Finsterforst - Mach dich frei (2015)

Ouvi certa vez, não lembro ao certo onde: quando o heavy metal é lindo, ele é lindo mesmo. Mesmo não recordando a origem da frase, aplico-a com certeza absoluta em Mach dich frei, quarto álbum da banda alemã Finsterforst. Sucessor de Rastlos (2012), o disco foi lançado em 23 de janeiro passado pela Napalm Records (aqui vai uma dica: essa gravadora invariavelmente coloca ótimos trabalhos no mercado, vale uma checada no catálogo do selo) e merece os elogios rasgados que vem recebendo mundo afora.

Vamos a eles: o Metal Storm deu um 8.1 para o disco, classificando o álbum como o encontro da temática pagã com elementos mais modernos. O Metal Underground deu quatro estrelas e afirmou que o trabalho traz uma atmosfera florestal para o ouvinte. Já o exigente - e por isso mesmo, excelente - Angry Metal Guy classificou o álbum como excelente musicalmente, mas fez críticas à produção do material (particularmente, essa questão apontada por eles não me pareceu tão evidente).

São apenas 8 faixas, sendo que duas delas são introduções e outras duas - “Schicksals End” e a canção baseada com o nome da banda - levam o ouvinte por jornadas superiores a 14 e 23 minutos, respectivamente. Porém, quando estas faixas de longa duração parecem mais curtas aos ouvidos e não soam repetitivas e com trechos desnecessários, percebe-se que a proposta da banda foi atingida com perfeição. 

O que temos aqui é um álbum de viking metal, com melodias cuspidas ao lado de orquestrações, vocais guturais e coros épicos. Ou seja, uma mistura que já se mostrou eficiente em diversos outros momentos, e que reafirma a sua força. Agradável e muito bem executado e composto, Mach dich frei é um álbum de uma beleza fria e congelante, cuja audição convida ao confronto direto, preferencialmente ostentando sua pintura de guerra favorita e sua espada de estimação.

Cheio de detalhes, mudanças de andamento e sonoridades de inegável bom gosto, este quarto trabalho do Finsterforst tem tudo para cativar não apenas os apreciadores do metal com temática viking, mas toda e qualquer pessoa que curte música pesada.

Audição recomendada!

Nota 8,5



Comentários

  1. Napalm nunca foi Polonesa. A Napalm é Austríaca.

    http://www.napalmrecords.com/company/history/

    Um tiquinho de pesquisa não faz mal nenhum...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.