Review: No Trauma - Viva Forte Até o Seu Leito de Morte (2016)



O No Trauma vem do Rio de Janeiro e está na estrada desde 2011. Em 2013 o quarteto passou por uma reformulação geral, estabilizando a formação com Hosmany Bandeira (vocal), Tuninho Silva (guitarra), João de Paula (baixo) e Marvin Tabosa (bateria).

O primeiro disco do grupo, Viva Forte Até o Seu Leito de Morte, foi lançado no primeiro semestre deste ano, e aqui eu faço uma pausa, algo que você também deveria fazer. É o seguinte: trata-se de um álbum excelente, excepcional. A proposta é um djent com metalcore com doses generosas de groove e uns toques de hip-hop, tudo cantado em português. Algo único no cenário brasileiro (eu, pelo menos, nunca ouvi nada igual vindo de uma banda nacional). É um daqueles álbuns que marcam épocas, cenários e pessoas, cristalizando a crença de que é possível ir além do clichê na cena brasileira de metal, dominada, em grande parte, por bandas e fãs de sonoridade mais tradicionais.

Produzido pela banda ao lado de Marcelo Braga e Cavi Montenegro, Viva Forte Até o Seu Leito de Morte traz influências variadas e interessantíssimas como Meshuggah, Despised Icon, Periphery, Parkway Drive e August Burns Red, ao lado de nomes mais veteranos como Slipknot e Lamb of God. Com execução instrumental primorosa, o play é cheio de quebras de tempo, ritmos sincopados, acordes dissonantes e melodias angulares, criando uma sonoridade fortíssima, violenta e agressivamente cativante.



As doze faixas formam um tracklist conciso, um verdadeiro soco no estômago, impacto intensificado pelas boas letras, sempre com críticas fortes à onipresente injustiça social que vivemos no Brasil. A alternância de vozes, utilizada de maneira inteligente ao longo de todo o álbum, contrapõe o gutural predominante com passagens onde os vocais soam limpos e com sutis influências de rap. 

Sem exageros, temos em Viva Forte Até o Seu Leito de Morte um dos melhores discos já gravados por uma banda brasileira de metal. Um marco que mostra que, ao contrário do que o senso comum insiste em pensar, é possível fazer heavy metal de alta qualidade no Brasil com influências distantes e totalmente díspares à exageradamente idolatrada cena oitentista - leia-se aí power metal alemão e thrash metal. Com influências e inspirações atuais, o No Trauma constrói uma sonoridade sólida, com força para levar a banda a um futuro incrível.

Faça um favor a si mesmo: pare o que está fazendo e ouça este disco agora mesmo. 

Comentários