Quadrinhos: Xampu Volume 2, de Roger Cruz


Dando sequência à história contada no primeiro volume de Xampu, lançado no segundo semestre de 2016 pela Panini em parceria com o Stout Club, chegou às bancas de todo o Brasil nas últimas semanas Xampu Volume 2. Na história, escrita e desenhada por Roger Cruz, seguimos acompanhando as aventuras de uma turma de amigos na São Paulo da virada dos anos 1980 para os 1990, todos apaixonados por rock e vivendo as experiências marcantes daquela época em que a gente não sabe direito se ainda é adolescente ou já pode ser considerado um adulto.

Cruz já fez trabalhos para as grandes editoras norte-americanas como Marvel, DC e Image, e na série Xampu (que deve ter mais um volume, ainda sem data de lançamento) conta uma história meio autobiográfica, colocando nas páginas da HQ os causos vividos por ele e sua turma de amigos. As referências à música são onipresentes, bem como à cultura pop. Todos são apaixonados por metal e vivem essa paixão de maneira intensa. Isso faz com que a HQ caia no gosto de fãs de música de maneira quase instantânea.


Neste segundo volume, o arco principal conta a viagem de dois integrantes da turma para assistirem ao Rock in Rio 2, que rolou em 1991 e teve shows de bandas como Guns N’ Roses, Judas Priest, Queensrÿche, Megadeth e Sepultura. A arte primorosa e com estilo próprio de Roger Cruz deixa tudo ainda mais vívido, enquanto o texto é direto ao ponto e usa uma linguagem fácil e autêntica.

Xampu Volume 2 é, assim o primeiro volume da série, uma declaração de amor ao rock, ao metal e aos quadrinhos, com relatos transparentes e que transbordam autenticidade sobre uma época que marcou as vidas de quem hoje está na casa dos 40 anos.

Pra ler em alto e bom som!

Comentários