Novo documentário conta a história do black metal norueguês


Será lançado dia 11 de abril pela Soundview Media Partners o documentário Blackhearts. O material conta a história da influente e polêmica cena black metal norueguesa, e será disponibilizado em DVD e em formato digital.

Blackhearts é focado na vida de três fãs apaixonados pelo black metal, e segue o trio enquanto conta a história da cena que surgiu na Noruega no final da década de 1980 e início dos anos 1990 e ficou famosa pela associação direta ao satanismo, queima de igrejas e pela morte de pelo menos 25 pessoas. 

O trio é formado pelo iraniano Sina, pelo colombiano Hector e pelo grego Kaiadas, que viajam e se encontram na Noruega, a meca do gênero. Sina é o único músico iraniano de black metal conhecido. Hector é um devotado satanista que organiza um ritual para vender sua alma ao diabo. E Kaiadas é um cara de extrema-direita que conseguiu um assento no parlamento grego de dia, enquanto toca na banda Near Mataron à noite. O grego já foi condenado a vinte anos de prisão por estar ligado a uma organização criminosa. 

Enquanto conta a ascenção e auge da cena norueguesa, o documentário mostra a relação dos três personagens principais com o estilo, em uma abordagem bastante interessante para quem se interessa pelo gênero. 


O filme ganhou o prêmio de Melhor Documentário Internacional na última edição do festival Sound on Screen, além de ter recebido menção honrosa do júri do festival Nordic/Docs de 2016 e outros prêmios.

Assista ao trailer de Blackhearts abaixo:

Comentários