Documentário conta a história da revista Valhalla


"A Valhalla sempre foi muito fiel aos leitores e aos fãs do metal!" Essas são as palavras de Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra, a respeito da revista Valhalla, uma das principais publicações impressas especializadas em rock e heavy metal editadas no Brasil de 1996 a 2007.

Intitulado VMM - Valhalla Metal Magazine, o curta reúne entrevistas com pessoas que fizeram parte da equipe da revista, como o fundador e editor Eliton Tomasi, o fotógrafo Flávio Hopp, o colunista Amyr Cantusio Jr, além de personalidades do rock nacional, como o já citado Rafael Bittencourt, o proprietário da Die Hard Records, Fausto Mucin, entre outros.

Fundada em julho de 1996 ainda no formato fanzine, a Valhalla teve um total de 42 edições publicadas ao longo de 11 anos de atividades. Nesse período, chegou a fazer parte do rol de publicações da editora HMP, também responsável por outras revistas de destaque do mercado editorial voltado a música como a Cover Guitarra, Cover Baixo, Batera e Percussão, etc, e nos dois últimos anos de atividades, passou a ser lançada no Brasil como a versão nacional da revista alemã Rock Hard, sendo então chamada Rock Hard-Valhalla.

Para o diretor Lucas Gervilla, que também chegou a ser colaborador da Valhalla, trabalhar neste documentário foi um desafio. "O formato cinema documentário é sempre um desafio, pois cada filme apresenta suas particularidades. No caso do VMM o desafio foi contar em 15 minutos uma história de mais de uma década e que envolveu um número enorme de pessoas, inclusive eu. Ser colaborador da Valhalla foi meu primeiro trabalho dentro da área de comunicação, isso faz com que eu tenha um carinho especial pela revista. Hoje, mais de dez anos depois, poder fazer um filme sobre a revista é muito gratificante. Também foi muito legal ouvir as pessoas entrevistadas falarem sobre suas experiências e lembranças da Valhalla".

Ainda de acordo com o diretor, a ideia do filme foi não ter uma pauta pronta, mas permitir que os entrevistados falassem livremente sobre suas memórias da revista. "A partir dessas bate-papos fomos pensando em como construir uma narrativa que contemplasse esses 11 anos de Valhalla. O resultado foi bastante satisfatório. O público pode esperar um filme que resgata o espírito do faça-você-mesmo que a Valhalla sempre teve. Esperamos que isso traga boas lembranças aos antigos leitores e instigue as pessoas que não chegaram a conhecer a Valhalla a procurarem por uma crítica especializada e sem papas na língua".

Com produção executiva de Vinicius Vieira Tomasi, o projeto foi beneficiado com recursos da LINC - Lei de Incentivo a Cultura - da cidade de Sorocaba, onde a revista foi fundada e sempre manteve sua redação. "O apoio da LINC e de toda sua equipe técnica foi fundamental", declara o produtor. "Na verdade a LINC tem o maior papel na realização deste projeto. Através dela, não só esse, mas muitos outros projetos tem sido beneficiados e assim tanto a classe artística como a população da cidade em geral tem ganhado com essa expansão e enriquecimento cultural que vive Sorocaba.

VMM - Valhalla Metal Magazine
Direção: Lucas Gervilla
Direção de Produção: Marta Schneider
Produção Executiva: Vinicius Tomasi

Comentários