Barulho Infernal: A História Definitiva do Heavy Metal (Conrad Editora, 2015)


Com 720 páginas e literalmente milhares de informações, Barulho Infernal é uma das obras sobre heavy metal mais completas já publicadas no Brasil. Lançado originalmente em 2013 nos Estados Unidos, o livro traz mais de 250 entrevistas compiladas pelos jornalistas Jon Wiederhorn e Katherine Turman, em um trabalho meticuloso e que faz jus a um dos mais populares gêneros musicais do planeta.

Organizado em capítulos que contam a história dos subgêneros mais populares da música pesada, o livro traz os próprios músicos envolvidos no processo contando como tudo aconteceu. Assim, ao invés de um texto contextualizando tudo, o que temos é Tony Iommi, Ozzy e praticamente todo músico que teve o seu nome envolvido com o heavy metal contando detalhes, curiosidades e histórias de suas bandas e carreiras. Esse método, extremamente eficaz devido à ótima edição de Wiederhorn e Turman, imprime uma enorme profundidade e veracidade à Barulho Infernal, transformando a obra em um documento de inestimável valia para quem consome heavy metal ou quer apenas saber mais sobre o nascimento e desenvolvimento do estilo.

Das origens com Black Sabbath, Led Zeppelin, Deep Purple, Blue Cheer e MC5, passando por pioneiros como Alice Cooper e Judas Priest, transitando pela New Wave of British Heavy Metal, pelo thrash, death e black, além de gêneros mais recentes como o industrial, o metalcore e a New Wave of American Metal, o que temos é um estudo incrivelmente detalhado das muitas vertentes que fazem do metal um gênero tão apaixonante. Ouvir da própria boca dos músicos detalhes de como cada disco foi gravado, de como era a cena em cada época, das sempre nababescas experiências com drogas e sexo, além das tretas envolvendo nomes famosos, faz da leitura das mais de 700 páginas uma tarefa surpreendente leve e nada cansativa.

Barulho Infernal é um livro espetacular, que documenta como poucas obras já fizeram todo o processo que envolve o heavy metal, da sua origem até os dias atuais. Ao lado de Heavy Metal: A História Completa, de Ian Christie, trata-se da mais abrangente obra sobre o gênero publicada até hoje no Brasil.

Pra fechar, vale mencionar o excelente trabalho realizado pela Conrad Editora, que publicou Barulho Infernal em uma linda edição com capa dura aqui no Brasil, com tradução exemplar (são raros os deslizes) e com páginas em papel couché trazendo dezenas de fotos coloridas dos mais variados artistas. 

Se você ouve heavy metal, tá na hora de ler também sobre o gênero.

Comentários