Fórn - The Departure of Consciousness (2014)

Este disco foi lançado em julho de 2014 pela gravadora alemã Vendetta Records, mas só agora coloquei os ouvidos nele. Trata-se da estreia do quinteto de Boston, Fórn, banda que trilha a seara do doom, black e sludge metal.

The Departure of Consciousness traz apenas seis faixas - na verdade são uma intro e um encerramento, o que dá, no final das contas, praticamente quatro canções. Com riffs lamacentos, andamentos arrastados, vocais graves e guturais, o grupo vai enterrando o ouvinte em um oceano sombrio à medida em que a audição se desenvolve. O álbum exige uma parada nas atividades, uma pausa na correria, e recompensa essa atitude com uma música que é construída camada a camada, bloco a bloco, tudo de maneira bastante climática e soturna. A escuridão se aproxima a cada compasso, e essa capacidade de alterar o ambiente externo acaba se revelando uma das principais qualidades do Fórn.

De uma beleza inquietante dentro do universo que habita, The Departure of Consciousness mostra uma banda interessante, com identidade marcante e ideias criativas que apontam para um futuro promissor. O principal destaque fica com a dupla de guitarristas, que demonstra feeling e inventividade na composição de melodias repletas de melancolia e sentimento.

Belo trabalho, que venham os próximos.

Nota 8



Comentários