a efervescente cena da Califórnia, onde as coisas realmente aconteciam. Com pouca promoção por parte da gravadora, o trabalho logo se perdeu e, na época, caiu no ostracismo. Com o passar dos anos, entretanto, foi redescoberto e relançado em 2002 pela Sundazed, que depois também soltaria um Gandalf 2 (2007), desnecessário e apenas com sobras de estúdio. Algo discreto perto da obra original, que há 45 anos se perpetua como um dos melhores discos malditos da psicodelia dos anos 60.
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Formação
Peter Sando (guitarra e vocal)
Bob Muller (baixo e vocal)
Frank Hubach (teclado, piano e harpsichord)
Davy Bauer (bateria)
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Faixas
1 Golden Earrings - 2:45 - (J. Livingston, V. Young e R. Evans)
2 Hang on to a Dream - 4:12 - (Tim Hardin)
3 Never Too Far - 1:50 - (Tim Hardin)
4 Scarlet Ribbons - 3:02 - (J. Segal e E. Danzig)
5 You Upset the Grace of Living - 2:38 - (Tim Hadin)
6 Can You Travel in the Dark Alone - 3:07 - (Peter Sando)
7 Nature Boy - 3:06 - (Eden Ahbez)
8 Tiffany Rings - 1:48 - (G.Bonner e A. Gordon)
9 Me About You - 4:54 - (G.Bonner e A. Gordon)
10 I Watch the Moon - 3:50 - (Peter Sando)
Por Guilherme Gonçalves
Bandas de 1 álbum só são sempre incríveis, a Gandalf é uma delas. Que som! Pensando nessas bandas criei o site https://bandas1album.com.br/ para eternizar essas pérolas.
ResponderExcluirViva o rock!