Guardiola Confidencial (Editora Grande Área, 2015)


Quem gosta de futebol, sabe quem é Pep Guardiola. O espanhol foi jogador do Barcelona, mas entrou para a história do time catalão por ser a mente criativa responsável por um dos períodos mais vencedores do clube. À frente do Barcelona por cinco anos, Guardiola conquistou entre 2008 e 2012 três Campeonatos Espanhóis, duas Copas do Rei, três Supercopas da Espanha, duas Champions League, duas Supercopas da UEFA e dois Mundiais de Clube. E, mais do que isso, exibiu ao mundo um jeito de jogar que cativou torcedores e influenciou de maneira profunda clubes, atletas e o próprio futebol.

Guardiola Confidencial (Herr Pep, no original), livro escrito pelo jornalista espanhol Marti Perarnau, conta a história vivida por Guardiola após todo esse sucesso. Com edição nacional da Editora Grande Área, a obra de 408 páginas entra no cotidiano do técnico e revela toda a trajetória de Guardiola pós-Barcelona, iniciando no ano sabático vivido pelo manager em Nova York e mostrando o dia a dia do seu trabalho no Bayern de Munique, clube onde está até hoje.

Trata-se de um livro sobre futebol, mas não apenas isso. Na verdade, Guardiola Confidencial é uma obra que vai além do esporte, e pode ser categorizada como um estudo sobre o ser humano. Revelando a fundo e em detalhes os métodos de trabalho de Pep, Perarnau mostra, simultaneamente, a paixão e a dedicação de uma mente inteligentíssima ligada a todo vapor no futebol, e também os bastidores de um dos maiores times do mundo e a relação de Pep com os atletas.

Em um tempo em que o Brasil assiste a denúncias diárias de corrupção na CBF, e onde a nossa Seleção, comandada por profissionais ultrapassados, teve uma derrota história por 7x1 em uma semifinal de Copa do Mundo disputada no seu próprio país, a leitura de Guardiola Confidencial é, além de indicada, praticamente obrigatória a todos que gostam e querem entender mais sobre o momento atual do esporte. Vivendo anos à frente da realidade que temos por aqui, não apenas em estrutura e no aspecto econômico, mas, notavelmente, no aspecto tático, Pep resolve problemas e encontra soluções surpreendentemente simples para montar os esquemas e os planos de jogo do Bayern, em um contraste gritante com a mente da maioria dos técnicos brasileiros.

Este é um livro excelente, delicioso, repleto de informações e entrelinhas. As situações mostradas em suas páginas exploram o cotidiano do futebol, mas em muitos aspectos inspiram também saídas para o que enfrentamos em nossas próprias vidas.

Guardiola Confidencial é uma obra espetacular, e que marca a estreia em grande estilo da Editora Grande Área em nosso mercado. 

Leitura altamente recomendada, e não apenas para quem gosta de futebol.



Comentários