Review: Irmão Carlos - Irmão Carlos (2017)


Irmão Carlos chega ao seu primeiro disco levando para todo o Brasil um trabalho que jé é conhecido na cena musical de Salvador e pelo público baiano. Equilibrando influências de black music e algumas pitadas de blues rock, o rapaz entrega um disco interessante e com vários bons momentos para a cabeça.

Musicalmente, o que temos nesse primeiro disco de Irmão Carlos é uma sonoridade construída com muitos instrumentos eletrônicos, e que divide espaço com a pegada orgânica da banda que acompanha o protagonista. Carlos vagueia entre o funk, a disco music e, surpreendentemente, o rock com pegada blues, e o resultado é uma sonoridade que traz influências claras de nomes como Banda Black Rio, Tim Maia e Raul Seixas, além de ícones mais contemporâneos como Chico Science & Nação Zumbi.

São dez faixas, algumas delas regravações de músicas já registradas anteriormente ao lado de sua banda anterior, O Catado, mas que aos ouvidos deste escriba sulista soam inéditas e refrescantes. Com bom gosto nos arranjos e letras muito bem escritas, Irmão Carlos sai com tiradas inteligentes e aforismos que fazem pensar, tudo embalado por uma musicalidade pulsante e, na maioria das vezes, extremamente dançante.

Se você está em busca de algo legal sendo produzindo na música brasileira atual, recomendo sem medo este disco de estreia de Irmão Carlos. Não sei se ele está disponível nas lojas de todo o Brasil - espero que sim! -, mas qualquer dúvida é só acompanhar o cara pelas suas redes sociais e cair no groove.




Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.