Michael Skidmore, advogado que representa a família de Randy California, falecido guitarrista do Spirit, no julgamento em andamento do processo de plágio movido contra o Led Zeppelin envolvendo as similaridades entre as canções “Stairway to Heaven” e “Taurus”, ao que tudo indica ofereceu um acordo bastante interessante à banda inglesa para encerrar as discussões.
A proposta de Skidmore seria a seguinte: pelo pagamento de módicos 1 dólar, a família de Randy encerraria o processo, já que, segundo o advogado, a disputa não é motivada por dinheiro, mas sim pelo reconhecimento legal de que o Led Zeppelin se inspirou na canção composta por California e que, por isso, deveria dar crédito ao falecido músico.
Agora, um pequeno parênteses: o contrato do Led Zeppelin com sua gravadora pela concessão do uso de “Stairway to Heaven” rendeu 60 milhões de dólares na última vez em que foi renovado. A próxima renovação deve acontecer daqui há dois anos, e caso a proposta de Skidmore seja aceita, Randy California seria creditado como co-autor da canção e receberia uma parcela pelos lucros gerados pela faixa a partir de agora.
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.